quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sinte/RN pressiona governo e AL para aprovação do plano de carreira





Na manhã da quarta-feira (30), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) estará na governadoria para pressionar a Casa Civil a enviar o Plano de Carreira dos funcionários da Educação à Assembleia Legislativa. À tarde, uma comissão do Sindicato irá à AL conversar com os deputados para que o plano seja votado imediatamente.
Na segunda-feira (28), O o Sinte foi à AL para protocolar um documento cobrando dos deputados a votação conjunta da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Plano de Carreira dos funcionários.
Desde o dia 21, os diretores do Sindicato começaram um plantão na Governadoria cobrando o envio do Plano. A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, afirma que o sindicato lutará o quanto for possível para que os funcionários tenham um plano de carreira que valorize seu trabalho.

segunda-feira, 28 de junho de 2010


Iberê confia em aliança com Lula para vencer eleição 2010
Publicado no Dia 28/06/2010Allan Darly­son
Katarina das Vitórias



Cerca de nove mil pes­soas par­ti­ci­pa­ram, ontem, no gi­ná­sio Ma­cha­di­nho, da con­ven­ção do PSB que ho­mo­lo­gou a can­di­da­tu­ra do go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB) à ree­lei­ção. Ao che­gar ao local, o go­ver­na­dor foi re­ce­bi­do com festa pelos mi­li­tan­tes do seu par­ti­do e os alia­dos que apóiam seu pro­je­to po­lí­ti­co. Todo o ma­te­rial de cam­pa­nha do can­di­da­to, que de­co­ra­va o es­pa­ço do gi­ná­sio, fez alu­são à alian­ça do seu par­ti­do com o pre­si­den­te Lula (PT).Ao dis­cur­sar, o go­ver­na­dor mos­trou que a ex­plo­ra­ção da alian­ça com o Go­ver­no Fe­de­ral é a prin­ci­pal es­tra­té­gia que usará para con­quis­tar os votos dos po­ti­gua­res.


O can­di­da­to pre­ten­de levar ao elei­to­ra­do a ideia de uma elei­ção ple­bis­ci­tá­ria, onde do lado dele estão os alia­dos de Lula e na opo­si­ção os que são con­tra o pre­si­den­te. No seu pri­mei­ro pro­nun­cia­men­to como can­di­da­to, so­bra­ram crí­ti­cas aos ad­ver­sá­rios."Lá em Bra­sí­lia, eles [os ad­ver­sá­rios] são con­tra o pre­si­den­te Lula. Che­gam aqui no Rio Gran­de do Norte e que­rem dizer que são do lado de Lula. A gente pre­ci­sa de­fi­ni­ti­va­men­te mos­trar quem é de um lado e quem é do outro. Está na hora de ras­gar a más­ca­ra e dizer quem é Lula lá, e Lula aqui. Ou não é Lula lá, e nem aqui", re­fe­ren­dou o pes­se­bis­ta.Du­ran­te o dis­cur­so, o go­ver­na­dor acu­sou os de­fen­so­res da can­di­da­ta de opo­si­ção, se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM), de plan­ta­rem boa­tos sobre seu pro­ble­ma de saúde.


Se­gun­do ele, os ad­ver­sá­rios cria­ram es­tó­rias sobre uma ine­xis­ten­te de­sis­tên­cia sua de dis­pu­tar a elei­ção por causa do tra­ta­men­to con­tra o cân­cer. "Eles (ad­ver­sá­rios) pre­ga­vam no in­te­rior que acon­te­ce­ria uma tra­gé­dia co­mi­go. Mas a res­pos­ta foi que vol­tei com a cura, pron­to para en­fren­tar o de­sa­fio", co­me­mo­rou.O pes­se­bis­ta tam­bém afir­mou que não tem ver­go­nha de "re­pre­sen­tar a con­ti­nui­da­de de um go­ver­no tão pro­mis­sor quan­to o da ex-governadora Wilma de Faria (PSB)". Iberê iro­ni­zou a de­fe­sa de mu­dan­ça, por parte da opo­si­ção. "Aonde eles che­gam, falam em mu­dan­ça. Mas temos que des­tin­guir mu­dan­ça de re­tro­ces­so, atra­so, macha ré.


Que­re­mos con­ti­nuar avan­çan­do, cres­cen­do e de­sen­vol­ven­do. Não vamos re­gre­dir, como eles que­rem", de­cla­rou o go­ver­na­dor.Para fi­na­li­zar, Iberê ainda sa­ti­ri­zou o fato de os can­di­da­tos de opo­si­ção, tanto ao go­ver­no como ao Se­na­do, li­de­ra­rem as pes­qui­sas de opi­nião. Em re­fe­rên­cia ao tí­tu­lo de "go­ver­na­dor de fé­rias", apli­ca­do ao se­na­dor Ga­ri­bal­di Filho (PMDB) em 2006, quan­do de­pois de li­de­rar as pes­qui­sas foi der­ro­ta­do por Wilma na elei­ção para o go­ver­no, Iberê man­dou mais um re­ca­do para a opo­si­ção."Aqui não tem ne­nhum go­ver­na­dor de fé­rias. Não tem ne­nhum se­na­dor de fé­rias. Aqui tem gente tra­ba­lhan­do pelo Bra­sil e pelo Rio Gran­de do Norte. Não gos­ta­mos de fé­rias", al­fi­ne­tou Iberê, que ainda con­vo­cou a mi­li­tân­cia do par­ti­do para con­quis­tar mais votos e mos­trar "quem é quem no RN".


Du­ran­te a con­ven­ção tam­bém foram ho­mo­lo­ga­das as can­di­da­tu­ras da ex-governadora Wilma de Faria ao Se­na­do, com Luís Cláu­dio "shopp" (PSB) e Ter­cei­ro Melo (PSB) para pri­mei­ra e se­gun­da su­plên­cia, res­pec­ti­va­men­te, e o ex-secretário da Casa Civil Vag­ner Araú­jo (PSB) para vice-governador. O PSB tam­bém ho­mo­lo­gou 10 can­di­da­tos a de­pu­ta­do es­ta­dual e qua­tro à Câ­ma­ra Fe­de­ral.A co­li­ga­ção que tem Iberê como can­di­da­to vai se cha­mar "Vi­tó­ria do Povo", for­ma­da por PSB, PT, PPS, PTB, PHS, PTN e PRB.


Iberê tam­bém conta com os apoios in­for­mais do PR e das li­de­ran­ças do PMDB que se­guem o de­pu­ta­do fe­de­ral Hen­ri­que Eduar­do Alves (PMDB). Quem tam­bém ma­ni­fes­tou apoio ao go­ver­na­dor foi o de­pu­ta­do es­ta­dual Luíz Almir (PV), mesmo seu par­ti­do apoian­do a can­di­da­ta de opo­si­ção. Henrique rebate discurso de GaribaldiApe­sar de os pri­mos Hen­ri­que Eduar­do e Ga­ri­bal­di Filho es­ta­rem uni­dos na luta pela ree­lei­ção de Ga­ri­bal­di, a di­vi­são na dis­pu­ta pela su­ces­são es­ta­dual já co­me­çou a gerar di­ver­gên­cia entre eles. Ontem, du­ran­te a con­ven­ção do PSB, Hen­ri­que res­pon­deu às de­cla­ra­ções que Ga­ri­bal­di deu sá­ba­do, no even­to do DEM."Essa vai ser a cam­pa­nha mais di­fí­cil da minha vida. Sem­pre fiz cam­pa­nha ao lado do meu primo irmão Ga­ri­bal­di. Mas ele disse ontem lá [na con­ven­ção do DEM] que ouviu o povo para de­ci­dir apoiar eles. Pois bem, com todo res­pei­to, quero dizer, Ga­ri­bal­di, que o povo só vai se ma­ni­fes­tar no dia 3 de ou­tu­bro.


E nesse dia o povo vai dizer é Iberê, Iberê, Iberê", re­ba­teu.Hen­ri­que pro­me­teu se em­pe­nhar ao má­xi­mo na cam­pa­nha do go­ver­na­dor. Ele disse que vai pro­cu­rar seu elei­to­ra­do e pedir votos para o can­di­da­to go­ver­nis­ta. "Iberê, onde você es­ti­ver an­dan­do e en­con­trar um ba­cu­rau, al­guém com uma ca­mi­sa verde ou uma foto de Aluí­sio, pode me cha­mar que irei pedir o voto do meu elei­tor para você", pro­me­teu.O pee­me­de­bis­ta jus­ti­fi­cou a se­pa­ra­ção do primo, na dis­pu­ta pelo go­ver­no, e de­cla­rou apoio a Wilma para o Se­na­do. "Essa po­si­ção [de estar dis­tan­te de Ga­ri­bal­di] é do­lo­ri­da. Mas não posso ser in­coe­ren­te. Lá em Bra­sí­lia, eu sou Lula ra­di­cal. E Lula quer Iberê go­ver­na­dor e Wilma se­na­do­ra. Se de­pen­der de Lula, a chapa é essa.


Então esses são meus votos e vamos ven­cer a elei­ção", de­cla­rou.Hen­ri­que fri­sou que o prin­ci­pal ob­je­ti­vo do PMDB é ga­ran­tir a ree­lei­ção de Ga­ri­bal­di. Ele des­ta­cou que Wilma é sua se­gun­da opção para o Se­na­do. Sobre a van­ta­gem de Ro­sal­ba nas pes­qui­sas, o pee­me­de­bis­ta disse que, de todas as son­da­gens que re­ce­beu, ne­nhu­ma pes­qui­sa mos­tra menos de 70% de in­de­ci­são do elei­to­ra­do em re­la­ção às elei­ções deste ano. Wilma faz criticas à oposiçãoComo já era esperado, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) não perdoou a oposição, ao discursar durante o evento de seu partido.


O alvo predileto da candidata ao Senado foi a principal adversária de Iberê na disputa pelo governo, a senadora Rosalba Ciarlini. A primeira crítica atingiu em cheio a candidata democrata e de quebra os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), adversários dela nas eleições deste ano."O que fizemos nos últimos anos colocou o RN no segundo lugar em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Fizemos muito. Agora eu quero que os adversários digam que é mentira, pois vão ter que aceitar a verdade. Vocês viram algum desses senadores trazer alguma obra importante para o nosso Estado? Agora cobram. Mas falar é fácil. Fazer é que é difícil.


Eles foram governo, foram oposição e não fizeram", declarou.As críticas não pararam por aí. Wilma ainda insinuou que Rosalba se elegeu senadora simplesmente pensando nessa eleição para o governo. Segundo a ex-governadora, a adversária está usando o Senado como "um trampolim para chegar ao governo". "Essa tática de usar o Senado vai acabar, pois Iberê Ferreira de Souza vai vencer a eleição", afirmou.A ex-governadora também insinuou que a senadora Rosalba é manipulada pelo marido, Carlos Augusto Rosado. "Eu sou mulher, mas nunca usei minha fragilidade de mulher para me esconder atrás dos outros. Sempre tomei minhas decisões. Uma mulher de verdade tem que tomar a frente do que faz. A imagem que deixei é de alguém que trabalhou", alfinetou.


Apesar das críticas, a candidata prometeu uma campanha propositiva. Ela disse que discutirá a participação do povo no Senado. Entre as discussões que Wilma pretende travar no Senado estão as reformas política e tributária. Além disso, ela prometeu articular em Brasília para trazer obras estruturantes para o Estado

Roda Viva, da TV Cultura, entrevista Dilma

O Roda Viva encerra nesta segunda-feira, dia 28, uma série de programas para discutir as ideias apresentadas nessa disputa eleitoral. Veja ao vivo às 18:00 Clique aqui

A entrevistada será a candidata Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores. Ela nasceu dia 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Do pai búlgaro, naturalizado brasileiro, Dilma herdou o sobrenome Rousseff. Ela estudou em colégio de freiras e após o golpe militar de 64 começou militância em organizações de esquerda que combatiam a ditadura.
Dilma Rousseff foi presa em São Paulo, em 1970, ficou quase 3 anos detida e foi vítima de tortura. Libertada, seguiu para o Rio Grande Sul em 1973, onde retomou os estudos na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal.

Após a Lei da Anistia, em 79, Dilam Rousseff filiou-se ao Partido Democrático Brasileiro, o PDT de Leonel Brizola, e começou vida profissional na Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul.

Em 93, ela assumiu a Secretaria gaúcha de Minas, Energia e Comunicações, no governo Alceu Colares, cargo que voltou a ocupar, depois, no governo Olívio Dutra.

Filiada ao PT desde 2001, Dilma Rousseff integrou o grupo de transição do eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, na seqüência, assumiu o Ministério das Minas e Energia, onde ficou até 2005, quando foi para Ministério da Casa Civil da Presidência da República.

Participam como convidados entrevistadores:
Merval Pereira, membro do conselho editorial das organizações Globo, colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN e do canal Globo News; Luiz Fernando Rila, editor-executivo e coordenador da cobertura eleitoral do Grupo Estado; Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S. Paulo e Vera Brandimarte, diretora de redação do jornal Valor Econômico.

sábado, 26 de junho de 2010

PT faz convenção amanhã

Acontece neste domingo, 27, a convenção estadual do Partido dos Trabalhadores, na Escola Estadual Régulo Tinôco (em frente ao Machadão), a partir das 9h.

O ato servirá para homologar os nomes dos candidatos a deputado federal e estadual, além do nome de Hugo Manso ao senado.

A convenção petista também vai confirmar a aliança com o PSB - Partido Socialista Brasileiro e o apoio à reeleição do governador Iberê Ferreira. Após a convenção, os participantes serão convidados a irem para o estádio Machadinho, onde ocorre a convenção do PSB.

Antes da convenção, no sábado, o PT realiza seu Encontro Estadual par discutir a política de alianças e estratégias de campanha. O encontro reunirá os 180 delegados e delegadas cujos nomes foram escolhidos durante o PED- Processo de Eleição Direta do partido.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Até tu, Brutus ?


Saiu na Folha (*):


Mônica Bergamo: FHC diz ter sérias dúvidas sobre vitória de Serra nas eleições

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) confidenciou a interlocutor de sua mais absoluta confiança recentemente que tem sérias dúvidas sobre a possibilidade de José Serra (PSDB-SP) vencer a eleição presidencial, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta quarta-feira da Folha (a íntegra somente para assinantes do UOL e do jornal).

“E olha que estou tentando ajudar”, disse o ex-presidente, atualmente em tour pelo exterior –com retorno previsto para o dia 2.

No início de junho, convocada por FHC, a cúpula do PSDB se reuniu em São Paulo para pregar uma correção de rumo da campanha de Serra à Presidência.


Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Reunião da FETRAF do Médio Oeste reuniu mais de 50 dirigentes em Messias Targino.

Mais de 50 dirigentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Messias Targino, Apodi, Viçosa, Patu, Felipe Guerra, Upanema e Campo Grande, todos ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, estiveram reunidos nesta quarta-feria dia 23, na cidade de Messias Targino.
A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e foi coordenada por Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino.
Reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e foi coordenada por Pôla Pinto
Na abertura da reunião, o deputado estadual Fernando Mineiro do PT que também é presidente da Comissão de Constituição da Assembleia Legislativa fez uma exposição sobre a Lei que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares, sem licitação.
O deputado disse que no estado do Rio Grande do Norte os agricultores familiares que vão comercializar os produtos da Agricultura Familiar já podem tirar seu bloco de nota fiscal que antes não existia e o agricultor estava impedido de comercializar. “Apenas dois estados implantaram o bloco de notas e nosso estado é o terceiro no pais”, informou Mineiro.

Fernando Mineiro fez uma exposição sobre a Lei que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares.
Fernando Mineiro destacou o ganho com a lei, mas enfatizou que será necessário muita organização para que ela venha acontecer na práticas beneficiando os agricultores familiares e o alunado com uma merenda de melhor qualidade. ”Além de discutirmos um novo cardápio para a merenda escolar dos municipios teremos que ter os produtos que serão comercializados”. completou ele.

João Cabral destacou todo processo de organização da Feira e do Congresso
Por último o parlamentar que tem tido uma atuação de destaque no estado com diversas ações voltadas para a questão da economia solidária, disse que seu mandato vai discutir em todos os municípios onde for convidado, a Lei que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares. "É importante que seja realizado um grande encontro na região, com os membros dos conselhos da merenda escolar, secretários de educação e movimento sindical para realizarmos um dialogo coletivo sobre a questão”, sugeriu Fernando mineiro.

Vereadores do PT de Janduís, Raimundo do Sinidcato, Antonio Braga e a vereadora de Patu Lucélia do PT participaram da reunião da FETRAF, em Messias Targino.
Ainda durante reunião foi discutido sobre o 3° Congresso da FETRAF-RN, que será realizado no mês de Agosto, que os Sindicatos e forúns tem até o dia 25 de julho, para realizarem suas assembléias e eleger os delegados para o congresso estadual. Também foi apresentado pelo coordenador estadual da Fetraf, João Cabral, todo processo de organização da Feira e do Congresso. João Cabral informou, ainda sobre as negociações da pauta que está acontecendo com o governo do estado.

Mais de 50 dirigentes de Sindicatos e forúns participaram de reunião da FETRAF

Reunião foi bastante participativa
Também foi discutido sobre o cadastramento dos sindicatos para a emissão de DAPs eletrônicas, que servirão para o cadastramento dos agricultores para fins da Previdência social. Foi passada todas as informações para efetivação do registro dos SINTRAFs no Ministério do Trabalho e Emprego, além do novo projeto de desconto dos aposentados rurais.

Coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) recebeu Comenda
Por último, o presidente da Crediooeste Sol, Raimundo Canuto de Brito e outros dirigentes entregaram ao coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), João Cabral, Comenda que homenageou a entidade.
Membros do Sindicato de Messias Targino participaram da reunião.
A próxima reunião da FETRAF-RN da região do Médio Oeste, será dia 21 de julho, no municipio de Campo Grande. Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino participaram da reunião, Pôla Pinto, Tiberio Carias, Manoel Cardoso Neto, Vera Lucia Dantas e Débora Ruth de Almeida.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Presidente da Femurn revela que municípios pequenos vão passar por nova crise financeira a partir de julho


Uma notícia não muito agradável para os prefeitos de pequenas cidades do Estado e do Seridó... O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio adiantou que a partir do próximo mês, os prefeitos enfrentarão complicações orçamentárias, inclusive com possibilidade de atrasar o pagamento de pessoal. Tudo devido à volta das quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Em entrevista ao Diário de Natal, Benes Leocádio que é prefeito de Lages, disse que um dos motivos para a queda do FPM é a continuidade do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) prorrogado pelo governo federal para materiais de construção até o final do ano. O FPM é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI e é distribuído entre os municípios de acordo com o total de habitantes, cabendo a cada um deles um coeficiente individual. Além de estarem estimando uma queda acima de 20% para o mês de julho, os municípios recebem os mesmos recursos de dois anos atrás, segundo o presidente da Femurn.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

E agora? TSE diz que Lei da Ficha Limpa se aplica a processos anteriores à sua edição


Em resposta a uma consulta, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram na sessão desta quinta-feira (17) que as regras da Lei da Ficha Limpa deverão ser aplicadas nas Eleições 2010, inclusive para os casos de condenação anteriores à vigência da lei.

A tese vencedora foi do relator ministro Arnaldo Versiani, para quem não se trata de retroatividade e sim de aplicação da lei conforme aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República.

A Lei Complementar 135/2010 ficou conhecida como Lei da Ficha Limpa porque estabelece que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

A consulta foi apresentada pelo deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS) e questionava, entre outras coisas, se a “lei eleitoral que alterar as causas de inelegibilidade e o período de duração da perda dos direitos políticos se aplicaria aos processos em tramitação, já julgados e em grau de recurso, com decisão onde se adotou punição com base na regra legal então vigente”.

A posição do TSE foi firmada por maioria de votos, vencidos os ministros Marco Aurélio e o ministro Marcelo Ribeiro em parte. Votaram com o relator a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, Aldir Passarinho Junior, Hamilton Carvalhido e o presidente, Ricardo Lewandowski.

fonte:TSE

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Messias Targino.
Os dirigentes ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste já definiram a data da próxima Reunião da FETRAF-RN da região do Médio Oeste será na cidade de Messias Targino, no dia 23 de Junho.
Coordenador estadual da FETRAFRN, João Cabral.
Vão participar desta reunião representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Messias Targino, Apodi, Patu, Felipe Guerra, Upanema, Itau, Severiano Melo e Campo Grandee e Viçosa, todos ligados a (FETRAF-RN)
Deputado estadual Fernando Mineiro
Segundo Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, durante reunião será discutido sobre o 3° Congresso da FETRAF-RN que será realizado no mês de Agosto. Já foi confirmada a presença do coordenador estadual da FETRAFRN, João Cabral.
Ex-Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hugo Manso
Estarão ainda participando da reunião o deputado estadual Fernando Mineiro e o ex-delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hugo Manso. Que vão discutir com os fretrafianos as politicas da agricultura familiar.

domingo, 13 de junho de 2010

Notícia

Convenção Nacional do PT

Vídeos

PT oficializa Dilma e Temer
Mulheres na convenção do PT
Rádio

Garcia: o Brasil vai precisar de muito submarino nuclear para defender o pré-sal

Leia no Estadão online.

Acabou a era do “sim, sim senhor” para os Estados Unios, disse, em Buenos Aires, o assessor para assuntos internacionais do presidente Lula, professor Marco Aurélio Garcia.

É o mesmo que dizer: acabou o tempo de tirar o sapato.

Essa, como se sabe, não é a posição do discípulo do FHC, o José Serra, que co-governou o Brasil durante oito anos.

Serra defende a posição americana no Mercosul, na Bolivia e no Irã.

Só falta o professor Marco Aurélio Garcia acrescentar: como não tira mais o sapato, o Brasil não assinará o Protocolo Adicional do TNP – clique aqui para ler “depois do petroleo e do etanol, o urânio”.

E vai precisar de muito submarino nuclear para resguardar o pré-sal.

Clique aqui para ler “pré-sal, a maior vitória de Lula sobre FHC”.

Paulo Henrique Amorim

terça-feira, 8 de junho de 2010

AS FUNÇÕES DE UM VERDADEIRO REPRESENTANTE DO POVO.

Olá caro leitor (a) hoje estou aqui para relatar em poucas palavras algumas das principais funções de um vereador, o espaço é curto para tanta informação, mas espero poder contribuir para o intelecto de cada munícipe de nossa cidade do mais, obrigado e boa leitura.

Das obrigações e responsabilidades:


cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.


Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade.


Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.

Em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali... e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete.


Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.


Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.


E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores.


É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.


Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem, como herança política da República Velha.

Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispondo de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado, obriga-se ao cabresto do Prefeito. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.

Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, sobretudo pela tendência descentralizadora existente.

sábado, 5 de junho de 2010

Porque votar em Dilma!!




A forte presença de Dilma no nosso cenário político é, por si só, um símbolo de mudança. Nenhuma outra mulher desempenhou um papel tão importante num governo brasileiro. Dilma enfrentou e venceu alguns dos maiores problemas que o governo Lula herdou do governo passado: a escassez de energia elétrica, a incapacidade de planejar e executar e a ausência de um amplo programa de obras de infraestrutura.

Prefeito Salomão Gurgel define os nomes dos candidatos que irá apoiar no pleito de outubro


O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro(foto), definiu hoje os candidatos que o seu grupo político irá apoiar no pleito de 2010.

Os nomes foram escolhidos de acordo com o critério de compromisso com o desenvolvimento de Janduís.

Para presidente Salomão vai apoiar a ex-ministra Dilma Rousseff(PT).

O candidato a governador de Salomão será Iberê Ferreira de Souza(PSB).

Para o Senado, o apoio do grupo de Salomão vai para a ex-governadora Wilma de Faria(PSB) e para o ex-vereador Hugo Manso(PT).

Para a Câmara Federal Salomão apoiará a reeleição da deputada Fátima Bezerra(PT).

E para deputado estadual a tendência do grupo do prefeito de Janduís é apoiar o médico José Júlio(PT).

95 municípios do RN receberam ônibus escolar


O RN vai receber mais 138 ônibus escolares, distribuídos em 95 municípios, até o final deste ano. Os veículos serão adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do FNDE. A previsão foi apresentada à deputada Fátima Bezerra (PT), nesta terça-feira, 1º, em Brasília, pelo presidente do FNDE, Daniel Balaban. O investimento previsto é de quase R$ 26 milhões. Os novos ônibus escolares vão beneficiar cerca de 9.300 estudantes da zona rural. Desde o início deste ano, a deputada Fátima havia reivindicado ao presidente do FNDE mais ônibus escolares para o Estado. Quando adquiridos os novos ônibus, o RN terá sido contemplado com um total de 250 ônibus escolares em três anos de criação do programa Caminho da Escola, beneficiando cerca de 35 mil estudantes da educação básica que moram na zona rural do Estado.

Adesão – Existem três formas para estados e municípios participarem do programa: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão eletrônico; por meio de financiamento do BNDES, que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro; ou via convênio com o FNDE. Para os municípios aderirem ao programa é necessário que estejam em dia com as finanças públicas no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) e no Siope (Sistema Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação)
BLOG DO EDGLEY

Lula sanciona Ficha Limpa e já poderá valer para eleição deste ano


A nova lei que exige Ficha Limpa para os candidatos começa a vigorar a partir de segunda-feira, quando deve ser publicada.

Com isso, a regra da inelegibilidade pode valer já para as próximas eleições. Segundo informações da Casa Civil da Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o texto nesta sexta-feira.

A lei torna inelegíveis os candidatos que forem condenados por órgão colegiado em crimes como improbidade administrativa, abuso de autoridade, racismo, tortura, abuso sexual, formação de quadrilha, crimes contra a vida e crimes hediondos, dentre outros.

O texto final do projeto aprovado pelo Senado gerou dúvidas se a lei só valerá para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se inclui também quem já tem as condenações previstas no texto . A divergência deve ser resolvida pela Justiça.

>>>

Será que Tombinha está gostando de saber disso, hein?!


Me criticam por ser diferente, mas rio deles por serem todos iguais, e loucos como eu vivem pouco, mas vivem como querem pois não me importa se não houver o amanhã, me deram a vida e não a eternidade...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bolsa Família eleva em quase 50% a renda dos extremamente pobres


O benefício pago pelo Programa Bolsa Família eleva a renda da população atendida em 48,7%. O dado consta do Perfil das Famílias Beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF), análise divulgada ontem (31/05) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O estudo calcula que a média nacional da renda familiar per capita (total da renda dividido pelo número de pessoas no domicílio) sem os benefícios pagos pelo programa é de R$ 48,69. Com o aporte, essa média passa para R$ 72,42, acima da linha da extrema pobreza (miséria) calculada em R$ 70.

O programa paga benefícios variáveis conforme o tamanho da família, número de crianças e adolescentes na escola. Os valores vão de R$ 22 a R$ 200. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal a partir do cadastro das prefeituras municipais.

De acordo com o MDS, a renda per capita dos atendidos pelo Bolsa Família é maior nas regiões mais ricas, mas o impacto é maior nas regiões mais pobres. No Sudeste, a renda é de R$ 82,27; no Sul, a renda chega a R$ 85,07; e no Centro-Oeste, a renda fica em R$ 84,22. No Norte e no Nordeste, apesar do aporte de recursos, a média é abaixo da linha de pobreza: R$ 66,21 e R$ R$ 65,29; respectivamente.

Ainda segundo o ministério, o efeito geral do Bolsa Família foi diminuir o tamanho da população em extrema pobreza que era de 12% para um patamar de 4%. A pesquisa foi feita com base nos dados de setembro de 2009.

Cerca de 49 milhões de pessoas formam as famílias beneficiadas pelo programa, a maior parte dessas pessoas (56,17%) tem até 17 anos.

A pesquisa sobre o perfil das famílias beneficiadas ainda revela que 70% dos beneficiados vivem em área urbana, em domicílios que declaram ser próprio (61,6%), sobretudo em casas (92,6%). Nos últimos anos, esses domicílios melhoraram de condição física. De 2005 para 2009 caiu o número de residências que não tinham tratamento de água, luz, esgoto e coleta de lixo.

Atualmente nove de cada dez domicílios contam com coleta de lixo; 67,8% têm escoamento sanitário e 83,9% têm abastecimento de água por rede pública. De acordo com a secretária nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, apesar da diversidade regional e da condição da pobreza em vários lugares, a desassistência desses serviços ainda é parecida em vários estados.

Segundo a secretária, nos últimos anos, cerca de 4 milhões de famílias deixaram de ser atendidas pelo PBF, 80% delas porque tiveram a renda elevada; o que demonstra, segundo Lúcia Modesto, que o programa “tem porta de saída”.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, até o final do ano, o Bolsa Família quer atender 12,9 milhões de famílias. Atualmente atende 12,4 milhões. O crescimento do programa irá permitir a inclusão de 48 mil famílias de moradores de rua, ribeirinhos, indígenas e de bolsões de pobreza ainda não inscritos no programa.


Agência Brasil
Governo vai entregar tratores e caminhões para agricultura familiar


O Governo do Estado vai entregar este mês 80 tratores e 10 caminhões-caçamba para fortalecer a Agricultura Familiar no interior do Rio Grande do Norte. Serão beneficiados com os tratores, caminhões, e mais 10 retroescavadeiras e seis motoniveladoras os municípios integrantes dos Territórios da Cidadania existentes no Estado.
Os investimentos para aquisição dos tratores e equipamentos destinados à Agricultura Familiar são da ordem de R$ 17 milhões. Os recursos são fruto de parceria firmada entre Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Cada trator vem acompanhado de kit para atividades agrícolas - grade aradora, plana dianteira, plaina traseira, carroção de seis toneladas e pipa para seis mil litros.
No Rio Grande do Norte existem os Territórios da Cidadania do Alto Oeste (30 municípios), Assú/Mossoró (14 municípios), Mato Grande (15 municípios), Potengi (11 municípios), Seridó (25 municípios) e Sertão do Apodi (17 municípios). Os Territórios da Cidadania são áreas que têm aspectos sociais e econômicos semelhantes.
O objetivo da entrega dos tratores, caminhões e equipamentos é dar condições estruturais aos territórios rurais do Estado fortalecendo as cadeias produtivas e, consequentemente, revitalizar as economias locais. O Estado tem hoje 125 conselhos municipais dentro dos Territórios da Cidadania, e mais de 8 mil pequenas redes associativas e de cooperação.