quinta-feira, 8 de abril de 2010

Governo lança medidas de segurança para o RN

O governador Iberê Ferreira de Souza apresentou ontem à sociedade um pacote de medidas direcionadas à área da segurança pública, que pretendem melhorar o policiamento em todo o Rio Grande do Norte. As medidas visam diminuir os índices de criminalidade.
Segundo anunciou o governador, existe um diagnóstico indicando um crescimento na violência, principalmente nos município do interior. "A marginalidade está migrando para outras cidades e precisamos combater o avanço das drogas, como o crack, por exemplo. Para isso, estamos remanejando policiais militares para melhorar os serviços", declarou Iberê Ferreira de Souza.
Segundo o governador, a partir de hoje as medidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado, o RN passará a contar com três comandos regionais de policiamento, sendo um em Mossoró, outro em Caicó e o terceiro em Santa Cruz.
"Além disso, o Comando Geral da Polícia Militar vai promover a reintegração de policiais que estão em desvio de função, atuando em áreas administrativas. Isso vai começar pela própria Governadoria. Já estamos fazendo um levantamento e vamos trazer de volta para o quartel o máximo de policiais possível", comentou o governador.
Iberê destacou também que atualmente existem municípios que contam com apenas dois policiais e a meta proposta é que pelo menos seis fiquem em cada cidade.
O pacote de medidas anunciadas estabelece nove pontos distintos. Um deles é a criação do Batalhão de Policiamento de Choque (BP Choque).
Iberê Ferreira de Souza também anunciou a efetivação do Comando do Policiamento Metropolitano. Outros pontos do pacote são a criação do 11º Batalhão da PM, em Macaíba; da 2ª Companhia Independente da PM, em João Câmara; a 4ª Companhia Independente, em Santa Cruz; criação do Regimento de Polícia Montada; da Companhia Independente de Policiamento Turístico; e Companhia Independente de Policiamento de Guardas.
DIVISÃO
O RN, com as novas medidas, será dividido em 15 Áreas Policiais Militares: Área Policial Militar I - Leste, com sede em Natal e composta de 12 bairros; Área Policial Militar II - Sul, com sede em Natal e composta de sete bairros; Área Policial Militar III - Norte, com sede em Natal e composta de sete bairros; Área Policial Militar IV - Oeste, com sede em Natal e composta de 10 bairros; Área Policial Militar V, com sede em Parnamirim e integrando quatro municípios; Área Policial Militar VI, com sede em Macaíba, integrando cinco municípios; Área Policial Militar VII, com sede em Nova Cruz, integrando 25 municípios; Área Policial Militar VIII, com sede em Santa Cruz, integrando 18 municípios; Área Policial Militar IX, com sede em João Câmara, integrando 19 municípios; Área Policial Militar X, com sede em Caicó, integrando 15 municípios; Área Policial Militar XI, com sede em Assú, integrando 14 municípios; Área Policial Militar XII, com sede em Currais Novos, integrando 10 municípios; Área Policial Militar XIII, com sede em Mossoró, integrando 14 municípios; Área Policial Militar XIV, com sede em Pau dos Ferros, integrando 35 municípios; e Área Policial Militar XV, com sede em Macau e integrando sete municípios.

Nenhum comentário: