segunda-feira, 31 de maio de 2010

Programa incentiva trabalhador a tirar férias e viajar

Fazer turismo sempre foi considerado um certo privilégio reservado a pessoas com algum dinheiro e tempo livre. Para o trabalhador comum, o turismo sempre foi visto como um luxo que raramente coube no bolso. Um projeto lançado neste mês de maio pretende mudar esta realidade e permitir que o turismo esteja mais presente na cesta de produtos do assalariado.

O Férias do Trabalhador pode ser comparado a um clube de viagem. Com uma taxa de cadastro no valor de R$ 138,60 e mensalidades de R$ 69,80 estarão disponíveis aos associados sete diárias de hotéis em apartamento duplo, com café da manhã, em qualquer estado do Brasil. Para aderir ao clube, o trabalhador precisa ser sindicalizado e ter conta bancária, pois o pagamento da adesão e das parcelas será feito através de débito em conta corrente, ou através de cartão de crédito/débito.

Criado pelo Associação Brasileira de Cooperativas e Clubes de Turismo Social (Abrastur) e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, com apoio do Ministério do Turismo (Mtur), o Férias do Trabalhador já tem cinco operadoras credenciadas, cada uma com oferta de pelo menos 500 hotéis.

"Os produtos já estão sendo comercializados. O programa nos interessou por ser uma ação que estimula as viagens durante a baixa estação", explica Jurema Monteiro, coordenadora-geral de Apoio e Comercialização do MTur. A expectativa da Abrastur é que 500 mil famílias viajem através do Férias do Trabalhador num período de três anos. Outro detalhe do clube é não existir carência para a utilização das diárias. As únicas exigências são que as reservas sejam feitas com até 15 dias de antecedência e as diárias sejam utilizadas no prazo máximo de 24 meses.

Terceira Idade

O Férias do Trabalhador tem na sua concepção grande semelhança com outro programa de estímulo às viagens dentro do país lançado pelo Ministério do Turismo em 2007: o Viaja Mais Melhor Idade. Segundo Jurema Monteiro, desde que foi lançado, o Viaja Mais já registrou 310 mil pacotes turísticosvendidos para pessoas da terceira idade. "Os pacotes são criados pela iniciativa privada, do mesmo modo que o Férias do Trabalhador. O ministério apoia divulgando e também na estruturação dos roteiros", explica Jurema, ressaltando também a questão social envolvida nas duas iniciativas.

"Hoje em dia, a ideia de terceira idade é totalmente diferente, com pessoas bem ativas. O Viaja Mais tem produtos adaptados para este público e também que oferecem 50% de desconto nos pacotes para estes turistas acima de 60 anos. Existe um papel social nestas propostas", diz.

No Viaja Mais Melhor Idade, a novidade para este ano é o aumento no número de destinos para 35 opções.

Serviço

Férias do Trabalhador
www.feriasdotrabalhador.com.br
Viaja Mais Melhor Idade - www.viajamais.com.br

Por Juliana Cavalcanti, da redação do DIARIODENATAL

Nenhum comentário: