sexta-feira, 9 de julho de 2010


Pôla Pinto e o jornalista Ricardo Kotscho durante visita no Palácio do Planalto


Confesso que eu não sabia quem era Ricardo Kotscho. Mas fiquei sabendo.
No periodo de 2003 e 2004, durante três oportunidades que estive em Brasilia e no Palácio do Planalto meu tio Aldo Pinto, mim apresentou um senhor que ele chamava carinhoosamente de Ricardo.
Confesso que para mim era motivo de muita honra, pois o homem trabalhava no Palácio do Planalto. Em poucas conversas durante os três encontros fiquei curioso em saber quem era esse Ricardo. O homem era Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva e muito mais, é um grande repórter, jornalista e escritor e já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV), nas funções de repórter, editor, chefe de reportagem e diretor de redação. Foi correspondente na Europa nos anos 1970.
Ganhou os prêmios Esso, Herzog, Carlito Maia e Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem 19 livros publicados entre eles, “Do Golpe ao Planalto _ Uma vida de Repórter” (Companhia das Letras) e “A Prática da Reportagem” (Ática).
Confesso que eu não sabia quem era Ricardo Kotscho. Mas fiquei sabendo e passei a ler seus artigos e o livro “Do Golpe ao Planalto _ Uma vida de Repórter”. E diariamente leio seu blog “Balaio do Kotscho”. Olha o endereço: http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/

Nenhum comentário: