segunda-feira, 28 de junho de 2010


Iberê confia em aliança com Lula para vencer eleição 2010
Publicado no Dia 28/06/2010Allan Darly­son
Katarina das Vitórias



Cerca de nove mil pes­soas par­ti­ci­pa­ram, ontem, no gi­ná­sio Ma­cha­di­nho, da con­ven­ção do PSB que ho­mo­lo­gou a can­di­da­tu­ra do go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB) à ree­lei­ção. Ao che­gar ao local, o go­ver­na­dor foi re­ce­bi­do com festa pelos mi­li­tan­tes do seu par­ti­do e os alia­dos que apóiam seu pro­je­to po­lí­ti­co. Todo o ma­te­rial de cam­pa­nha do can­di­da­to, que de­co­ra­va o es­pa­ço do gi­ná­sio, fez alu­são à alian­ça do seu par­ti­do com o pre­si­den­te Lula (PT).Ao dis­cur­sar, o go­ver­na­dor mos­trou que a ex­plo­ra­ção da alian­ça com o Go­ver­no Fe­de­ral é a prin­ci­pal es­tra­té­gia que usará para con­quis­tar os votos dos po­ti­gua­res.


O can­di­da­to pre­ten­de levar ao elei­to­ra­do a ideia de uma elei­ção ple­bis­ci­tá­ria, onde do lado dele estão os alia­dos de Lula e na opo­si­ção os que são con­tra o pre­si­den­te. No seu pri­mei­ro pro­nun­cia­men­to como can­di­da­to, so­bra­ram crí­ti­cas aos ad­ver­sá­rios."Lá em Bra­sí­lia, eles [os ad­ver­sá­rios] são con­tra o pre­si­den­te Lula. Che­gam aqui no Rio Gran­de do Norte e que­rem dizer que são do lado de Lula. A gente pre­ci­sa de­fi­ni­ti­va­men­te mos­trar quem é de um lado e quem é do outro. Está na hora de ras­gar a más­ca­ra e dizer quem é Lula lá, e Lula aqui. Ou não é Lula lá, e nem aqui", re­fe­ren­dou o pes­se­bis­ta.Du­ran­te o dis­cur­so, o go­ver­na­dor acu­sou os de­fen­so­res da can­di­da­ta de opo­si­ção, se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM), de plan­ta­rem boa­tos sobre seu pro­ble­ma de saúde.


Se­gun­do ele, os ad­ver­sá­rios cria­ram es­tó­rias sobre uma ine­xis­ten­te de­sis­tên­cia sua de dis­pu­tar a elei­ção por causa do tra­ta­men­to con­tra o cân­cer. "Eles (ad­ver­sá­rios) pre­ga­vam no in­te­rior que acon­te­ce­ria uma tra­gé­dia co­mi­go. Mas a res­pos­ta foi que vol­tei com a cura, pron­to para en­fren­tar o de­sa­fio", co­me­mo­rou.O pes­se­bis­ta tam­bém afir­mou que não tem ver­go­nha de "re­pre­sen­tar a con­ti­nui­da­de de um go­ver­no tão pro­mis­sor quan­to o da ex-governadora Wilma de Faria (PSB)". Iberê iro­ni­zou a de­fe­sa de mu­dan­ça, por parte da opo­si­ção. "Aonde eles che­gam, falam em mu­dan­ça. Mas temos que des­tin­guir mu­dan­ça de re­tro­ces­so, atra­so, macha ré.


Que­re­mos con­ti­nuar avan­çan­do, cres­cen­do e de­sen­vol­ven­do. Não vamos re­gre­dir, como eles que­rem", de­cla­rou o go­ver­na­dor.Para fi­na­li­zar, Iberê ainda sa­ti­ri­zou o fato de os can­di­da­tos de opo­si­ção, tanto ao go­ver­no como ao Se­na­do, li­de­ra­rem as pes­qui­sas de opi­nião. Em re­fe­rên­cia ao tí­tu­lo de "go­ver­na­dor de fé­rias", apli­ca­do ao se­na­dor Ga­ri­bal­di Filho (PMDB) em 2006, quan­do de­pois de li­de­rar as pes­qui­sas foi der­ro­ta­do por Wilma na elei­ção para o go­ver­no, Iberê man­dou mais um re­ca­do para a opo­si­ção."Aqui não tem ne­nhum go­ver­na­dor de fé­rias. Não tem ne­nhum se­na­dor de fé­rias. Aqui tem gente tra­ba­lhan­do pelo Bra­sil e pelo Rio Gran­de do Norte. Não gos­ta­mos de fé­rias", al­fi­ne­tou Iberê, que ainda con­vo­cou a mi­li­tân­cia do par­ti­do para con­quis­tar mais votos e mos­trar "quem é quem no RN".


Du­ran­te a con­ven­ção tam­bém foram ho­mo­lo­ga­das as can­di­da­tu­ras da ex-governadora Wilma de Faria ao Se­na­do, com Luís Cláu­dio "shopp" (PSB) e Ter­cei­ro Melo (PSB) para pri­mei­ra e se­gun­da su­plên­cia, res­pec­ti­va­men­te, e o ex-secretário da Casa Civil Vag­ner Araú­jo (PSB) para vice-governador. O PSB tam­bém ho­mo­lo­gou 10 can­di­da­tos a de­pu­ta­do es­ta­dual e qua­tro à Câ­ma­ra Fe­de­ral.A co­li­ga­ção que tem Iberê como can­di­da­to vai se cha­mar "Vi­tó­ria do Povo", for­ma­da por PSB, PT, PPS, PTB, PHS, PTN e PRB.


Iberê tam­bém conta com os apoios in­for­mais do PR e das li­de­ran­ças do PMDB que se­guem o de­pu­ta­do fe­de­ral Hen­ri­que Eduar­do Alves (PMDB). Quem tam­bém ma­ni­fes­tou apoio ao go­ver­na­dor foi o de­pu­ta­do es­ta­dual Luíz Almir (PV), mesmo seu par­ti­do apoian­do a can­di­da­ta de opo­si­ção. Henrique rebate discurso de GaribaldiApe­sar de os pri­mos Hen­ri­que Eduar­do e Ga­ri­bal­di Filho es­ta­rem uni­dos na luta pela ree­lei­ção de Ga­ri­bal­di, a di­vi­são na dis­pu­ta pela su­ces­são es­ta­dual já co­me­çou a gerar di­ver­gên­cia entre eles. Ontem, du­ran­te a con­ven­ção do PSB, Hen­ri­que res­pon­deu às de­cla­ra­ções que Ga­ri­bal­di deu sá­ba­do, no even­to do DEM."Essa vai ser a cam­pa­nha mais di­fí­cil da minha vida. Sem­pre fiz cam­pa­nha ao lado do meu primo irmão Ga­ri­bal­di. Mas ele disse ontem lá [na con­ven­ção do DEM] que ouviu o povo para de­ci­dir apoiar eles. Pois bem, com todo res­pei­to, quero dizer, Ga­ri­bal­di, que o povo só vai se ma­ni­fes­tar no dia 3 de ou­tu­bro.


E nesse dia o povo vai dizer é Iberê, Iberê, Iberê", re­ba­teu.Hen­ri­que pro­me­teu se em­pe­nhar ao má­xi­mo na cam­pa­nha do go­ver­na­dor. Ele disse que vai pro­cu­rar seu elei­to­ra­do e pedir votos para o can­di­da­to go­ver­nis­ta. "Iberê, onde você es­ti­ver an­dan­do e en­con­trar um ba­cu­rau, al­guém com uma ca­mi­sa verde ou uma foto de Aluí­sio, pode me cha­mar que irei pedir o voto do meu elei­tor para você", pro­me­teu.O pee­me­de­bis­ta jus­ti­fi­cou a se­pa­ra­ção do primo, na dis­pu­ta pelo go­ver­no, e de­cla­rou apoio a Wilma para o Se­na­do. "Essa po­si­ção [de estar dis­tan­te de Ga­ri­bal­di] é do­lo­ri­da. Mas não posso ser in­coe­ren­te. Lá em Bra­sí­lia, eu sou Lula ra­di­cal. E Lula quer Iberê go­ver­na­dor e Wilma se­na­do­ra. Se de­pen­der de Lula, a chapa é essa.


Então esses são meus votos e vamos ven­cer a elei­ção", de­cla­rou.Hen­ri­que fri­sou que o prin­ci­pal ob­je­ti­vo do PMDB é ga­ran­tir a ree­lei­ção de Ga­ri­bal­di. Ele des­ta­cou que Wilma é sua se­gun­da opção para o Se­na­do. Sobre a van­ta­gem de Ro­sal­ba nas pes­qui­sas, o pee­me­de­bis­ta disse que, de todas as son­da­gens que re­ce­beu, ne­nhu­ma pes­qui­sa mos­tra menos de 70% de in­de­ci­são do elei­to­ra­do em re­la­ção às elei­ções deste ano. Wilma faz criticas à oposiçãoComo já era esperado, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) não perdoou a oposição, ao discursar durante o evento de seu partido.


O alvo predileto da candidata ao Senado foi a principal adversária de Iberê na disputa pelo governo, a senadora Rosalba Ciarlini. A primeira crítica atingiu em cheio a candidata democrata e de quebra os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), adversários dela nas eleições deste ano."O que fizemos nos últimos anos colocou o RN no segundo lugar em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Fizemos muito. Agora eu quero que os adversários digam que é mentira, pois vão ter que aceitar a verdade. Vocês viram algum desses senadores trazer alguma obra importante para o nosso Estado? Agora cobram. Mas falar é fácil. Fazer é que é difícil.


Eles foram governo, foram oposição e não fizeram", declarou.As críticas não pararam por aí. Wilma ainda insinuou que Rosalba se elegeu senadora simplesmente pensando nessa eleição para o governo. Segundo a ex-governadora, a adversária está usando o Senado como "um trampolim para chegar ao governo". "Essa tática de usar o Senado vai acabar, pois Iberê Ferreira de Souza vai vencer a eleição", afirmou.A ex-governadora também insinuou que a senadora Rosalba é manipulada pelo marido, Carlos Augusto Rosado. "Eu sou mulher, mas nunca usei minha fragilidade de mulher para me esconder atrás dos outros. Sempre tomei minhas decisões. Uma mulher de verdade tem que tomar a frente do que faz. A imagem que deixei é de alguém que trabalhou", alfinetou.


Apesar das críticas, a candidata prometeu uma campanha propositiva. Ela disse que discutirá a participação do povo no Senado. Entre as discussões que Wilma pretende travar no Senado estão as reformas política e tributária. Além disso, ela prometeu articular em Brasília para trazer obras estruturantes para o Estado

Nenhum comentário: