Confirmada primeira morte por gripe A
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) confirmou, nesta segunda-feira, 24, a primeira morte por gripe A no Rio Grande do Norte.De acordo com a Sesap, tratou-se de uma pessoa que faleceu no último dia 15, no Hospital Walfredo Gurgel, tendo dado entrada pelo pronto socorro Clóvis Sarinho no dia 14. A assessoria de imprensa da Sesap disse que não podia revelar o nome nem a origem da vítima. Afirmou apenas que a pessoa não era da região Oeste.
A Sesap informou que o paciente deu entrada com complicações respiratórias depois de ter passado três vezes pela unidade básica de saúde de sua cidade. De acordo com o relatório da ficha clínica do paciente, os primeiros sintomas apareceram no dia 7 deste mês e o agravamento no dia 11. No dia 14, na ficha de internação, consta um quadro de pneumonia acompanhada de tromboembolismo pulmonar e todos os procedimentos foram tomados, como providência de ventilação mecânica, coleta de secreção nasofaríngea para exames, além de outros procedimentos próprios para o quadro.
De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, com a chegada dos últimos laudos pode-se confirmar a transmissão sustentada do vírus H1N1 no Estado, ou seja, o vírus da gripe A já circula no Rio Grande do Norte.
Dos seis últimos laudos, metade refere-se a pessoas que não saíram do Rio Grande do Norte e nem tiveram contato com quem viajou para áreas onde há a livre circulação do vírus da Influenza A. "Tínhamos que ter a certeza dos exames para poder afirmar a transmissão sustentada aqui no Estado", afirmou Juliana Araújo. O atual quadro da gripe no Estado é o seguinte: 31 confirmados; 42 descartados e um óbito. Seis pessoas se encontram internadas em Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário