segunda-feira, 17 de maio de 2010

Viva a paz! Viva o Brasil que acredita na paz!

Esta madrugada no Brasil, manhã em Teerã, pode ser um dia histórico. O Irã, o Brasil e a Turquia devem anunciar um acordo pelo qual os iranianos concordam em enviar urânio semiprocessado para o exterior e recebê-lo de volta enriquecido para o uso em suas centrais elétricas nucleares.

Desaparece, com isso, o argumento norteamericano de que o Irã está desenvolvendo enriquecimento de urânio para armas nucleares, usado pelos Estados Unidos como argumento para uma escalada de sanções contra aquele país que todos sabemos tem objetivos bélicos, como as tais armas de destruição em massa serviram de pretexto contra o Iraque, ainda que não existissem.

Viva o nosso país que, contra toda a sabujice de nossa mídia e de nossa direita, soube projetar seu papel de liderança emergente e pacífica. Honra ao presidente Lula e ao Itamaraty, que souberam suportar o desdém, o pouco caso e a histeria da direita persistiu e chegou a este momento histórico, agindo com firmeza, equilíbrio e reserva, ao ponto da confirmação do acordo ter sido divulgada pela Turquia, através da agência oficial de notícias, a Anatólia, e não por nós.

Uma sincera saudação aos líderes iranianos que, embora tenham todo o direito a desenvolver sua tecnologia sem pedir licença a ninguém, tiveram a sensibilidade de ceder, firmando um acordo que, em nome de nossa honra, temos o compromisso de sermos os fiadores.

Viva a paz no mundo, entre os homens de todas as nacionalidades, etnias, religiões e ideologias, para os quais a disputa não passa pela morte nem pela destruição.

Um viva ao país que podemos, finalmente ser, para nós e para o mundo!

Nenhum comentário: