sexta-feira, 30 de abril de 2010

PARABÉNS TRABALHADORES

Neste primeiro de maio
Reconhecimentos vários
Devem ser manifestados
A todos os operários
Desde o mais subordinado
Até o mais graduado
Todos tem os seus valores
Em toda e qualquer paragem
São dignos de homenagem
Parabéns Trabalhadores.

Trabalhadores merecem
Maior valorização
Apreço, apoio e respeito
Elogio e gratidão
Tendo ou não tendo sucesso
Então sendo do progresso
Os impulsionadores
Em quaisquer classes ou níveis
Vocês são imprescindíveis
Parabéns Trabalhadores.

Artesãos, comerciários
Camelôs, comerciantes
Engraxates, vigilantes
Agentes comunitários
Garis, bibliotecários
Tratoristas, pescadores
Mecânicos, agricultores
Atendentes, enfermeiras
Domésticas e lavadeiras
Parabéns Trabalhadores.

Garçons e eletricistas
Motoboys, policiais
Barnabés, oficiais
Arquitetos, motoristas
Cabelereiros, frentistas
Magarefes, promotores
Peões, investigadores
Carcereiros, delegados
Juízes, advogados
Parabéns Trabalhadores.

Detetives, petroleiros
Almoxarifes, dentistas
Jornaleiros, jornalistas
Artistas, caminhoneiros
Mascates, médicos, pedreiros
Psicológos e pintores
ASGs, professores
Diretores, secretários
Técnicos, guardas e bancários
Parabéns Trabalhadores.

Alfaiates, costureiras
Farmacêuticos e gerentes
Contabilistas, agentes
Oleiros e sacoleiras
Garçonetes, cozinheiras
Repórteres e redatores
Controlistas, locutores
Motoqueiros, carroceiros
Seguranças e vaqueiros
Biscateiros e coveiros
Sapateiros e padeiros
Carteiros e mensageiros
Parabéns Trabalhadores.

Autor: Zé Bezerra

quinta-feira, 29 de abril de 2010

LULA É ELEITO O LÍDER MAIS INFLUENTE DO MUNDO

E-mail Imprimir PDF

O programa Bolsa Família é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito nesta quinta-feira (29) pela edição norte-americana da revista "Time” como o líder mais influente do mundo. Segundo empresas especializadas em comunicação, a Time é hoje a revista semanal de maior circulação do planeta.


Lula encabeça o ranking de 25 nomes e é seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.


No perfil escrito pelo cineasta Michael Moore, o programa Fome Zero ( substituído pelo Bolsa Família) é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”. A história de vida de Lula também é ressaltada por Moore, que chama o presidente brasileiro de “verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina”.


A revista lembra quando Lula, aos 25 anos, perdeu sua primeira esposa, Maria, grávida de oito meses, pelo fato dos dois não terem acesso a um plano de saúde decente. Ironizando, Moore dá um recado aos bilionários do mundo: “deixem os povos terem bons cuidados de saúde e eles causarão muito menos problemas para vocês”.


A lista mostra os 100 nomes de pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas –líderes da esfera pública e privada, heróis, artistas, pensadores, entre outros.

Fonte: PT Nacional - Visite o seu Portal de Notícias.



Estados e municípios recebem recursos para educação


Quando há queda no repasse do FPM ou de algum recurso da União, os prefeitos gritam nos quatro cantos a notícia, colocando toda culpa da ingerência pública nas costas do Governo Federal. Acho estranho, no entanto, que quando o FPM tem um significativo aumento ou o governo repassa novos recursos a essas mesmas prefeituras, não se vê nenhum prefeito anunciando que está com "o dinheiro em caixa" para ser aplicado nas áreas a que se destinam. É o caso dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No último dia 1º, quase cem milhões de reais foram transferidos pelo FNDE a estados e municípios. Os recursos, que somam R$ 99.265.015,21, foram destinados aos programas Caminho da Escola, ProInfância, Plano de Ações Articuladas (PAR) e Brasil Alfabetizado. Os valores recebidos por cada estado e município podem ser conferidos pela
internet.

A liberações de recursos para a compra de mobiliários e equipamentos para escolas de educação infantil, de ônibus escolares e de acervos de livros em Braille para o ensino fundamental foram enviados R$ 92.109.137,71. Esse recurso também contempla municípios que estão construindo novas creches.

No total, 309 municípios foram contemplados, sendo 11 municípios de Alagoas; um do Amapá; 16 da Bahia; nove do Ceará; um do Espírito Santo, oito de Goiás; 28 do Maranhão; 23 de Minas Gerais; cinco de Mato Grosso do Sul; 12 de Mato Grosso; 18 do Pará; 17 da Paraíba; 14 de Pernambuco; 21 do Piauí; 19 do Paraná; dois do Rio de Janeiro; 22 do Rio Grande do Norte; dois de Roraima; 14 do Rio Grande do Sul; 16 de Santa Catarina; sete de Sergipe; 34 de São Paulo e nove de Tocantins.

O mais interessante é que a maioria dos gestores públicos municipais, além de não informar a seus munícipes acerca da entrada e, principalmente do destino desses recursos, quando os aplica em "benefício do povo" ainda faz a maior autopropaganda ,como se a autoria desse benfício fosse inteiramente sua. E sabe o que é pior? Ainda tem gente que acredita!

Sem ódio, mas com nojo

No dia 5 de outubro de 1988, ao discursar na promulgação da Constituição, o velho Ulysses Guimarães, que jamais foi um esquerdista, disse que tinha “ódio e nojo” da ditadura. Disse ele:

-Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações, principalmente na América Latina.

autoritário como insuscetíveis de terem sido acolhidos pela nova ordem democrática que se consolidou naquela Carta, o Ministro Eros Grau apagou as palavras de Ulysses Guimarães.

A Constituição brasileira, para o ministro Grau, não tem ódio e nem Hoje, ao relatar a ação da OAB que apontava os crimes de tortura e assassinato políticos cometidos no regime sequer nojo da ditadura, das torturas e mortes que, em nome do Estado, vitimaram brasileiros. E não se diga que elas foram praticadas em situação de guerra, porque fizeram tombar brasileiros que nunca puseram a mão em uma arma, mas que foram sequestrados, seviciados, assassinados e nem mesmo seus restos mortais têm direito a uma lápide onde seus filhos possam colocar uma flor, como é o caso de Rubens Paiva.

Poderia não ter ódio, porque os homens podem ter a grandeza de não odiar, tantos anos depois. O ódio, tão velho, poderia nos fazer pequenos, mesquinhos e maus. Mas o conhecimento da verdade, a revelação daqueles episódios, a responsabilização – ainda que fosse mais moral do que penal – de seus autores, esta precisa existir, sob pena de que este país carregue, eternamente, esta mancha moral em seu passado.

O voto do Ministro Eros Grau, porém, não padece pela falta do ódio a que Ullysses se referiu. O voto de Grau é pior, porque revoga o nojo à ditadura, à tortura, a violência covarde de quem tem todas as armas e poderes contra alguém amarrado, algemado, amordaçado. E este sentimento de nojo, ao contrário do de ódio, ao ser perdido, nos torna um espécie de cúmplices tardios daquela indignidade.

O pacto do esquecimento de uma anistia é político, não é moral. Não se quer levar os torturadores brasileiros ao mesmo que eles fizeram outros seres humanos passar. Nem mesmo é essencial que apodreçam os últimos anos de suas miseráveis vidas numa cela. Embora seja compreensível o sentimento de ódio de quem sofreu as mais bárbaras torturas, pode-se admitir que este seja um sentimento pessoal.

O nojo, não. O nojo, o asco, a repugnância, mais do que juríidicos – e por isso há o tipo penal de crimes hediondos – são sentimentos éticos e morais de uma sociedade que possui valores. A lei que promove ou acoberta a indignidade profunda, a desumanidade, apenas por isso, é indigna.

Os argumentos trazidos ao Supremo pela Ordem dos Advogados do Brasil não são antijurídicos. Pediu-se ao Supremo – e a Eros Grau, o relator – que diante das controvérsias das leis decidisse de que lado estava o bom Direito.

Torturar e assassinar a sangue frio não podem ser bom Direito. Nem bom, nem Direito.

Sua Excelência pode ser um constitucionalista. Pode ter sido, ele mesmo, um preso e torturado pelo regime militar. E é muito bom que não lhe tenha ódio, com o que não poderia ser juiz.

Mas é deplorável que não tenha nojo da tortura, da covardia, do assassinato, porque sem esse nojo não se pode ser bom juiz.

A falta de ódio poderia engrandece-lo; a falta de nojo o apequena.

Ainda restam juízes em Berlim, embora reste pouca esperança no país. O relatório e o voto de Eros Grau relativizam os crimes hediondos da tortura e do assassinato covarde. De agora em diante, há o entendimento de que a lei – porque a a Lei da Anistia é considerada legítima para fazê-lo – pode fazer com que eles jamais sejam considerados uma abjeção.

Sobram argumentos técnicos para justificar suas capitulação moral aos que foram jovens sonhadores, lutadores, que descobriram na maturidade quanto o status-quo lhes pode ser confortável

Mas lhes falta a capacidade para entender as palavras do velho Ulysses, que se seguiram àquela frase e que reproduzo aqui:

A coragem é a matéria-prima da civilização. Sem ela, o dever e as instituições perecem. Sem a coragem, as demais virtudes sucumbem na hora do perigo. Sem ela, não haveria a cruz, nem os evangelhos.(..)O Estado autoritário prendeu e exilou. A sociedade, com Teotônio Vilela, pela anistia, libertou e repatriou. A sociedade foi Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram.

terça-feira, 27 de abril de 2010

PSB anuncia hoje que Ciro não será candidato a Presidencia

O PSB anunciará hoje o sepultamento da candidatura do deputado federal Ciro Gomes à Presidência da República.
É um alívio para o PSB do Rio Grande do Norte, que nunca quis nem ouvir falar numa possível candidatura de Ciro ao Palácio do Planalto.
Caso Ciro fosse candidato a presidente, a pré-candidatura de Iberê Ferreira a governador perderia o apoio do PT.
É que o PT não poderia se coligar com o PSB, já que os dois partidos teriam candidaturas próprias à sucessão presidencial.
A tendência do PT, neste caso, seria migrar para a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo. Isso causaria sérios prejuizos à pré-candidatura de Iberê.
Com a candidatura de Ciro sepultada, PSB e PT poderão se coligar normalmente para o Governo do Estado.
Pela metade - Já em relação ao pleito proporcional, a coligação entre PSB e PT deverá ser pela metade.
Os dois partidos farão aliança para deputado federal.
Mas o mesmo não acontecerá na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa.
O PT já decidiu que não fará coligação com o PSB para deputado estadual.
Vai sair sozinho ou em última hipótese se aliar a partidos considerados nanicos.
O PT sabe que se fizer coligação com o PSB para deputado estadual corre o sério risco de ficar sem representante na Assembléia.
Enquete do Blog - Faltam apenas 28 dias

Na enquete que o blog criou ao lado podemos acompanhar uma verdadeira rejeição dos pre candidatos a deputados que já foram votados na cidade de Pau dos Ferros. Nomes como o de Getulio Rêgo, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho entre outros.Vemos o crescimento dos nomes novos como Zé Julio ocupando o primeiro lugar e demonstrando o que Pau dos Ferros e região já sabiam, depois o nome de Dr. Pio X que ainda não disse se vai ou não sair candidato, mas recebe o apoio popular ocupando a segunda colocação até o momento e também dispontando como nome novo o do jovem empresário Gustavo Fernandes que ocupa a terceira posição demonstrando que o povo cansou dos caciques politico que não tem mais o que contribuir com a região. Pelo visto os nomes novos ocuparão este espaços vago deixados por politicos que já tem mais de 24 anos sendo votado na região. è muito dificil a situação do atual deputado Raimundo Fernandes, é muito complicado a eleição de Getulio Rêgo. o povo demonstra que está cansado das velhas praticas politicas.esperamos para analisarmos melhor a enquete do Blog faltam 28 dias.
Assine o Jornal Folha Regional

segunda-feira, 26 de abril de 2010


Iberê recebeu o apoio da prefeita de Macaíba, Marília Dias (PMDB)


O apoio foi confirmado na manhã desta segunda-feira (26) em seu gabinete da Governadoria, quando a prefeita Marília Dias, acompanhada do deputado e líder do PMDB Henrique Alves e do deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), anunciou o apoio à pré-candidatura de Iberê na sucessão estadual.
Sobre o anúncio, Iberê ressaltou a importância de receber o apoio de uma importante liderança no Rio Grande do Norte. “Sempre tive um bom entendimento com a prefeita Marília e com o PMDB, o que foi selado hoje com o anúncio do apoio à minha candidatura”, acrescentou o governador.

Tu que das trevas cruéis da inconsciência,
Na escravidão mantendo-te por tua passividade,
És vítima;

Tu cuja vida em brancas nuvens passa,
Tu que só conheceste a desgraça,
A exploração e o suplício,
De cujo imenso sacrifício,
Do brutalizador trabalho,
Sem receber a justa recompensa,
Geraste as riquezas nacionais
Para fazerem-se de uns poucos gáudio e desperdício,
Nas mãos de impiedosa elite concentradas;

Tu cujo braço da nação é o sustentáculo,
Mas nem o direito de pensar te reconhecem
As classes dominantes;
Tu que em miséria física e mental
Imerso a existência passas,
Sem ter sequer consciência
Da cruel, atroz, imensa
Injustiça de que és vítima,
Do direito de livre e dignamente
Da vida percorrer os efêmeros caminhos;

Tu, irmão trabalhador sofrido,
Do explorador e de ti mesmo vítima,
Da tua inconsciência e apatia,
Que geram e aprofundam e ampliam
Os teus exploradores, a incutir-te,
A marteladas, idéias espúrias
De conformismo e deturpados,
Ideais padrões de vida;
Desperta, irmão, do teu nefasto sono,
Ouve da razão o grito a ecoar:
Teu é o destino, toma-o em tuas mãos,
Do livre pensamento e ação
Põe-te nos mares imensos a nadar.

Vence as vagas da massificação,
Da padronização do pensamento,
Dos injustificáveis, ilusórios caminhos
Que inculcam-te os teus dominadores.
Rompe os grilhões da exploração,
Mitiga as dores
Do teu brutalizado coração;
Depõe os senhores
Pretensos proprietários da nação.

Faz-te senhor da tua própria existência;
Tu és a maioria,
Tua é a força que dos homens move o mundo.
Desperto da inconsciência, teus direitos
De realizar-te plenamente como ser humano,
Ninguém, nem os mais altos suseranos
Do cruel imperialismo,
Deter-te poderá.

domingo, 25 de abril de 2010

APRENDA A FAZER A HORA

Você é servidor público
Faz seu serviço diário
O seu vínculo empregatício
O torna funcionário
Seja qual for a função
Você tem obrigação
De cumprir o seu dever
Para não ficar de fora
Aprenda a fazer a hora
Não espere acontecer.

Filie-se a um sindicato
A uma associação
Acredite bem na luta
Pela força da união
Veja que todas as classes
Sabem enfrentar os impasses
Vão em frente sem temer
Na busca pela melhora
Aprenda a fazer a hora
Não espere acontecer.


Faça cursos, treinamentos
Pra melhorar seu serviço
Desempenhe sua função
Com vontade e compromisso
Atenda bem as pessoas
Sejam elas ruins ou boas
Prime pelo seu dever
Assim ninguém lhe ignora
Aprenda a fazer a hora
Não espere acontecer.


Tenha boa autoestima
A frente do seu trabalho
Sem dar vez ao "faz-de-conta"
Evitando o "quebra-galho"
Nesse contexto atual
O bom profissional
Sua tendência é crescer
Por isso você agora
Aprenda a fazer a hora
Não espere acontecer.


Exercite a profissão
Com doação e amor
Pense em si e nos outros
Ao que faz dê valor
Sem indivdualismo
Não dê vez ao comodismo
Plante cedo pra colher
Não faça um sonho ir embora
Aprenda a fazer a hora
Não espere acontecer.


Servidor do município
Do estado e do país
Sem perspectiva e luta
Não dá para ser feliz
No tempo áureo ou na crise
Cada um se organize
Pra melhor fazer valer
Seus direitos sem demora
Aprenda a fazer a hora
Não espere acontecer.

Fátima diz que visita de Serra ao RN foi "brincadeira de mau gosto"

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) classificou como “brincadeira de mau gosto” as declarações do pré-candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, que durante visita ontem a Natal se proclamou como o “político que mais fez pelo Nordeste”.

Fátima disse que a afirmação de Serra era fruto do “delírio pré-eleitoral” e da “amnésia” do tucano sobre o “desastre de oito anos do governo do PSDB para o Rio Grande do Norte”.

“O ex-ministro de FHC tinha era que dar explicações sobre as obras paralisadas que [os tucanos] deixaram por aqui, como o viaduto de Parnamirim, a ponte de Jucurutu, a BR 405 e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante”, declarou a petista.

Durante sua rápida passagem pela capital potiguar, Serra tentou demonstrar afinidade com o Nordeste e, em todas as entrevistas, repetiu que, quando ocupou as pastas do Planejamento e da Saúde nas duas gestões de FHC, trouxe várias obras para a região e para o Rio Grande do Norte.

José Serra citou o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante como exemplo de obra “essencial” para o Estado, mas lamentou o fato da construção estar “se arrastando”.

“É bom lembrar que Serra foi ministro do Planejamento e, durante sua gestão, não liberou nenhum tostão para as obras do aeroporto”, retrucou Fátima Bezerra.

Para a petista, Serra estaria tentando desviar a atenção da população norte-rio-grandense sobre as “realizações” do governo Lula no Estado.

“O governo Lula tem motivos para se orgulhar do que vem fazendo pelo RN. É só ver a recuperação das estradas federais, a duplicação da BR 101, a ampliação do Porto-Ilha, o terminal-pesqueiro, a recuperação e ampliação da UFRN, a criação da UFERSA, a expansão dos IFERNs (antigos CEFETs), que hoje estão espalhados em todas as regiões do Estado, o Bolsa Família, o PROUNI, o apoio à agricultura familiar, a geração de empregos, o aumento do salário mínimo, os investimentos em saneamento básico, a Refinaria Clara Camarão, ampliação do Porto de Natal, Programa Minha Casa Minha Vida”, comentou, enumerando programas e obras do governo federal.

De acordo com Fátima, a aprovação popular de quase 90% ao governo Lula, atestada pelas pesquisas de opinião, “não é por acaso”. “Só não vê quem vem ao RN fazer piada. Espero que, da próxima vez, o ex-ministro de FHC venha ao Estado falar sério. Talvez assim, seja levado a sério”, ironizou.

sábado, 24 de abril de 2010

O médico Dr. Zé Julio visita o municipio de Viçosa e conversa com população sobre diabetes e Hipertensão

O médico Zé Julio está realizando nos municipios do alto oeste um trabalho que ele chama de prestação de serviço à população, algo que, de acordo com o médico ,não dá para realizar nos consultorios de forma detalhada , que é levar as informações sobre doenças tão sérias como diabetes e hipertensão.
Na tarde deste dia 23 Dr. Zé Julio esteve em Viçosa realizando esse trabalho a convite da associação cultural daquele municipio.Logo apos o médico atendeu algumas pessoas individualmente. O evento aconteceu na casa de Cultura de Viçosa.
participantes da palestra
Eudes, Anastacio e Dr. Zé Júlio
os organizadores do evento

quinta-feira, 22 de abril de 2010

CONVITE!

(associação cultural de desenvolvimento sustentável de viçosa - ACDSV) convida toda comunidade de Viçosa para participar de uma palestra com o médico Dr. Zé Julio sobre Hipertensão arterial, Diabetes e obesidade. Na ocasião, os participantes farão teste de glicemia , verificação da pressão arterial e consulta individual.
A palestra será neste dia 23/04, ás 5:00h da tarde na casa de Cultura, no centro da cidade.
Todos estão convidados!





PÓLO DO PT DO ALTO-OESTE REALIZOU ENCONTRO EM LUÍS GOMES




A convite do vereador Luciano Pinheiro, o Pólo do PT do alto-oeste realizou no dia de hoje um encontro na sua terra, a cidade de Luís Gomes. O mesmo contou com a presença de filiados de Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Água Nova, João Dias e Viçosa. Ainda marcaram presença o deputado estadual Fernando Mineiro, Júnior souto e Eduardo( representando o mandato da deputada Fátima Bezerra), a vereadora Lívia e o pré- candidato a deputado estadual Zé Júlio.

No encontro foi discutido sobre a candidatura de Dilma a presidência da república, sobre o cenário para as eleições a nível estadual e foi repassado informações sobre o sistema de filiações do partido, o sisfil. Como parte da programação da tarde, aconteceu a inauguração de pontos de cultura em comunidades rurais e a noite a reinauguração do museu cultural, com a implantação do cine mais cultura e apresentações de grupos culturais. Ao companheiro Luciano, parabéns pelo trabalho realizado e muito sucesso!!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Encontrão do Oeste de Apoio as Pré-candidaturas de Fátima Bezerra e Zé Júilo Será Realizado no Dia 08 de Maio no Portal da Serra em Portalegre

Será realizado no próximo dia 08 de maio no Hotel Portal da Serra - Portalegre - a partir das 09 horas da manhã, o I Encontrão do Oeste de Apoio as Pré-candidaturas de Fátima Bezerra (a deputada federal) e Zé Júlio (a deputado estadual).

O encontrão tem como objetivo reunir lideranças e apoiadores das pré-candidaturas de Fátima Bezerra e Zé Júlio onde a organização contará com a participação de mais de 300 representantes de trinta cidades da região oeste onde Fátima e Zé Júlio receberão apoios.

Na programação do Encontrão do Oeste constará uma palestra com Socióloga e Cientista Política, Brasília Ferreira Carlos, que vai falar sobre conjuntura política. Após a programação será servido um almoço de confraternização aos participantes.

Fotos: blog da folha patuense
Fátima Bezerra e Zé Júlio
Ser feliz é...

Hoje me dei um tempo para falar do que é ser feliz.
Há tantas coisas lindas para sentirmos quando
falamos da alegria de sermos felizes.
O ser feliz ocorre nos momentos mais simples,
e sempre vem acompanhado de ótimas gargalhadas.
Ser feliz é...
Antes de qualquer coisa, ser feliz é sorrir,
é sonhar, é chorar, é se emocionar...
Ser feliz é dar o braço ao amigo,
principalmente nas horas de maiores desgostos.
Podemos ser felizes e sorrir ao ouvir
a melodia de um pássaro cantando.
Ser feliz é correr descalço pela areia da praia,
apreciando a imensidão do mar.
Ser feliz é brincar com os filhos, com os netos,
receber um beijo e doar carinho.
Ser feliz é andar lado a lado com Deus,
nosso maior e verdadeiro amigo.
Ser feliz é encantar com o sorriso de uma criança,
que no berço descansa,
se emocionando com a nova vida que surge.
Ser feliz é sentir o perfume da flor,
e também o cheiro da terra depois da chuva.
Ser feliz não é andar com o bolso cheio de dinheiro,
é andar com o coração recheado de amor.
Ser feliz é descobrir a beleza do luar no infinito,
quando a noite chega trazendo junto o bailar das estrelas.
Ser feliz é entender que após a noite enluarada e estrelada,
a vida renasce no raiar de um novo dia.
Ser feliz é apreciar o nascer do sol,
e se encantar com a majestosa beleza da aurora.
Ser feliz é sentir o abraço gostoso de quem amamos,
seja da família, seja do namorado(a), seja do amigo.
Ser feliz é acima de tudo ser você,
conviver com a dor e as lágrimas,
mas tirar de tudo isso o aprendizado
para que a esperança renasça dentro do coração,
afinal você é a razão da felicidade.
Que você seja feliz eternamente, e acredite,
que o ser feliz você encontrará nas coisas singelas da vida,
e que Deus lhe deu de presente.
A dinâmica promove a participação

A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados.

É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.


Ferramenta importante

A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem não deve ser, no entanto, absolutizada ou subestimada. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.

Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo você poderá, através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do indivíduo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto!


Recomendações

Para o trabalho com dinâmica ter um desenvolvimento pleno, é recomendável que os grupos tenham, no máximo, 20 participantes. Isto porém não impossibilita que se faça o uso dessa metodologia educacional em grupos maiores, em congressos, em seminários e outros.

Orientamos que nestes casos o coordenador divida o plenário em subgrupos para o desenvolvimento dos trabalhos e reúna o grupão nos momentos de socialização e de síntese.

Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, vídeo, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.

Em todo início de atividade (encontro) deve ser feito o “Contrato do Grupo”. Trata-se de uma discussão da pauta proposta, definição de normas internas do grupo, formação de equipes de trabalho e distribuição de tarefas. Quando se tratar de uma atividade menor, um debate por exemplo, deve-se definir com o grupo o horário de terminar a atividade, o que será possível realizar, o que já foi preestabelecido, o objetivo da atividade e a metodologia de abordagem

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dilma diz que tem credenciais para repetir resultados de Lula


PORTO ALEGRE (Reuters) - Ao ser provocada sobre a hipótese de não repetir os resultados do governo Lula, a pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, reagiu enumerando sua participação na administração federal.
"Eu tenho credenciais para dizer eu fiz. A troco de quê alguém faz melhor que eu, se não fez?", indagou Dilma.
Ela enumerou sua participação nos programas Luz para Todos, PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), Minha Casa Minha Vida e as medidas para a produção do petróleo da camada pré-sal. Citou ainda seu envolvimento nos reajustes e no aumento da abrangência do Bolsa Família.
A ex-ministra participou de um encontro com empresários nesta quinta-feira em Porto Alegre. Falou a uma platéia de 130 empresários, em um almoço organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em um discurso de cerca de 50 minutos, Dilma centrou no desempenho da economia. Enfatizou os resultados na criação de empregos e fez uma defesa das estratégias econômicas do governo Lula, políticas que teriam levado o país a uma "nova era de prosperidade". "As lideranças empresariais são pragmáticas e levam em conta as realizações. Quem no Brasil acredita em promessas? Temos um povo esperto. É preciso provar o que faz", disse a candidata.
Na sua avaliação, a atual administração teria "vencido a esfinge" ao enfrentar a situação de desigualdade e a estagnação que teria encontrado no país ao assumir o governo em 2003. Para Dilma, as políticas de inclusão social viabilizam a criação de um mercado consumidor que pode garantir a estabilidade interna e consolidar o Brasil como um país emergente.
"O que nos coloca como emergentes é, sobretudo, o fato de que 190 milhões de consumidores criam um fator de estabilidade interna", disse a ex-ministra. A pré-candidata do Planalto à sucessão presidencial apresentou alguns pontos que devem figurar como prioritários na pauta econômica de um possível novo governo. Para Dilma, é preciso incrementar a política industrial do país e ampliar as fontes de crédito para além do BNDES, incluindo bancos privados nacionais e estrangeiros no financiamento de investimentos.
Ela fez coro com a urgência da reforma tributária, mas alertou sobre a necessidade de mudanças em todas as esferas da tributação, incluindo o ICMS estadual. Na sua opinião, "chegou a hora" da reforma tributária, mas a discussão deve incluir um fundo de compensação para perdas dos Estados que terão redução na arrecadação. Na sexta-feira, Dilma terá compromissos em Caxias do Sul (RS) e no sábado retorna a Porto Alegre para encontro com movimentos sociais.
BLOG DA DILMA

Fátima Bezerra: Comissão especial do piso salarial dos Agentes de Saúde é criada




O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temmer, acatou o pedido da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e anunciou hoje, 14, a Comissão Especial que vai analisar o projeto de lei (PL 7495/06) que regulamentará o Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), proposta aprovada na emenda à Constituição EC 63.

Com a criação da Comissão Especial, os projetos apensados ao PL 7495/06 deverão ser analisados no máximo em 10 sessões, contadas após a instalação da Comissão. Os líderes partidários já estão indicando os 18 deputados que vão compor o colegiado.

Na próxima sexta-feira, 16, a deputada Fátima participa da abertura do 4º Congresso Nacional da Conacs (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias), em Caldas Novas, no Goiás, como convidada de honra da Confederação pelo trabalho que tem realizado para regulamentar o piso salarial nacional dos ACS e ACE.


Bancada do RN no Senado é a menos produtiva


A bancada do Rio Grande do Norte no Senado é a menos produtiva em termos de apresentação e aprovação de matérias de "impacto" (relevantes). É o que aponta um levantamento divulgado pela Transparência Brasil, que fez um estudo sobre o desempenho do Congresso Nacional desde 2003.
O estudo intitulado "Projeto Exelências" apontou que a bancada potiguar é a sétima mais produtiva na Câmara dos Deputados.
Na parte que avalia o desempenho das assembleias legislativas, o Estado aparece como um dos que têm um legislativo estadual sem divulgação do desempenho dos parlamentares. Mesma situação é colocada para Natal na parte que trata das câmaras municipais de capitais.
Os atuais senadores do Rio Grande do Norte apresentaram apenas 17 propostas. De acordo com o estudo, nenhuma delas foi aprovada. Já a bancada do Rio Grande Sul lidera com 372 proposições em sete anos, das quais 22 duas foram aprovadas. A bancada potiguar é a única com desempenho de 0% no índice da taxa de aprovação. Nas matérias tidas como de pouco ou nenhuma importância, o Rio Grande do Norte também aparece nas últimas posições com apenas 35 proposições.
É bom frisar que a atividade parlamentar não se resume à apresentação de matérias. Os senadores e deputados apresentam todos os anos emendas que podem resultar em obras nos estados, podem conseguir verbas nos ministérios para viabilizar projetos, entre outras questões. A bancada do Rio Grande do Norte já teve na atual legislatura um presidente do Congresso Nacional que comanda atualmente a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Garibaldi Filho (PMDB), tem o líder da oposição José Agripino (DEM) e tem a presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Rosalba Ciarlini (DEM).
Já entre os deputados federais potiguares foram 60 proposições, sendo apenas uma delas aprovada, com uma taxa de aprovação de 1,7%. Já o quesito matérias de pouca ou nenhuma relevância totaliza 16 projetos, dois deles aprovados.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Poder público deve pagar despesas de saúde, afirma STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu hoje que os cidadãos brasileiros têm amplos direitos à saúde, independentemente de terem condições de financiar medicamentos, tratamentos, exames de diagnósticos e até períodos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
De acordo com a decisão unânime do STF, quando o acesso aos remédios e tratamentos é negado, é legítimo que pacientes entrem com ações na Justiça pedindo que o poder público arque com os custos de tratamentos, inclusive os caros, como de câncer e doenças neurodegenerativas.
Na sessão de hoje, os ministros do Supremo confirmaram a validade de nove decisões do presidente da Corte, Gilmar Mendes, que recusaram pedidos de governos municipais, Estados e da União para que fossem desobrigados de pagar remédios, tratamentos e serviços de diagnósticos.
O STF julgou os casos dez meses após o tribunal ter promovido uma audiência pública para discutir a saúde no Brasil. Na ocasião, 49 especialistas discutiram temas como realização de cirurgias e tratamentos médicos no exterior, fornecimento de remédios, suplementos alimentares e próteses e criação de vagas em UTIs.
As ações analisadas pelo tribunal foram protocoladas na Justiça por pacientes portadores de doenças neurodegenerativas, leucemia, Alzheimer, diabetes tipo 1 e problemas cardíacos. Em todos os casos, foi determinado que o poder público arcasse com os custos dos tratamentos.
Em relação à paciente com leucemia linfocítica crônica, o tratamento quimioterápico consumiria R$ 162.707,16. Em uma outra ação analisada pelo tribunal, foi determinado ao Estado de Pernambuco que ajudasse o município de Petrolina a melhorar as condições de um hospital municipal.
Frequentemente o Judiciário é criticado quando determina que governos paguem os custos de tratamentos, medicamentos e construção de UTIs. Hoje, os ministros reafirmaram que os cidadãos têm direito amplo à saúde.
Normalmente, as ações são propostas pelos pacientes contra os municípios, unidades da federação onde estão as autoridades mais próximas aos doentes. Mas como o Sistema Único de Saúde (SUS) é integrado, há um entendimento corrente no Judiciário segundo o qual a responsabilidade deve ser solidária dos governos federal, estaduais e municipais.

terça-feira, 13 de abril de 2010


Serra e Dilma empatam em pesquisa Sensus

BRASÍLIA (Reuters) - Pesquisa do Instituto Sensus divulgada nesta terça-feira indica empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na sucessão presidencial de outubro.
A sondagem, encomendada e divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), mostra Serra com 32,7 por cento das intenções de voto e Dilma, com 32,4 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 por cento.
O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece com 10,1 por cento e a senadora Marina Silva (PV), com 8,1 por cento.
No cenário sem Ciro Gomes, Serra fica com 36,8 por cento, Dilma com 34,0 por cento e Marina, com 10,6 por cento.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 5 e 9 de abril em 136 municípios de 24 Estados.
No registro original da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constava outro contratante, o Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias) de São Paulo, segundo reportagem publicada no sábado pela Folha de S.Paulo. Segundo o jornal, o Sensus corrigiu o erro.
Existe ainda outra questão em relação à sondagem. Foi feito um pedido de impugnação à pesquisa apresentado pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), que informa já ter pré-candidato à eleição presidencial e reivindica participar da pesquisa. Seu presidente é Levy Fidelix. O caso está sendo analisado pelo ministro-relator Joelson Dias.
Em fevereiro, o Sensos divulgou a tradicional pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte. Na sondagem, Serra tinha 33,2 por cento e Dilma, 27,8 por cento. Ciro aparecia com 11,9 por cento e Marina com 6,8 por cento.
No mês passado, o Datafolha apontou vantagem de 9 pontos para Serra (36 por cento frente a 27 por cento).
(Reportagem de Raymond Colitt)

domingo, 11 de abril de 2010

Vereador Pôla Pinto destaca realização de Encontro do PT com Prefeitos e Vereadores de todo Estado

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, Pôla Pinto (PT) participou, na sexta-feira (9) em Natal de um Encontro Institucional com Prefeitos e Vereadores do Partido dos Trabalhadores. “Foi um encontro importante, onde foi discutido as ações do Governo Federal nos município do RN, e principalmente os desafios eleitorais do PT para este ano”,informou Pôla Pinto.
Pola Pinto

O Vereador petista disse ainda que o encontro serviu para orientar tanto os Vereadores como os Prefeitos do Partido para definir ações mais conjunto visando uma maior integração. “As experiências no âmbito do legislativo e no executivo podem ser trabalhadas de forma coletiva”, completou o petista.

PT DEFINE APOIO A CANDIDATURA DO PSB AO GOVERNO DO ESTADO

Hoje foi um dia onde o PT decidiu apoio ao pré-candidato ao governo do estado Iberê Ferreira de Souza. O encontro que definiu o apoio contou com a presença de aproximadamente 180 delegados que representaram as diversas correntes internas do PT. A grande maioria dos delegados votaram apoio a candidatura do PSB. Espero que o tempo diga que esta decisão foi acertada, pois sabemos que o PSB não foi muito interessante ao PT durante estes quase 08 anos.

O PT indicará o segundo nome para chapa do senado que fará dobradinha com o nome de Wilma, e terá varios nomes para disputa na proporcional que formarão chapa pura, ou seja, chapa sem aliança.

quinta-feira, 8 de abril de 2010


Ficamos sabendo que o município de Portalegre está pedindo sugestão a população em geral sobre a administração municipal, só que você dar sua sugestão sem identificação, segundo comentários em viçosa vai ser de forma diferente você vai dar sua sugestão, mas tem que deixar sua identificação, veja só você, a que ponto estamos chegando , enfim estamos todos encabrestados? Até numa consulta a população tem que deixar sua identificação o que será isso?Tão com medo do povo começar a se libertar.

OBS: O diretório municipal do PT orienta a toda a população em geral da nossa CIDADE que ao dar sua sugestão não se identifique. Afinal de conta estamos em uma Democracia.
A verdade é que o sistema de poder vende-se como eternidade, como se fosse eterno, disfarça-se de destino. O sistema de poder nos diz: a coisa é assim porque sempre foi e sempre será. O sistema de poder nos diz: amanhã é o outro nome de hoje e, portanto, convida-nos à obediência, à aceitação da humilhação como um modo de vida inevitável para a maioria da humanidade."

Dilma está melhor que a encomenda

Desde o início este blog recusou-se a entrar no discurso dominante de que Dilma seria “um poste” a ser carregado por Lula. E logo na primeira semana de pré-campanha, fora do Governo, Dilma mostrou que está muito longe de ser uma tecnocrata antipática e autoritária.

Hoje, em Minas, sua terra natal, já mostrou que tem jogo de cintura e bom humor. Provocada pelo entrevistador se poderia haver uma onde de votos “mistos”, para ela e para o candidato do PSDB ao Governo, Antonio Anastásia, apoiado por Aécio Neves. Ela disse que os políticos não podem decidir como o povo vai “montar” o seu voto.

-É possível que ocorra. Como houve o ‘Lulécio’, (pode haver) a ‘Dilmasia’. Eu acho até melhor a inversão, né? ‘Dilmasia’ é meio esquisito. Anastadilma, qualquer coisa assim”

Antes, a ex-ministra visitou a Escola Estadual Governador Milton Campos, antigo Colégio Central, no qual estudou em 1964. “Eu estudei no Estadual Central quando o Brasil fechou. Nós éramos muito rebeldes. Aqui era uma efervescência, vocês não imaginam”.

Os professores revivindicaram melhores salaários e ela não saiu pela tangente: “A gente fez o piso nacional do magistério apesar de todas as críticas. Eu acho que ainda não é suficiente”. Ela ontem já tinha atacado a política de repressão do Governo de São Paulo ao magistério: “nós repudiamos toda e qualquer violência policial cometida contra professores”.

E a garotada, sempre irreverente, cercou Dilma, pedindo para ela dançar o “rebolation”. Sem “perder o rebolado”, ela caiu na gargalhada e chamou todo mundo para a fotografia.

Acho melhor o Serra aprender o “rebolation”.

PS .Estou seguindo para o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, para ver como andam as coisas lá e ver em que se pode ajudar aquela comunidade que sofreu – e está sofrendo – com os desabamentos. Além de todo o pânico que as mais de 15 mortes causaram na comunidade, passaram às escuras as duas últimas madrugadas. Vou ver também os outros problemas do bairro, que está parcialmente sem transporte coletivo.

Brizola Neto

Controle Social – Controle social nas prefeituras


É dever da prefeitura informar a população, com clareza, sobre como é gasto o dinheiro público. A prefeitura deve prestar contas à população e publicar suas contas de forma simples em local visível e de fácil acesso para todos os cidadãos. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 48 e 49, a prefeitura deve, ainda, incentivar a participação popular na discussão de planos e orçamentos. E cabe a você, cidadão, fiscalizar se tudo isso está sendo feito.
De acordo com o art. 2º, Lei nº 9.452, de 20 de março de 1997 a prefeitura deve comunicar por escrito aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no município a chegada da verba federal em um prazo máximo de dois dias úteis. Caso esses deveres não estejam sendo cumpridos, o cidadão poderá acionar a Câmara Municipal que tem a obrigação de fiscalizar a prefeitura.
Os órgãos federais também devem comunicar às câmaras municipais as verbas transferidas aos municípios. Caso essa exigência não esteja sendo cumprida em seu município, a Controladoria-Geral da União (CGU) deve ser avisada. Exerça seus direitos, seja um fiscal da correta aplicação e gestão dos recursos públicos.
Observação: A CGU não é responsável por fiscalizar e controlar as verbas exclusivas dos municípios e estados. Neste caso, cabe aos Tribunais de Contas Estaduais e às Câmaras Municipais atuar para apurar as irregularidades que envolvam a utilização de recursos públicos dos estados e municípios. O Ministério Público Estadual também pode ser acionado para verificar situações em que os agentes públicos estaduais e municipais estejam possivelmente envolvidos com a aplicação indevida de recursos públicos.
A corrupção é um mal que afeta toda a sociedade

Pois arruína a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico dos países, corrói a dignidade dos cidadãos, deteriora o convívio social e compromete a vida das gerações atuais e futuras. A luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e de comportamento de cada cidadão, porque uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modificam. Isoladamente, pode parecer difícil, mas com o comprometimento e esforços de todos é possível detê-la. Para enfrentar essa batalha uma das principais armas é a educação. Apenas com a formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a ética, a moral, a cidadania e a honestidade, poderemos construir uma sociedade livre da corrupção. Outro fator relevante nesta batalha é a adoção de medidas que contribuam para a diminuição da burocracia judicial e para a melhoria dos serviços da Justiça, com o fim de tornar mais eficaz a punição de corruptos e corruptores. Esta visão estimula a criação de soluções possíveis de serem executadas, como a atuação preventiva por meio da mobilização e conscientização social. É extremamente importante conscientizar a juventude sobre as consequências dos vícios e das condutas desonestas. Partindo desta premissa e diante das dificuldades de se coibir práticas corruptas que estão arraigadas na sociedade brasileira, considerando que uma das soluções seria a atuação preventiva dos agentes sociais, deu-se início a uma campanha de mobilização e conscientização social. A campanha “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?” acredita na transformação pela educação e na conscientização das crianças e jovens como caminho para um Brasil mais justo e mais sério. É preciso, a partir de nossas próprias condutas diárias, dar o exemplo às novas gerações, mostrando a elas que ser ético vale a pena. Portanto, não podemos desanimar. Vamos juntos varrer a corrupção do nosso amado Brasil, pois um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima dela. Vista esta camisa: DIGA NÃO À CORRUPÇÃO!
REVOLUÇÃO SILENCIOSA

Últimamente vem tendo um certo amadurecimento sobre a realidade atual do Brasil. Estou lendo um livro sobre a sociedade polílita do nosso país nos anos de 1831 à 1832, o livro intitula-se "SOCIEDADES POLÍTICAS", escrito por Augustin Wernet, considerado um dos grandes historiadores sobre o passado de nossa história.O livro retrata o centro político que se dava entre a capital do país na época, que era o Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo, umas das grandes riquezas dos cafezeiros.O período da nossa história no livro se passa na época em que o império estava sendo ameaçado pelos grupos de fazendeiros que não estavam satisfeitos com a atitude que alguns conservadores estavam tomando no governo de Dom Pedro II.Foi num tempo em que as grandes revoluções de libertações de países estavam no auge.A revolução dos Estados Unidos, os movimentos revolucionários franceses que influenciaram o mundo naqueles dias. Estou chegando a uma conclusão que, estamos começando a dar os nossos primeiros passos em busca de nossa verdadeira liberdade agora, com o atual governo federal.Exemplos, temos de sobra para mostrar a todos. O nosso país hoje é respeitado no mundo inteiro. Nós, brasileiros, estamos mais do otimistas em progredir na vida. Já está provado que hoje o Brasil está muito melhor para viver do que outros países.Aos poucos o governo Lula está implantando uma revolução no país a moda da gente, passífica. Sem precisar destrui nossos irmãos e no entanto, sem precisar derramar sangue. Se continuarmos assim, com esse plano de governo que está dando certo, logo, logo estaremos nos igualhando com os padrões de vida dos americanos e da europa.
Governo lança medidas de segurança para o RN

O governador Iberê Ferreira de Souza apresentou ontem à sociedade um pacote de medidas direcionadas à área da segurança pública, que pretendem melhorar o policiamento em todo o Rio Grande do Norte. As medidas visam diminuir os índices de criminalidade.
Segundo anunciou o governador, existe um diagnóstico indicando um crescimento na violência, principalmente nos município do interior. "A marginalidade está migrando para outras cidades e precisamos combater o avanço das drogas, como o crack, por exemplo. Para isso, estamos remanejando policiais militares para melhorar os serviços", declarou Iberê Ferreira de Souza.
Segundo o governador, a partir de hoje as medidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado, o RN passará a contar com três comandos regionais de policiamento, sendo um em Mossoró, outro em Caicó e o terceiro em Santa Cruz.
"Além disso, o Comando Geral da Polícia Militar vai promover a reintegração de policiais que estão em desvio de função, atuando em áreas administrativas. Isso vai começar pela própria Governadoria. Já estamos fazendo um levantamento e vamos trazer de volta para o quartel o máximo de policiais possível", comentou o governador.
Iberê destacou também que atualmente existem municípios que contam com apenas dois policiais e a meta proposta é que pelo menos seis fiquem em cada cidade.
O pacote de medidas anunciadas estabelece nove pontos distintos. Um deles é a criação do Batalhão de Policiamento de Choque (BP Choque).
Iberê Ferreira de Souza também anunciou a efetivação do Comando do Policiamento Metropolitano. Outros pontos do pacote são a criação do 11º Batalhão da PM, em Macaíba; da 2ª Companhia Independente da PM, em João Câmara; a 4ª Companhia Independente, em Santa Cruz; criação do Regimento de Polícia Montada; da Companhia Independente de Policiamento Turístico; e Companhia Independente de Policiamento de Guardas.
DIVISÃO
O RN, com as novas medidas, será dividido em 15 Áreas Policiais Militares: Área Policial Militar I - Leste, com sede em Natal e composta de 12 bairros; Área Policial Militar II - Sul, com sede em Natal e composta de sete bairros; Área Policial Militar III - Norte, com sede em Natal e composta de sete bairros; Área Policial Militar IV - Oeste, com sede em Natal e composta de 10 bairros; Área Policial Militar V, com sede em Parnamirim e integrando quatro municípios; Área Policial Militar VI, com sede em Macaíba, integrando cinco municípios; Área Policial Militar VII, com sede em Nova Cruz, integrando 25 municípios; Área Policial Militar VIII, com sede em Santa Cruz, integrando 18 municípios; Área Policial Militar IX, com sede em João Câmara, integrando 19 municípios; Área Policial Militar X, com sede em Caicó, integrando 15 municípios; Área Policial Militar XI, com sede em Assú, integrando 14 municípios; Área Policial Militar XII, com sede em Currais Novos, integrando 10 municípios; Área Policial Militar XIII, com sede em Mossoró, integrando 14 municípios; Área Policial Militar XIV, com sede em Pau dos Ferros, integrando 35 municípios; e Área Policial Militar XV, com sede em Macau e integrando sete municípios.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Iberê Ferreira de Souza anuncia parte de seu secretariado

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) confirmou parte dos nomes que integrarão a sua equipe de auxiliares. Estão definidos os titulares das pastas de Turismo, Segurança e Defesa Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Comunicação, além do Gabinete Civil, Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e ainda Emater. Iberê Ferreira de Souza também criou a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa e nomeou o novo comandante da Polícia Militar, Coronel Francisco Canindé Araújo. Na pasta de Turismo, assume o administrador de empresas e ex-deputado federal Múcio Sá, substituindo Fernando Fernandes, que comandará a recém-lançada Secretaria Especial da Copa. Na Assessoria de Comunicação Social, a jornalista Juliana Celli ocupará o cargo de secretária. O engenheiro civil e publicitário Leopoldo Rosado é o novo secretário chefe da Casa Civil. Rosado foi durante três anos diretor da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN). Substituindo o governador Iberê Ferreira de Souza, que deixou o cargo para assumir o Governo do Estado, Lázaro Mangabeira, engenheiro civil, assumirá a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Mangabeira exerceu cargos na UsiMinas e na Companhia Siderúrgica de Tubarão (ES) e foi durante 8 anos diretor técnico-comercial da Codern.A Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social terá à frente o desembargador Cristóvam Praxedes. O novo secretário foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral, vice-presidente do Tribunal de Justiça e corregedor do TRE e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. No Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN, (EMATER), assume o engenheiro agrônomo Henderson Magalhães Abreu, ex-coordenador de Agricultura Irrigada da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte. José d'Arimatéia Fernandes, engenheiro civil, é o novo diretor geral do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens. Fernandes é conselheiro do Crea e do Conselho Estadual das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).Conheça os novos secretários do governo estadualGabinete Civil: Leopoldo Rosado, 49 anos, nascido em Mossoró, engenheiro civil e publicitário, ex-diretor administrativo da Codern (2003 - 2006).
Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos: Lázaro Mangabeira, 59 anos, nascido em Mossoró, engenheiro civil, exerceu cargos na UsiMinas e na Companhia Siderúrgica de Tubarão - Espírito Santo, foi durante 8 anos (1995-2003) diretor técnico-comercial da Codern. Secretaria de Segurança e Defesa Social: Cristóvam Praxedes, 70 anos, nascido em Taipu, desembargador aposentado. Foi presidente do Tribunal Eleitoral, vice-presidente do Tribunal de Justiça e corregedor do TRE e TJ.
Secretaria de Turismo: Múcio Sá, 58 anos, nascido em Mossoró, administrador de empresas, ex-deputado federal (1998-2002 / 2002-2004, quando assumiu suplência). Exerceu cargo de secretário estadual de Indústria e Comércio e Assuntos Institucionais. Secretaria de Comunicação Social: Juliana Celli, 27 anos, nascida em Natal, jornalista, durante três anos exerceu assessoria de imprensa do então vice-governador Iberê Ferreira de Souza. Exerceu cargos em diversos veículos de comunicação, incluindo a TV Ponta Negra.
Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa: Fernando Fernandes, 50 anos, empresário, formação em Comunicação Social, nascido em Natal, ex-secretário de Estado de Turismo, função que exerceu no período de 2007 a 2010. Emater: Henderson Magalhães Abreu, anos, é engenheiro agrônomo e especialista em manejo de pastagens. Foi coordenador de Agricultura Irrigada da Secretaria de Agricultura e Pecuária do RN.
Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER): José d'Arimatéia Fernandes, 56 anos, engenheiro civil, nascido em Acari. É conselheiro do Crea e do Conselho Estadual das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.
Professores do município estão em greveSeveriano Melo

- Os professores da rede municipal de ensino de Severiano Melo estão em greve desde o dia 4 do mês passado. Cobram do prefeito Silvestre Monteiro a implantação do Piso Nacional e Reforça no Plano de Cargo, Carreira e Salários. "Não tem sentido o professor secundaristas ganhar mais do que o professor com nível superior", reclama o professor Leonildo Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.Hoje, os professores vão realizar uma assembleia no Salão Paroquial da Igreja Católica. Segundo o sindicato, os professores aguardam uma proposta do prefeito Silvestre Monteiro o quanto antes, pois os dias estão se passando e tornando cada vez mais difícil a reposição das aulas. "A nossa preocupação é tanta que já pedimos ajuda do Ministério Público Estadual, no sentido de intermediar as negociações entre a categoria e o Executivo", diz.Além das reivindicações, o setor de educação em Severiano Melo tem vários problemas, como muitos professores fora das salas de aula e falta de infraestrutura adequada nas escolas. Sobre estes problemas, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Leonildo Oliveira, não quis comentar. Segundo ele, o município tem consciência do que existe e do que não existe.O município de Severiano Melo tem aproximadamente 1,4 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. São sete escolas paradas. Os professores querem que o prefeito Silvestre Monteiro cumpra o que determina a Legislação Nacional, que prevê a implantação do Piso Nacional para todos os professores. Para tanto, é preciso atualizar o Plano de Cargo, Carreira e Salários dos Servidores Públicos Municipais."Só que, ao invés de resolver a questão aprovando o plano, o prefeito Silvestre Monteiro apresentou uma proposta de atualização do PCCR prevendo um salário superior aos professores secundaristas melhor do que o previsto aos professores de nível superior. A medida, apresentada no dia 25 de março, na verdade é uma estratégia para reduzir o valor da folha, considerando que existem poucos professores secundaristas e muitos com nível superior.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PR rompe com Serra e PSDB e vai apoiar Dilma na campanha presidencial

Partido também vai apoiar a candidatura de Mercadante em São Paulo

Wanderley Preite Sobrinho, do R7
Aliado do governo estadual em São Paulo, do PSDB, o PR rompeu com o partido e seu pré-candidato a presidente da República, José Serra, e fechou aliança com o PT tanto em nível nacional quanto estadual.
Confira também
O partido, que também apoia a gestão de Gilberto Kassab (DEM), vai fazer parte da coligação que vai tentar eleger presidente a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o senador Aloizio Mercadante como governador do Estado. O fim do namoro com os tucanos vinha sendo costurado desde que Dilma ganhou fôlego nas pesquisas eleitorais e encostou em Serra. A decisão, no entanto, vinha sendo acertada desde a semana passada para o martelo ser finalmente batido nesta semana.
O anúncio oficial está previsto para ser feito às 15h da próxima segunda-feira (5), quando o PR faz uma festa nacional em Brasília para a posse de seu novo presidente, o ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, pré-candidato a governador por Amazonas. Na ocasião, as principais lideranças estaduais da legenda vão se unir aos caciques nacionais para referendar a aliança com os petistas, que deve se estender por várias campanhas estaduais do PR – uma das condições impostas pelo PT para fechar a aliança nacional. R7
BLOG DA DILMA

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Professores em greve esperam negociação com prefeitos

Professores da rede pública municipal dos municípios de Itaú e Severiano Melo estão com suas atividades suspensas desde a semana passada, quando foi rejeitada a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da educação. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Severiano Melo e Itaú (Sindsermis), Leonildes de Oliveira, a greve deverá prosseguir até que os prefeitos dos dois municípios apresentem nova proposta para acordo com os professores. Ao todo, 75 professores que participaram de uma assembléia geral no dia de ontem optaram por seguir com o movimento grevista. "Nós havíamos apresentado o projeto de reformulação do PCCS para os servidores, com base no plano nacional para a categoria, mas os prefeitos rejeitaram nossa proposta. Eles ficaram de apresentar nova proposta. Vamos aguardar e, se os servidores aceitarem, a greve poderá ser encerrada", disse o professor Leonildes.

Ele disse que além desses dois municípios que contam com uma única entidade sindical para negociar, outros municípios da região já começam a se mobilizar no sentido de ingressar no movimento pela reorganização nos planos de cargos dos servidores na educação. Segundo o sindicalista, na cidade de Rodolfo Fernandes existe uma movimentação por parte dos professores e demais servidores em educação no sentido de fazer com que a administração municipal se adéqüe a essa nova realidade.

"Esperamos sinceramente que as coisas possam ser resolvidas o quanto antes, mas caso não seja acordada nenhum proposta nesse sentido é possível que na próxima semana Rodolfo Fernandes e outros municípios possam aderir ao movimento", acrescentou o sindicalista.