quinta-feira, 31 de março de 2011


Organizações civis criam página na internet para discutir reforma política


A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro, que reúne 31 entidades da sociedade civil, lançou nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados uma página na internet para divulgar as propostas que pretende submeter ao Congresso Nacional. O endereço é www.reformapolítica.org.br.


As propostas, que devem ficar em consulta pública até o fim de abril, têm vários pontos polêmicos, como a convocação de plebiscitos nacionais ou referendos para: - decidir sobre o aumento de salários de parlamentares e do presidente da República; - decidir se o país firma ou não um acordo com o Fundo Monetário Internacional; e - vetar projetos de lei aprovados pelo Congresso.

Representante da plataforma, José Antonio Moroni, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), argumenta que a sociedade precisa discutir esses temas: "Há algumas propostas que são polêmicas, mas que a sociedade precisa discutir. São questões centrais para o processo decisório e não podemos mais deixar as coisas como estão".







Mineiro faz parte de três comissões na Assembleia Legislativa


As comissões temáticas da Assembleia Legislativa do RN foram formadas na última quarta-feira, 30. O deputado Fernando Mineiro está compondo três delas: Constituição, Justiça e Redação; Minas e Energia e Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior.



A definição ocorreu com mais de 40 dias de atraso e inverteu a lógica vigente, até então, na ALRN. "Tradicionalmente, a bancada da situação na Assembleia assume a presidência e maioria da Comissão de Justiça e a oposição, a de Finanças", afirmou Mineiro. Este ano, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será comandada e composta por parlamentares de oposição, incluindo o deputado.


terça-feira, 29 de março de 2011

Ministro Garibaldi Alves Filho lamenta a morte de José Alencar



Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR


“Antes de mais nada, ele era um amigo”, declarou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, pouco depois de ser comunicado do falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar. Aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República morreu no início da tarde desta terça-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Há 13 anos José Alencar lutava contra um câncer. Seu quadro piorou nos últimos meses. Confira, a seguir, a declaração do ministro Garibaldi Alves Filho a respeito da morte de Alencar. “Foi com muita tristeza e consternação que recebi a lamentável notícia da morte do ex-vice-presidente José Alencar. Antes de mais nada, ele era um amigo com quem tive a honra de conviver. Ele também foi parceiro e amigo do Rio Grande do Norte. Investiu fortemente no setor industrial, instalando em São Gonçalo uma filial de sua fábrica de confecções. Por intermédio dela, propiciou a geração de empregos e o bem-estar de centenas de famílias potiguares. José Alencar será sempre lembrado pela sua coragem, perseverança, obstinação, determinação e amor ao país. Foi um homem vitorioso na vida pessoal, empresarial e política. Nesse instante de dor, ofereço minha solidariedade à sua esposa, Mariza, e aos familiares. O Brasil chora a morte desse que foi um dos seus filhos mais notáveis e que, ao lado do ex-presidente Lula, colaborou para levar o país ao desenvolvimento experimentado nos últimos anos”.


segunda-feira, 28 de março de 2011

MPRN recebe denúncia de funcionários fantasmas em prefeitura




Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do MPRN


O Promotor de Justiça Flávio Nunes da Silva instaurou o Inquérito Civil nº 09/2011 para apurar a suposta existência de funcionários fantasmas na cidade de Viçosa, município que fica situado a 358 km de distância de Natal. Flávio Nunes quer obter maiores esclarecimentos e realizar a coleta de provas necessárias à instauração de ação penal e à propositura de ação civil pública por ato de improbidade administrativa. A instauração levou em consideração as informações encaminhadas ao Ministério Público pelo Presidente do Diretório Municipal de Viçosa do Partido dos Trabalhadores, de que no município existem vários servidores que recebem remuneração advinda de recursos públicos, mas não prestam serviços à população da cidade. Flávio Nunes informou a Prefeitura Municipal de Viçosa sobre a instauração do inquérito e solicitou a relação de todos os servidores que prestam serviços à prefeitura, indicando a natureza do provimento, se efetivo ou comissionado, com as respectivas funções exercidas, número do CPF e endereço residencial. O Promotor de Justiça também ouvirá testemunhas nos próximos dias.


sexta-feira, 25 de março de 2011

WILSON CABRAL 14:18

GOVERNADORA Rosalba ESTÁ CONSEGUINDO IRRITAR A TODOS

Primeiro foi os funcionários do Itep, tiveram sua gratificações cortadas e fizeram greve, o povo do nosso estado pagou um preço alto com a greve, a governadora voltou atrás pagou as gratificações, mas ficou a querela, depois veio os funcionários da Fundac, gratificações cortadas estão por receber, veio então a policias, tiveram as diárias operacionais cortadas, em Mossoró principalmente a falta de policiamento e viaturas nas ruas aumentaram à criminalidade, veio os professores não conseguiram ser recebidos pela governadora, fizeram duas assembléias, uma em Mossoró e outra em Natal, nas assembléias os oradores bateram duro no governo da Rosa, os funcionários e médicos da saúde estão irritadíssimos, os seus contra cheques falam por eles, os prefeitos do interior tiveram seus convênios encerrados e não receberam as parcelas devidas pelo estado, os 97 delegados ainda não foram nomeados e já estão irritados com o governo da Rosa, junto com 403 agentes civis que também não estão sendo nomeados, os 1. 478 suplentes de soldados tiveram seus concursos caducados e a governadora não prorrogou o prazo de validade, não prorrogou porque não quis, pois, o que estava fazendo e agora 16 categorias vão ficar no mês de marco sem receber os seus planos de cargos, salários e carreira no contra cheque, são milhares de servidores que irão fazer greve e irão protestar nas ruas, a UERN está sendo tratada a pão e água, a UERN é de Mossoró, a governadora também, pelo visto só quem está gostando no governo da Rosa é a mídia chapa branca que nada fala e nada diz. Ainda tem 1.900 funcionários do MEIOS, sem salários e sem empregos, junte a eles a mães de famílias e a crianças sem creches, será que a governadora tem gordura eleitoral para brigar tanto e continuar popular, só o tempo dirá.

quinta-feira, 24 de março de 2011

TRE julgará hoje processo contra Rogério Fonseca

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá julgar hoje o recurso eleitoral relativo ao processo de acusação de compra de votos e abuso de poder econômico contra o prefeito de Umarizal, Rogério Fonseca. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral - Art. 41-A da Lei Nº 9.504/97 terá como relator o juiz Fábio Hollanda.
Caso seja condenado, o prefeito Rogério Fonseca e o vice-prefeito Carlidson Pereira de Melo terão seus diplomas cassados e será aplicada aos recorridos a respectiva sanção pecuniária, tudo nos termos do Artigo 41-A, da Lei das Eleições.
Tendo em vista que a eleição em Umarizal foi vencida por Rogério Fonseca e Carlidson Pereira de Melo com 54,29% dos votos válidos, a realização de novas eleições é a medida que se impõe por força do disposto no Artigo 224 do Código Eleitoral, conforme assentado pacificamente na jurisprudência pátria.
A "Coligação Respeito Pelo Povo", a qual Rogério Fonseca faz parte, aguarda o julgamento do processo da Justiça Eleitoral.
A apuração do caso enunciado estaria com as devidas provas.
Em documento datado do dia 21 de fevereiro de 2010, o procurador Fábio Nesi Venzon pede a cassação do prefeito Rogério Fonseca e do vice-prefeito Carlidson Pereira. O processo chegou a entrar em pauta, no entanto, o juiz relator Fábio Hollanda o retirou da pauta na época.
O município de Umarizal faz parte da 39ª Zona Eleitoral. O prefeito Rogério Fonseca está representado na ação pelo advogado Verlano de Queiroz Medeiros e o vice Carlindson Onofre Pereira de Melo está representado pelo advogado Marcelo Fernandes Jácome. Já a Coligação Respeito Pelo Povo (PR, PMDB, PP, PDT, PV, PRB, PSDB), pelo advogado Francisco Marcos de Araújo.




quarta-feira, 23 de março de 2011

Fátima diz que Rosalba precisa olhar para o futuro

Enviado por jbelmont às 10h51
Tamanho do texto
A+
A-


Em discurso realizado nessa segunda-feira (21) na Câmara dos Deputados, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) fez uma avaliação dos 80 dias da administração da governadora potiguar Rosalba Ciarline (DEM). A petista repercutiu reportagem publicada na edição de relançamento do O Poti. "A matéria destaca que a governadora tem administrado olhando muito para o retrovisor, de olho no passado, sem ter apresentado ainda o plano de ação de seu Governo", criticou.


Para a deputada, a governadora tem de entender que agora é o DEM quem está no comando do Estado. "Ela tem é de colocar os pés no presente e focar no futuro", aconselhou. Fátima também lembrou que a administração demista recebeu uma carteira de investimentos do Governo Federal de mais de R$ 3 bilhões, como o projeto do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, "que o governo Lula tirou da gaveta e a presidente Dilma vai construir".


A deputada citou, ainda, os recursos para a realização da Copa do Mundo e os investimentos em energia eólica, petróleo, recursos hídricos e educação. "O Governo anterior, do PSB, já deixou muitos desses projetos licitados, prontos para começar. Por exemplo, na área da educação, temos dez centros de ensino profissionalizante, com investimento de mais de R$ 50 milhões", exemplificou. Fátima Bezerra lembrou que é essa a agenda que essa é a agenda que o povo deseja porque ela trará desenvolvimento para o nosso Estado.


E apesar de reconhecer que o PT está em posição oposta ao Governo do DEM, a deputada afirmou que jamais fará oposição por oposição. "Nem jamais faremos aquela oposição raivosa, sectária, com ódio, que o DEM fez ao governo do presidente Lula no plano nacional. A nossa oposição será com responsabilidade, de cunho fiscalizador e programático, mas sem jamais negar a boa parceria institucional que deve haver entre os entes federados", assegurou.

Presidente do STF garante que colocará a ADI do Piso em votação até a próxima semana

Postado no dia 22/03/2011 Comentários Comentar

Assessoria do Mandato Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Piso que reuniram-se com Peluso
Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Piso que reuniram-se com Peluso

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, garantiu hoje (22/11) aos deputados da Frente Parlamentar pelo Pagamento do Piso Salarial do Magistério que a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4167/08 será votada até quinta-feira da próxima semana. “Foi uma reunião muito proveitosa e estamos esperançosos de que o Supremo será sensível à questão e que decida em favor dos professores”, afirmou a deputada federal Fátima Bezerra, coordenadora da Frente e articuladora da reunião entre os deputados e o ministro Cezar Peluso.


Mais de 20 parlamentares, de diversos partidos, participaram do encontro, o que mostra o compromisso da Câmara dos Deputados com a educação. “A lei 11.738/08 foi votada por unanimidade pelos deputados e, infelizmente, não está sendo obedecida. É preciso que a ADI 4167 seja votada para que a lei seja respeitada”, argumentou Fátima Bezerra.


A reunião entre os deputados e o ministro Cezar Peluzo foi acompanhada pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professor Roberto Leão, que agradeceu o empenho da Frente pela votação da ADI. “O apoio da Frente Parlamentar pelo Pagamento do Piso Salarial do Magistério e, especialmente, da deputada Fátima Bezerra, está sendo determinante para que possamos resolver essa questão”, afirmou.


Histórico
A ADI 4167 foi impetrada em outubro de 2008 pelos então governadores do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará ajuizaram a ADI questionando a legalidade do piso. Em dezembro do mesmo ano, o plenário do STF reconheceu a constitucionalidade do piso, mas suspendeu dois dispositivos da lei. Uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

terça-feira, 22 de março de 2011

Promotor luta contra Nepotismo no interior e recomenda exoneração

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do MPRN

O Promotor de Justiça de São José de Campestre, Diogo Maia Cantídio, expediu recomendação ao Prefeitos e Presidentes das Câmaras Municipais de São José de Campestre, Monte das Gameleiras e Serra de São Bento para que efetuem, no prazo de trinta dias, a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada nos poderes Executivo e Legislativo Municipais.

Essas exonerações solicitadas pelo Ministério Público devem ser obedecidas nos casos em que os servidores detenham relação de parentesco consangüíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Procurador Geral do Município, Chefe de Gabinete, qualquer outro cargo comissionado do Município, Vereadores, bem como com o Governador do Estado e Vice-Governador, Secretários Estaduais, qualquer outro servidor comissionado do Estado, Deputados, ou com Conselheiros e Auditores do TCE/RN, membros do Poder Judiciário e membros do Ministério Público, desde que, sendo de outro Poder, se caracterize o Nepotismo cruzado.

Preocupado com outras possibilidades de existência de Nepotismo, Diogo Maia Cantídio extendeu os termos da recomendação aos demais funcionários do poder público. Para tanto o documento diz que os gestores devem, no prazo de trinta dias, rescindir dos contratos realizados por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, de pessoas que sejam parentes até o terceiro grau em linha reta, colateral e por afinidade de quaisquer das pessoas ocupantes de alguns dos cargos elencados no parágrafo anterior.

A recomendação também aponta prazo para a remessa mediante ofício de cópia dos atos de exoneração e rescisão contratual que correspondiam às hipóteses apontadas no documento ministerial.

Por Jussara Correia do DIÁRIO DE NATAL

Prefeitos do RN criticam fim dos convênios com o Governo do Estado

O cancelamento de 222 convênios celebrados entre o governo do estado e os municípios deve tirar o sono da maioria dos prefeitos do Rio Grande do Norte. Na tarde de ontem, o presidente da Federação dos Municípios dos RN (Femurn), Benes Leocádio (PP) concedeu entrevista coletiva à imprensa, contestou as acusações de que os prefeitos estariam fazendo "farra" com o dinheiro público e declarou que a atitude da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) prejudicou a população de 100 cidades do interior. Na semana passada, o governo, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, encerrou os contratos firmados nas gestões de Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira de Souza (PSB), alegando que seriam irregulares e que foram usados em benefício da candidatura de Iberê.

De acordo com Benes - prefeito de Lajes, um dos municípios prejudicados- os contratos foram firmados em 2008, 2009 e 2010, argumento que, para ele, anula as acusações feitas pelo governo de que tais contratos teriam beneficiado a candidatura de Iberê. "Além disso, os convênios foram celebrados no prazo permitido pela Lei Eleitoral, ou seja, 2 de julho. Houve uma distorção. Os contratos foram pagos em período eleitoral, mas firmados antes da data estabelecida, o que é totalmente legal",

O prefeito acredita que o cancelamento não está relacionado à falta de dinheiro, visto que a receita melhorou. "O governo passado atrasou pagamentos e prorrogou os convênios por 180 dias. Ao invés de o atual governo honrar esses compromissos, cancelou-os", disse. Outra preocupação dos prefeitos é quanto à responsabilidade das dívidas que surgirão a partir dos cancelamentos, tendo em vista que muitas obras já foram iniciadas.

Resposta

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, informou que o governo não voltará atrás. Segundo ele, as razões jurídicas para o cancelamento dos convênios estão publicadas no Diário Oficial. "Existem duas formas de descumprir uma lei. A primeira e mais comum é descumprindo de frente e a outra e contornando. O que está em questão é o beneficiamento eleitoral com recursos do estado e não o papel do convênio. O espírito da lei foi ofendido", declarou Fernandes.

Expansão do samu cancelada

Segundo o presidente da Femurn, Benes Leocádio, 110 dos 222 contratos celebrados são relacionados à saúde e se traduzem em obras de construção, reforma e manutenção de hospitais e unidades de posto de saúde. Para os prefeitos, o mais grave é o cancelamento do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde (Copis-RN), que seria responsável por levar o Samu a 132 municípios. Para o presidente do Copis, o prefeito de Santa Cruz, Péricles Rocha, o Consórcio é uma ferramenta legal e já havia sido aprovado pelo Ministério da Saúde.

"Um processo seletivo já havia sido realizado e já tínhamos pessoal suficiente para trabalhar. O limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal não seria comprometido. A população desses municípios já estava contando com o serviço", declarou Benes. Além da saúde, foram cancelados convênios que possibilitariam a drenagem e pavimentação de ruas e a construção de ginásios esportivos.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Deputados pedem ao STF que confirme piso nacional para professor

Postado no dia 21/03/2011 Comentários Comentar

Representantes da Comissão de Educação e Cultura e da Frente em Defesa do Piso do Magistério na Câmara dos Deputados vão defender nesta terça-feira (22) junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que a Corte aprove a aplicação integral da lei que fixa o piso salarial nacional para os professores (R$ 1.187,00 neste ano).

Dois dispositivos estão suspensos pelo STF a pedido dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, que impetraram ação em 2008 alegando, entre outros aspectos, que a lei viola o princípio da autonomia das unidades da Federação e fere normas que regulam a política orçamentária.

Uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

A presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), considera fundamental que o STF reverta essas decisões ao julgar o mérito da ação. “Esses dois artigos são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor lance mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto”, afirmou a deputada.

Fátima afirma que muitos prefeitos e também governadores têm se amparado na ação apresentada pelos cinco governos estaduais para não pagar o piso salarial, em prejuízo de parte dos 2,5 milhões de profissionais da educação em atividade no país.

Os prefeitos alegam, especialmente, dificuldades orçamentárias para cumprir a lei.

Fonte: Site do PT

EUA e Brasil têm de ser 'parceiros iguais', diz Obama no Rio Ele fez discurso descontraído e arranhou português no Theatro Municipal. Parceiros não devem ter relação de 'sênior' e 'júnior', disse presidente.

Obama destaca superação do brasileiro ao falar no Municipal (AP)
Obama destaca superação do brasileiro ao falar no Municipal
Americano diz que história dos dois países é parecida
e arrisca palavras em português.



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (20), em seu pronunciamento ao povo brasileiro, que EUA e Brasil não devem ser parceiros "sênior" e "júnior", mas "parceiros iguais".
A declaração foi feita no pronunciamento de Obama ao povo brasileiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Obama começou o discurso em um clima informal, arriscando-se a dizer "Oi, Rio de Janeiro!", "Alô, cidade maravilhosa!" e "Boa tarde a todo o povo brasileiro!" em um português com sotaque.
O primeiro presidente negro dos EUA agradeceu ao "calor e à generosidade" com que o povo brasileiro recebeu-o e à sua família nestes dois dias de sua primeira visita oficial ao país.


Ele brincou dizendo que "soube que tem um jogo importante de futebol" entre Vasco x Botafogo neste domingo no Rio e que "o povo brasileiro leva o futebol a sério", então agradeceu aos presentes que preferiram prestigiá-lo em vez de ver o jogo.
O democrata lembrou que sua primeira lembrança do Brasil foi ter visto o filme "Orfeu Negro", de Marcel Camus, baseado na peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, quando era criança, com sua mãe.
Ele afirmou que sua mãe, já falecida. jamais poderia imaginar que sua primeira viagem ao Brasil seria como presidente dos EUA.


O presidente dos EUA, Barak Obama, fala neste domingo (20) no Theatro Municipal, no Rio (Foto: AP)
O presidente dos EUA, Barak Obama, fala neste domingo
(20) no Theatro Municipal, no Rio (Foto: AP)

Obama também disse que nunca imaginou que este país era tão bonito, e citou versos da canção "País Tropical", de Jorge Ben Jor, que diz que o Brasil é "abençoado por Deus, e bonito por natureza".
O americano afirmou que viu beleza tanto na natureza como nos grupos humanos brasileiros, referindo-se aos naturais de vários estados, como Rio, São Paulo e Minas.


O democrata chamou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de "maravilhosa presidente" e comemorou a oportunidade que teve de conversar com ela na véspera, em Brasília.
Obama disse que queria falar com o povo brasileiro sobre o que os países podem realizar juntos no futuro. Ele lembrou que as origens históricas dos dois países são semelhantes, desde a colonização até a luta contra a escravidão.


O americano lembrou que os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e citou também a atuação conjunta dos dois países na Segunda Guerra Mundial.
"No Brasil, vocês lutaram por duas décadas durante a ditadura, pelo direito de serem ouvidos", lembrou.


Obama acena ao subir ao palco do Theatro Municipal do Rio para discursar neste domingo (20) (Foto: AP)
Obama acena ao subir ao palco do Theatro
Municipal do Rio para discursar neste
domingo (20) (Foto: AP)
Lula

Mas, segundo ele, estes dias acabaram, e hoje o Brasil é uma democracia, onde "uma criança pobre de Pernambuco" pode chegar à Presidência, em uma alusão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como havia feito na véspera em Brasília, Obama voltou a celebrar o fato de o país ter conseguido tirar "milhões" da pobreza e alçá-los à classe média.
Ele também falou sobre sua visita à comunidade da Cidade de Deus, mais cedo neste domingo, que, segundo ele, prova que é possível "resgatar do medo" regiões marginalizadas.
Obama disse que, no âmbito internacional, o Brasil saiu da posição de precisar de ajuda de outros países, e hoje é o Brasil que ajuda outros países.


Copa e Olimpíadas

Ele lembrou que o Brasil vai "receber" o mundo com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Obama brincou com o fato de que o Rio "não era sua cidade favorita" para os jogos. Ele torcia pela americana Chicago, sua base política, cuja candidatura foi derrotada.
Obama reiterou que o Brasil não é mais "o país do futuro", mas já colhe os frutos do desenvolvimento, e disse que o povo americano não só reconhece, mas torce pelo progresso do país.


Japão

Ele lembrou a catástrofe do Japão, atingido por um terremoto seguido de tsunami no dia 11, citando o fato de o Brasil ter uma grande colônia japonesa. Obama prometeu ficar ao lado dos japoneses até a recuperação.



O presidente dos EUA voltou a lembrar que EUA e Brasil comungam de muitos valores, como o respeito à educação e à democracia.
Ele disse que os milhões de brasileiros que chegaram à classe média não fizeram isso em uma economia fechada. "A democracia é o maior parceiro do progresso humano", disse Obama, sob palmas do público.
Obama disse que EUA e Brasil devem trabalhar em conjunto, mesmo quando estejam em discordância. "Nós sabemos que diferentes nações escolhem diferentes caminhos para a democracia", disse.


Dilma

Voltando a falar sobre a passagem do Brasil da ditadura à democracia, Obama referiu-se à presidente Dilma e ao seu passado de militância durante o regime militar.

"Essa mulher sabe o que é vencer, e ela é a presidente Dilma Rousseff", disse Obama, também sob aplausos dos convidados.
Obama celebrou o fato de Brasil e EUA serem lugares onde "pessoas comuns" fizeram "coisas extraordinárias", com seu passado de países feitos por imigrantes. G1

Depois do pai dos Brasileiros a Mãe continua com a mesma popularidade, viva ao Brasil que da certo!

Visita da presidenta Dilma a Uberaba
Dilma tem boa aprovação entre tucanos e popularidade
igual à de Lula-2007


Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que a popularidade da presidenta Dilma Rousseff supera todos os antecessores de Lula e iguala-se à marca recorde obtida pelo petista em 2007.

Na primeira pesquisa de avaliação no novo mandato, 47% dos brasileiros aprovam a presidenta, patamar tecnicamente igual ao obtido por Lula em março de 2007 e quatro pontos acima do registrado pelo ex-presidente em seu primeiro mandato, em 2003. Na mesma época, Fernando Henrique Cardoso contava com avaliação positiva de 39% no primeiro mandato e apenas 21% no segundo, contra 34% de Itamar Franco e 36% de Fernando Collor de Mello.


Em relação a Dilma, outros 34% consideram seu governo regular, 7% têm visão ruim ou péssima da atual gestão e 12% não souberam opinar – este último índice é significativamente alto, comparando-se apenas a Itamar.


Embora o Datafolha ainda não tenha divulgado a pesquisa na íntegra, os dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo permitem aferir que a presidenta venceu as resistências junto ao eleitorado tucano que poderiam ter resistido ao fim do processo eleitoral. Apenas 15% dos que votaram em José Serra consideram que o desempenho de Dilma é ruim ou péssimo e 31% a classificam como boa ou ótima, com 41% de regular.


Além disso, desapareceram as disparidades regionais. Dilma goza de 50% de aprovação no Nordeste, 47% no Sudeste e 44% no Sul, no Norte e no Centro-Oeste. As mulheres, que resistiram a migrar para a base de apoio à presidenta durante as eleições, agora dão 51% de aprovação, contra 43% entre os homens.


O primeiro pronunciamento de Dilma em rede nacional de TV e rádio teve como tema a educação, o que influencia a avaliação sobre áreas nas quais o atual governo tem melhor desempenho. O campo educacional é visto como o foco do atual governo por 10% da população – em 2003, 38% indicavam combate à fome e à miséria como ponto positivo do governo Lula. Saúde (19%) e segurança (9%) aparecem como áreas mais fracas. Redação da Rede Brasil Atual

quinta-feira, 17 de março de 2011

Programa Transporte Escolar recebe adesão de 160 prefeituras do Rio Grande do Norte

O programa Transporte Escolar, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), tem a adesão de 160 prefeituras do Rio Grande do Norte. Serão beneficiados, ao todo, 62.194 alunos da rede pública, representando investimentos de mais de R$ 32 milhões. São R$ 24.877.600,00 de recursos próprios da Secretaria de Educação e R$ 7.463.280,00 do Governo Federal.
Através do programa, a Secretaria Estadual de Educação transfere para os municípios recursos destinados ao transporte de alunos da zona rural e localidades distantes para as escolas públicas. As prefeituras têm a responsabilidade de administrar e aplicar os recursos em alocação de veículos, manutenção e compra de combustível.
"O programa é indispensável para garantir a assistência do aluno à escola. Nesse sentido é um dos componentes fortes relacionados à obtenção da educação de qualidade", afirma a secretária de Educação, professora Betânia Ramalho.
Criado também com o objetivo de desburocratizar o processo, o programa agiliza a tramitação e garante os recursos em curto prazo.
O prazo para adesão das prefeituras ao programa foi de 8 a 11 de fevereiro. Não aderiram as prefeituras de Natal, Macaíba, Mossoró, Caicó, Paraú, Vila Flor e Viçosa.
Esses municípios somados representam um contingente de 7.771 alunos que moram na zona rural ou em locais distantes das escolas da rede pública estadual. Natal tem 3.822 alunos que necessitam do benefício, Caicó tem 594, Macaíba tem 1.876, e Mossoró tem 1.451. Os outros têm bem menos estudantes a serem beneficiados: Vila Flor (07), Paraú (20) e Viçosa (01).
Nos municípios que não aderiram ao programa, estão sendo abertos procedimentos licitatórios pela Secretaria Estadual de Educação. Os processos visam à contratação de transporte escolar para garantir o acesso às escolas dos alunos da rede estadual que moram em áreas distantes e na zona rural dos municípios.
As novas licitações vão contemplar critérios de acessibilidade, de acordo com a legislação vigente, para as pessoas com deficiência.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Era uma vez um partido chamado DEMO


Às vésperas de debandada, DEM tenta renovação, mas corre risco de encolher ainda maisPor: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual


São Paulo – O Democratas oficializou, na tarde desta terça-feira (15), em Brasília, a nova executiva nacional, com o senador José Agripino Maia (RN) assumindo a presidência. Cabeça da única chapa formada em uma articulação em busca de unidade, ele tem a missão de substituir o deputado federal Rodrigo Maia (RJ) e costurar lideranças internamente. A iminente saída de figuras como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, porém, torna a perspectiva para o DEM pouco animadora, na visão de cientistas políticos ouvidos pela Rede Brasil Atual.

Após oito anos de oposição ferrenha ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a legenda mais à direita entre os partidos de oposição ficou com 43 deputados federais eleitos em 2010, 40% do que chegou a alcançar em 1998, por exemplo. Apesar de ter galgado dois governos de estado – Rio Grande do Norte e Santa Catarina –, abriu mão da maioria das disputas, para se aliar a outras legendas, principalmente o PSDB.

Para Carlos Ranulfo, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o DEM perdeu força ao ter diminuídos os vínculos com a Presidência da República a partir de 2003 e com governos estaduais. "É um partido sem base social nem ancoragem em nenhum setor, por isso sempre dependeu de captar recursos junto ao Estado", avalia.

A decisão de radicalizar a postura de oposição a partir de 2006, com a mudança de nome de PFL para DEM, resultou em perda ainda maior de votos. "O DEM hoje é um partido médio, apesar de o PFL ter sido grande um dia e está sem perspectivas de retomada. Daí as saídas de figuras como Kassab", avalia Ranulfo.

Rumos

Além de dirimir conflitos internos, Agripino Maia tem como missão tentar mudar os rumos do partido. "A tentativa é de parecer menos radical em relação ao governo, mas não me parece que haveria muito sucesso", desconfia. "O DEM dependeria de uma vitória do (candidato do PSDB à Presidência, José) Serra. No Nordeste, antes a principal base, o DEM vem sendo varrido. O partido está sem pé", resume.

A seu favor, o senador potiguar tem o fato de ter mais experiência do que Rodrigo Maia. O filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia assumiu o cargo com 36 anos, em meio a um esforço de renovação após um longo período sob o comando de Jorge Bornhausen, mas isso pode ter produzido aversão dos caciques mais antigos. Ele ainda sofria o estigma de ser demasiadamente influenciado pelo pai. Uma figura com maior trajetória pode até ter mais capacidade de articulação.

Segundo Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a imagem que a sociedade tem de Agripino Maia não é de alguém menos radical em relação ao governo do que foi seu antecessor. Mas internamente, o senador deve ser capaz de buscar mais consensos. "É uma mudança que pode ser melhor para o partido, mas ocorre em um contexto em que se tenta impedir maiores perdas", posiciona.

Debandada
A saída de lideranças como Kassab pode ter consequências sérias para o DEM. Guilherme Afif Domingos, vice-governador de São Paulo, Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, e Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, poderiam acompanhá-lo no chamado Partido da Democracia Brasileira (PDB).

"Em uma hipótese dessas, o DEM teria de buscar algum tipo de fusão para sobreviver politicamente, porque seriam perdidos os nomes que têm poder no partido e que têm potencial de poder", explica Queiroz. O cenário mostra que as pessoas sentem-se desconfortáveis no interior da legenda e não acreditam na possibilidade de um futuro promissor.

"O esvaziamento do ponto de vista programático e as disputas internas podem fazer a sangria não parar. Nesse caso, é até preferível encolher significativamente, para haver unidade maior, e então se reerguer", prevê.

Para Ranulfo, a possibilidade de fusão poderia ser mais funcional para a representação política da direita no Brasil, não fossem algumas "idiossincrasias" de lideranças. "A alternativa que a direita teria seria uma união do DEM, PP e até o PTB, que fica em uma certa centro-direita", sugere.

terça-feira, 15 de março de 2011

Aonde Vai parar os cargos Políticos em Viçosa ?

Amigos e companheiros de viçosa é muito bom saber que o nosso municipio estar sempre criando algumas oportunidades de trabalho para nosso povo,não sou contra, até porque sei da necessidade de todos viçosenses afinal sou filho dessa terra,mais eu sou contra a forma desses empregos serem criados, até porque fica muita gente insatisfeitos, porque Viçosa tem tanto medo de realizar concurso público? ao invéz de ficar criando cargos políticos eleitoreiros, vejam só se você faz um concurso, você não vai dever seu emprego a político algum, você se torna livre o que infelismente os nossos represetantes não gostam de ver cidadões livres e sim encabrestados,alegam que um concurso traz muita gente de fora para o nosso município, não deviam temer isso afinal viçosa já é toda controlada por forasteiros, a comersar pela prefeita, pela presidente da câmara, pelo ex prefeito e por secretarios,enfim mim digão qual é o filho dessa terra que tem autônomia para dar ordem em alguma coisa? tudo em viçosa depende da decisão do comando da cidade de Umarizal, viramos colônia,mais vamos aguardar, um dia seremos República.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Que eleitor é você?

No momento de eleição
Há uns tipos de eleitores
Sem nenhuma consciência
Sem decência, sem pudores
Que escolhem os candidatos
Por dinheiro ou por favores.

Por isso, meu caro amigo
Em tempo de eleição
Procure sempre votar
Com amor e com razão
Escolhendo os candidatos
Que trabalham pro povão.

Maria-vai-com-as-outras
É um tipo de eleitor
Que só vota em candidatos
Que não têm nenhum valor
Pois não tendo opinião
Sempre elege o opressor.

01

Como o próprio nome diz
Ele segue os amigos
O pai, a mãe, o irmão
É eleitor indeciso
Que só vota pelos outros
E não tem nenhum prestígio.

Há o eleitor tatu
Com a cabeça num buraco
Que é a sua vidinha
Não quer mais saber de papo
Não quer saber da política
Nem também do candidato.

Esse tipo de eleitor
Só elege “picareta”
Ou seja, aquele político
Que do povo se aproveita
E de quatro em quatro anos
Vem fazer sua “colheita”.

02

Há o eleitor formiga
Que se deixa seduzir
Por um aperto de mão
Um dólar ou coisa assim
Não tem personalidade
Sempre escolhe o ruim.

Esse tipo de eleitor
É um tremendo idiota
Elege seus candidatos
Depois vem sua revolta
Aí já é muito tarde
Não tem jeito, não tem volta.

Há o eleitor coruja
Que tá sempre pendurado
Em uma pessoa amiga
Sempre o mesmo candidato
Vota sem convicção
Sua escolha virou hábito.

03

Sem perguntar o que fez
Nem tão pouco o que ele faz
O eleitor que é coruja
É idiota demais
Vota sempre em políticos
Que pro povo nada faz.

O eleitor papagaio
É aquele que repete
O que ele ouviu no rádio
Na TV, mas não confere
O que fez seu candidato
Por isso logo se esquece.

É um tipo de eleitor
Que sempre cai na conversa
De políticos trambiqueiros
E se ilude com promessas
Não tem opinião própria
Por isso sempre se ferra.

04

O eleitor cascavel
É aquele que tem raiva
Dos políticos e da política
Não entendo de nada
Xinga todos de ladrão
Mas faz votação errada.

Esse tipo de eleitor
É bravo, mas sem razão
Vota sempre obscuro
Na sorte, na escuridão
Escolhendo os políticos
Que vivem de enganação.

Eleitor piranha é
Aquele que vota em branco
Ou então anula o voto
Pra provar seu desencanto
Com raiva ou indiferença
Sempre entra pelo cano.

05

É um tipo de eleitor
Que sempre destrói seu voto
Não pensa no coletivo
Muito menos no seu próximo
Ajudando os corruptos
A manter os seus “negócios”.

Há um tipo de eleitor
Chamado eleitor galinha
Que só vota nos famosos
Acha que está na linha
Elege os que prometem
Mas que não fazem nadinha.

Para esses eleitores
É só prometer o “milho”
Qu’eles logo vão votando
Como um trem sobre os trilhos
Escolhendo candidatos
Sem valor, caráter, brilho.

06

O Eleitor Cidadão
Vota com toda decência
Procura se informar
Com bastante inteligência
Se os candidatos escolhidos
Têm honra e experiência.

Procura se informar
Também sobre seu passado
O respeito e o compromisso
Daquele seu candidato
Para quando for eleito
Exercer um bom mandato.

O eleitor cidadão
Pensa em coletividade
Sabe bem que o seu voto
É a arma da verdade
Para mudar o Brasil
E toda humanidade.

07

Por isso, meu bom amigo
Não vote em candidatos
Presos à corrupção
Que foram investigados
Pelo tribunal de contas
Da união ou do estado.

Não vote também naqueles
Que já foram acusados
Por desvio de dinheiro
Ou então foram cassados
Nem tão pouco em candidatos
Que tenham renunciado.

Procure sempre votar
Em candidatos honestos
Que luta pelo eleitor
E que dele está bem perto
Defendendo suas causas
Seus direitos, seu sucesso.

sábado, 12 de março de 2011


Onde eles estavam quando o povo mais deles precisou?

Não é de hoje que pretensos políticos Viçozenses aparecem no cenário político de nossa cidade com a famosa frase: Eu amo Viçosa! É muito fácil dizer para a namorada ou esposa que a ama. Assim acontece com muitos rapazes que aparecem de tempos em tempos na casa da namorada com lindas promessas e frases de amor, quando na verdade estavam se divertindo.Infelizmente esse também é o quadro da nossa política. De repente eles aparecem ou reaparecem com promessas e frase bonitas de amor e paixão por Viçosa, mas eu pergunto: onde eles estavam quando o povo mais deles precisou?Em um sentido figurado 2012 será o ano das flores e das visitas. É quando esses pretensos amigos do povo surgem do nada e aprendem do dia para a noite o nome de cada eleitor, lembrando inclusive até do número de sua casa.Mas tudo tem um limite: o desprezo, a ausência e as promessas não cumpridas estão levando o povo a perceber que chegou a hora de mudar!