domingo, 2 de outubro de 2011

Viçosa: Entrevista com Anastácio do PT






O blog o Mura de Riacho da Cruz realizou entrevista com Anastácio, presidente do PT de Viçosa. Na entrevista Anastácio fala sobre a conjuntura Política de Viçosa, avaliação do legislativo e Executivo, da possibilidade de ocupar uma cadeira na câmara municipal, dos recursos que Viçosa recebe do Governo Federal etc.



Mural: Quem é Anastácio



Anastácio. Companheiro André, eu sou um cidadão com formação acadêmica básica, mas consciente e com anseio de transformações sociais mais justas para nossa sociedade iniciando na política por ser inconformado com as injustiças sociais e com a política conservadora e viciada existente no sistema atual. E acredito que só com política séria é que podemos transformar não só Viçosa mais o mundo como um todo. Por essas e outras razões é que tivemos a iniciativa de fundarmos o Partido dos Trabalhadores – PT, em nosso município.



Mural: Como você avalia a conjuntura Política de Viçosa?



Mural: Olha André, Viçosa hoje tem seis partidos políticos, mas só o Partido dos Trabalhadores – PT faz oposição à gestão atual. Acredito eu, que seja necessário uma mudança dando o direito de voz e voto aos cidadãos viçosenses, pois já são dezesseis anos que um mesmo sistema comanda a nossa cidade. E é necessário que se tenha alguém para cobrar as falhas, sem desconsiderar o fato de que todos somos passíveis de erros, mas com o dever de praticar mais acertos pois o estado existe para atender a sociedade, partindo do individual para o coletivo. Quanto aos eleitores está sendo dada a eles a oportunidade de escolha e que de fato acontecerá através das próximas eleições, momento em que eles que terão o direito de decidir se querem ou não que o Partido dos Trabalhadores - PT continue com esse trabalho, no qual se busca implantar a democracia através da equidade Social.



Mural: quais os projetos apresentados pelos vereadores de Viçosa nos últimos Três anos?



Anastácio: André, pra ser sincero eu não conheço projetos de lei que tenham sido apresentados por nossos representantes ao governo municipal. Fato este, que deveria motivar toda a sociedade viçosense a refletir e ver que precisamos mudar esse legislativo. Afinal são eles que fazem as leis municipais. E pra ser sincero, nem mesmo como cidadão, tenho conhecimento de nenhum requerimento apresentado e/ou enviado pelos nossos parlamentares a quem de direito. Sendo assim acho que eles deveriam divulgar o que fazem. Pois não existe no município nenhum tipo de divulgação de suas atividades e dos seus trabalhos realizados.



Mural: Como você avalia o legislativo de Viçosa?



Anastácio: Muito fraco, pois, sabemos que a cada dois anos deve ser realizada a eleição para presidente do legislativo. Porém em Viçosa/RN temos uma mesma pessoa que exerce o cargo de Presidente da Câmara exatamente há sete anos que é também o mesmo período do mandato da atual gestão municipal local, sem dar oportunidade a outros cidadãos de concorrer para exercer o cargo ora citado.



Mural: Como você avalia o executivo de Viçosas?



Anastácio: Regular, pois, temos tudo pra ser pelo menos bom. Para isso bastava apenas que os colaboradores contratados, terceirizados e/ou concursados da atual gestão, na sua maioria vindo de municípios próximo, tivessem residência fixa, permanecendo mais tempo no município ficando assim mais disponíveis para receber e atender, dentro de suas atribuições e possibilidades as necessidades da comunidade viçosense.



Mural: Você publicou em seu blog que o mercado público de viçosa está com a estrutura física comprometida e abandonado pelo poder público. Como se encontra realmente o mercado público de viçosa? E o que o poder público tem feito até o momento em relação à reforma do mercado?



Anastácio: A mais ou menos 15 anos o mesmo vem sendo subutilizado e sem nenhuma manutenção. E o que o poder público tem feito? Como cidadão não sei dizer, pois nada até o momento foi divulgado sobre qualquer atividade em prol da melhoria daquele espaço.



Mural: Em uma entrevista que o ex-prefeito Toinho do Miragem concedeu, ele informou que tem uma Secretaria ao seu dispor, caso você se torne seu aliado político. Existe a possibilidade de você e o ex-prefeito Toinho do Miragem dividirem o mesmo palanque em 2012?



Anastácio: Olha André, eu poderia ate aceitar se eu não conhecesse como funciona o sistema por aqui, Por exemplo, no que tange aos secretários, filhos de Viçosa/RN, não é dado autonomia e nem poder de decisão. Por isso não vislumbro essa aliança. E embora não tenha nada contra a pessoa do ex- prefeito não concordo com sua maneira de administrar quando ocupa um cargo político. Pois é visível a sua uma insegurança diante da possibilidade de um povo esclarecido e preparado politicamente o que vai contra a sua visão centralizadora e controladora.



Mural: Se Toinho do Miragem lhe convidasse para compor a chapa majoritária, você aceitaria ser o candidato a vice prefeito dele?



Anastácio: Infelizmente André isso em Viçosa/RN é quase impossível, pois a cadeira de vice- prefeito em Viçosa/RN vem passando de mão em mão dos ex prefeitos.



Mural: Você se considera o nome mais forte da oposição em Viçosa?



Anastácio: Olha André, eu não me considero o nome mais forte da oposição, pois na verdade a oposição que se faz à atual gestão é partidária através do Partido dos Trabalhadores – PT, no qual eu sou Presidente. Realizando a administração com a participação de todos os filiados. Inclusive vale ressaltar que representamos um partido que não tem a prática da política individualista haja vista sermos do povo e para o povo.



Mural: Raimundo e Américo eram da oposição integrante do PT e agora estão aliados a base da prefeita Maria José. Como você ver a liderança de Raimundo e Américo em viçosa?


Anastácio: Partindo do princípio de que nós, enquanto partido e cidadãos, somos democráticos consideramos normal o desejo de querer se filiar ou não a um partido. Quanto à liderança de ambos prefiro não pré julgar, pois oportunidades virão para todos, assim como a responsabilidade de desempenhar os seus papéis. Agora o que esperamos de toda e qualquer pessoa que vislumbre um cargo político é que ela tenha não só o compromisso, mas também o comprometimento com o povo que tem o poder de voto assim como o direito e o dever de exigir dos seus representantes junto ao estado, trabalhos com resultados positivos voltados para a sociedade como um todo.



Mural: Você é candidato pelo PT ao executivo de Viçosa em 2012?

Anastácio: Eu não, mas o partido está buscando a indicação de algum dos filiados para tal.



Mural: Será candidato ao legislativo de Viçosa em 2012?



Anastácio: Sim, serei candidato a vereador. Tenho como proposta exercer o mandato, (se eleito for por Viçosa/RN) voltado para o nosso povo. Estou disposto a representá-lo, pois acredito que só mudamos nossa realidade com projetos e políticas públicas com base na interação povo e estado. Com certeza não me faltará coragem para defender os direitos desse povo na tribuna da Câmara Municipal de Viçosa/RN



Mural: Viçosa tem crescido nos últimos anos em termos de estrutura física, praças, casas populares dentre outras construções, e isso é notório na visão de quem visita a cidade. Como você tem avaliado esse crescimento urbano de Viçosa/RN, e em sua opinião quais os setores que merece mais investimentos por parte do poder público?



Anastácio: Na verdade esse crescimento não é privilégio do município de Viçosa/RN, pois o governo federal tem investido fortemente nas políticas públicas (saúde, educação, habitação, cultura e etc.) através dos seus ministérios. Podemos citar o investimento de recursos federais em Viçosa/RN com a construção de um hospital, mais um Posto de Saúde, implantação do sistema de saneamento básico (Ministério da Saúde), a construção de uma creche (Ministério da Educação), a construção de várias praças publicas e casas populares (Ministério das Cidades). Então se conclui que o crescimento urbano de Viçosa não é mérito só do governo municipal que administra, mas também do repasse de recursos do governo federal para o mesmo beneficiando o cidadão viçosense. O maior investimento deve ser feito na área da educação, pois a partir do investimento na criança desde a fase pré-escolar até a universidade podemos, mesmo que gradativamente, acabar com cultura do voto de cabresto ainda presente na nossa realidade.



Mural: o que o povo de viçosa pode esperar de Anastácio?



Anastácio: Quando me tornar um homem público, no momento oportuno, conduzirei a nossa bandeira, pois represento o Partido dos Trabalhadores - PT, de que do povo viemos, do povo seremos e para o povo trabalharemos


Nenhum comentário: