quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Médico alerta para risco de desidratação devido ao calor
Com o aumento da temperatura, os cuidados com a hidratação, especialmente das crianças, são obrigatórios. O calor em excesso provoca suor, transpiração e requer a necessidade permanente de líquidos. Nessa época, os casos de desidratação são mais frequentes, segundo o pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho.
O médico alerta que as principais causas são vômitos frequentes, diarréia e pneumonia, além de pouca ingestão de líquidos. "A criança fica sem apetite, as mucosas secas, os olhos fundos. A desidratação pode levar ao coma e à morte", disse Dix-sept Rosado Sobrinho.Para evitar que a criança fique desidratada, segundo o médico, é necessário que use roupas leves, e beba mais líquidos. "Evite expô-las por tempo prolongado ao sol, especialmente nas horas mais quentes.
No caso dos bebês, eles estão sujeitos a queimaduras solares, mesmo protegidos sob barracas. Ofereça-lhes líquidos com frequência, para compensar as perdas excessivas", destacou.A filha da dona de casa Ramayana Gomes passou por uma infecção viral, que desencadeou a uma desidratação. "Thainá começou com uma diarréia, depois teve febre e não urinava. Ela ficou internada para fazer exames e estamos aguardando os resultados", disse a mãe.
Outra dica é não permitir que recebam alimentos sólidos ou líquidos de procedência duvidosa, sem controle sanitário, como raspadinhas, refrescos, doces, salgadinhos, sanduíches e outros alimentos não industrializados. "O refrigerante é um dos principais inimigos nesses casos e a água de coco também não ajuda tanto", continuou.Ele destaca uma pesquisa feita na África, onde foi descoberto que o melhor remédio nesses casos são os sais de reidratação oral (soros). "Esses que são vendidos em farmácias, o melhor é o 90.
Os mais fracos só servem para manter momentaneamente hidratados, que são aqueles com sabor. Esses soros bons também são distribuídos em postos de saúde", disse o médico.

Nenhum comentário: