Reunião da FETRAF do Médio Oeste reuniu mais de 50 dirigentes em Messias Targino.
Mais de 50 dirigentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Messias Targino, Apodi, Viçosa, Patu, Felipe Guerra, Upanema e Campo Grande, todos ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, estiveram reunidos nesta quarta-feria dia 23, na cidade de Messias Targino.
A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e foi coordenada por Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino.
Na abertura da reunião, o deputado estadual Fernando Mineiro do PT que também é presidente da Comissão de Constituição da Assembleia Legislativa fez uma exposição sobre a Lei que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares, sem licitação.
O deputado disse que no estado do Rio Grande do Norte os agricultores familiares que vão comercializar os produtos da Agricultura Familiar já podem tirar seu bloco de nota fiscal que antes não existia e o agricultor estava impedido de comercializar. “Apenas dois estados implantaram o bloco de notas e nosso estado é o terceiro no pais”, informou Mineiro.
Fernando Mineiro fez uma exposição sobre a Lei que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares.
Fernando Mineiro destacou o ganho com a lei, mas enfatizou que será necessário muita organização para que ela venha acontecer na práticas beneficiando os agricultores familiares e o alunado com uma merenda de melhor qualidade. ”Além de discutirmos um novo cardápio para a merenda escolar dos municipios teremos que ter os produtos que serão comercializados”. completou ele.
João Cabral destacou todo processo de organização da Feira e do Congresso
Por último o parlamentar que tem tido uma atuação de destaque no estado com diversas ações voltadas para a questão da economia solidária, disse que seu mandato vai discutir em todos os municípios onde for convidado, a Lei que determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares. "É importante que seja realizado um grande encontro na região, com os membros dos conselhos da merenda escolar, secretários de educação e movimento sindical para realizarmos um dialogo coletivo sobre a questão”, sugeriu Fernando mineiro.
Vereadores do PT de Janduís, Raimundo do Sinidcato, Antonio Braga e a vereadora de Patu Lucélia do PT participaram da reunião da FETRAF, em Messias Targino.
Ainda durante reunião foi discutido sobre o 3° Congresso da FETRAF-RN, que será realizado no mês de Agosto, que os Sindicatos e forúns tem até o dia 25 de julho, para realizarem suas assembléias e eleger os delegados para o congresso estadual. Também foi apresentado pelo coordenador estadual da Fetraf, João Cabral, todo processo de organização da Feira e do Congresso. João Cabral informou, ainda sobre as negociações da pauta que está acontecendo com o governo do estado.
Reunião foi bastante participativa
Também foi discutido sobre o cadastramento dos sindicatos para a emissão de DAPs eletrônicas, que servirão para o cadastramento dos agricultores para fins da Previdência social. Foi passada todas as informações para efetivação do registro dos SINTRAFs no Ministério do Trabalho e Emprego, além do novo projeto de desconto dos aposentados rurais.
Coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) recebeu Comenda
Por último, o presidente da Crediooeste Sol, Raimundo Canuto de Brito e outros dirigentes entregaram ao coordenador da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), João Cabral, Comenda que homenageou a entidade.
A próxima reunião da FETRAF-RN da região do Médio Oeste, será dia 21 de julho, no municipio de Campo Grande. Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino participaram da reunião, Pôla Pinto, Tiberio Carias, Manoel Cardoso Neto, Vera Lucia Dantas e Débora Ruth de Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário