sábado, 27 de fevereiro de 2010


Lula diz que só "presta contas" sobre visita ao Irã ao povo brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira, que não tem de prestar contas sobre sua visita ao Irã, prevista para maio, "a não ser ao povo brasileiro".
"Não vejo nenhum problema em eu visitar o Irã e não terei de prestar contas a ninguém, a não ser ao povo brasileiro", disse o presidente, durante visita a El Salvador.O presidente havia sido questionado sobre o encontro que terá, na próxima semana em Brasília, com a secretária de Estado americano, Hillary Clinton - e se essa reunião poderia resultar numa mudança de postura do governo brasileiro em relação ao Irã.Segundo o presidente, a relação com os Estados Unidos é "soberana"."A relação americana é uma relação soberana. Eles visitam quem querem e eu visito quem eu quero dentro do respeito soberano de cada país", acrescentou Lula.
Acordo
O presidente Lula disse, no entanto, que "não concordará" com o governo iraniano, caso este decida ampliar seu programa nuclear para um enriquecimento de urânio acima de 20%."O Irã estará rompendo com o tratado que é feito por todos nós, nas Nações Unidas. E eu não poderia concordar", disse Lula.Há duas semanas o governo iraniano deu início a um processo de enriquecimento de urânio a 20%, ponto a partir do qual a criação de uma arma nuclear torna-se mais próxima.Desde então, diversos países, entre eles Estados Unidos e França, vêm defendendo uma nova rodada de sanções econômicas a Teerã.O governo brasileiro tem declarado ser contrário à idéia, com o argumento de que a medida dificultaria o diálogo com o Irã, resultando em um maior isolamento do país. O tema deverá se discutido durante a visita de Hillary ao Brasil.
Experiência brasileira
Considerado um discípulo de Lula em função da proximidade entre os dois governantes, Mauricio Funes ouviu de Lula uma série de sugestões sobre como replicar em El Salvador a "experiência brasileira".Lula disse que seu governo "assumiu o compromisso" de que, para construir casas populares, "tem de ter subsídio, sim" e anunciou a expansão do programa Minha Casa, Minha Vida para 1 milhão de novas casas.Segundo o presidente, o anúncio oficial será feito no final de março, durante o lançamento da 2ª versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).Ao lado de Lula, Funes se disse "preocupado" com o fato de que o presidente brasileiro não estará à frente do governo a partir de 2011."Estou torcendo para que a candidata do PT, Dilma Roussef, ganhe as eleições", disse o presidente salvadorenho.
Postado por jvsantos.blogspot.com
Henrique Alves confirma manobra para tirar PP de Robinson


O deputado federal Henrique Alves (PMDB) disse em entrevista à TV Ponta Negra que o PP deixará de ser comandado pelo deputado estadual Robinson Faria (PMN), presidente da Assembleia Legislativa.
O líder do PMDB na Câmara dos Deputados confirmou que articulou em nível nacional tanto para que ele ficasse com a legenda como para a perda anunciada ontem. "É um fato que o deputado Robinson sabe. Houve uma disputa entre ele e o ex-senador Fernando Bezerra para ficar com o comando do PP. Como Robinson ficaria conosco, estaria na base ajudei ele a ficar com o PP. Mas agora ele tomou uma decisão que respeito porque a gente tem que ficar onde se sente bem. Na hora que ele se deslocou para outra base, não faz sentido o PP, que tem um dos ministérios mais influentes do governo Lula, ficar na oposição", relatou.
De acordo com Henrique Alves, não faz sentido uma sigla que sustenta o governo Lula dar tempo de TV para a oposição no Rio Grande do Norte. "Esse partido tem um bom tempo de televisão. Não podemos dar tempo de TV para a oposição ficar falando mal do governo Lula. Não faz sentido. Não é coerente com o posicionamento político do partido", justificou.
O diretório estadual do PP deverá ser dissolvido em março e instalada uma comissão provisória formada por filiados que ficarão na base governista. "Todos os diretórios vão se vencer no dia nove de março. Se o PP estiver destinado a ficar na oposição, essa posição não será aceita e será formada uma convenção com aqueles que querem ficar na base do presidente Lula", acrescentou.
Fátima Bezerra comemora construção de creches em 36 cidades do RN


O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) está construindo mais 41 creches e pré-escolas públicas de educação infantil em 36 municípios do Rio Grande do Norte. Ao todo, estão sendo investidos um valor total de R$ 51.428.554,25. Desse montante, 50% já foi empenhado, o restante será repassado em duas parcelas de acordo com o andamento das obras. A deputada Fátima Bezerra comemora a informação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Fátima havia enviado ao presidente do FNDE, Daniel Balaban, em julho de 2009, um ofício solicitando a ampliação do Proinfância para vários municípios do Rio Grande do Norte. A maioria dos municípios apresentados pela deputada foram contemplados no plano de expansão do Programa.
Segundo a deputada, os recursos vão garantir também para as creches e pré-escolas construídas equipamentos e mobiliário como: mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões, bebedouros, entre outros.
Para Fátima, a medida é mais uma forma de "cuidar" das crianças e mães brasileiras. "Com o Proinfância, estamos contribuindo não só com a melhoria da educação pública oferecida a nossas crianças, mas também com a qualidade de vida das mulheres-mães que exercem uma tripla jornada de trabalho", enfatiza a deputada Fátima.
De acordo com o projeto do FNDE, as creches e escolas construídas terão em sua estrutura ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, como salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc. Todos os espaços devem estar adequados aos portadores de necessidades especiais.
Em 2009, o Proinfância quase dobrou o número de creches e pré-escolas construídas no RN entre 2007 (16) e 2008 (12). A expectativa do presidente do FNDE para este ano é de celebrar novos convênios para a construção de mais unidades em todo o Brasil.
Fundeb
A deputada Fátima Bezerra foi a relatora da lei (11.494/2007) que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundeb é formado com recursos provenientes das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Os recursos desse fundo financiam as ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública em todas as modalidades, como as abrangidas pelo Proinfância.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Candidatura" de Nélter a vice de Iberê é provocação a Garibaldi

Declaração do deputado estadual Nélter Queiroz provoca senador Garibaldi FilhoEnquanto várias lideranças já recusaram a vaga de vice da chapa que será encabeçada pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), na disputa pela sucessão estadual, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) manifestou desejo de ocupar a vaga. Ele afirmou ontem, em entrevista à TV União, que aceita ser o vice de Iberê, caso seja convidado.A afirmação de Nélter gerou um novo impasse no PMDB, que tinha decidido não formar coligação na disputa pelo governo. A intenção do partido, devido às divergências internas, é deixar seus filiados livres para apoiar qualquer candidatura. A participação de um peemedebista na majoritária estadual coloca os membros do partido automaticamente no palanque de Iberê, devido à lei de fidelidade partidária.Os planos de Nélter vão de encontro ao projeto político do senador Garibaldi Filho (PMDB), que pretende apoiar a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o governo do Estado. Se Nélter for o vice de Iberê, Garibaldi terá que pedir votos para o pessebista, principal adversário de Rosalba na disputa. A manifestação do deputado colocando seu nome à disposição para ser vice da chapa governista soou como provocação ao senador peemedebista.Caso a candidatura de Queiroz a vice seja viabilizada, o tempo do PMDB no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão também será usado em prol da candidatura governista. Mas se o PMDB ficar neutro na disputa pelo governo, o tempo do partido não poderá ser utilizado por nenhum dos candidatos. O acordo de Garibaldi com o presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, para deixar os filiados livres, já começou a ser questionado. Até então, nenhum peemedebista tinha se manifestado contra a decisão dos líderes. A união da legenda, mesmo diante das divergências, será ameaçada caso Nélter leve a proposta de ser vice de Iberê para as convenções.A divisão histórica do PMDB nacional chegou ao Rio Grande do Norte no final de 2008, quando a ala do partido ligada a Garibaldi começou a se aproximar da oposição e os liderados de Henrique se tornaram aliados do governo. A bancada peemedebista na Assembleia Legislativa (AL) se dividiu. Enquanto Nélter e Poti Júnior seguiram Henrique, Walter Alves e José Dias ficaram com Garibaldi.Depois da cisão peemedebista, Henrique e Garibaldi começaram a tentar atrair o apoio das lideranças do interior às suas respectivas tendências. Garibaldi pede o voto para Rosalba. Henrique quer o apoio a Iberê. O rompimento do acordo dos primos, relativo à participação do PMDB nas eleições deste ano, causaria uma disputa interna nas convenções partidárias, o que seria prejudicial para a candidatura dos enador Garibaldi Filho (PMDB) à reeleição.

PIADA

O MENINO PERGUNTA AO PAI...PAI

- A professora mandou fazer uma frase sobre economia e eu não sei nada disso.- Não se preocupe meu filho, vou te explicar de uma maneira bem simples,olhe:- Eu, que trago o dinheiro pra dentro de casa, sou o CAPITALISMO;- Sua mãe, que administra tudo, é o GOVERNO;- Nossa empregada, que faz o trabalho pesado, é a CLASSE OPERÁRIA;- Seu irmãozinho, o bebê, é o FUTURO DA NAÇÃO;- Você é o POVO.Então, o garoto inteligentemente foi dormir pensando em tudo aquilo.Quando era mais ou menos umas três da madrugada, o irmãozinho começou a chorar.O garoto então acordou e viu que o bebê estava todo sujo de cocô.O menino foi ao quarto dos pais e lá estava a mãe dormindo.Apesar de chamá-la com insistência, a mãe não acordava, pois dormia profundamente.Então foi ele procurar o pai pela casa e viu que ele estava no quarto da empregada, ‘afogando o ganso’.No outro dia tirou nota máxima em seu trabalho com esta frase:‘
O FUTURO DA NAÇÃO ESTÁ NA MERDA, PORQUE ENQUANTO O CAPITALISMO F*DE COM A CLASSE OPERÁRIA, O GOVERNO DORME, IGNORANDO OS APELOS INSISTENTES DO POVO.’
Governo entrega 15 veículos para municípios vencedores do Selo Unicef no Seridó


Acontece nessa sexta-feira, às 10h, na cidade de Caicó, a entrega dos 15 carros dos municípios da região do Seridó contemplados com o Selo Unicef. A solenidade acontecerá no Clube da Caern "Pingo D"água" e contará com as presenças da governadora Wilma de Faria, do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, do titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Gercino Saraiva, dos prefeitos das cidades contempladas e demais autoridades locais. Os veículos serão entregues para os municipios de Acari, Bodó, Currais Novos, Cruzeta, Equador, Ipueira, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, São Vicente, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino. Em breve serão entregues mais 28 carros, totalizando 43 automóveis que serão utilizados pelas prefeituras. Para alcançar o reconhecimento de uma organização como as Nações Unidas, o trabalho de melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes envolve ações nas mais diversas áreas, como educação, saúde e assistência social. Foi dessa forma que o município de Jardim do Seridó, a 224 km de Natal, conseguiu conquistar a credibilidade necessária para ganhar o Selo Unicef. "Esse resultado envolveu um conjunto de fatores, desde um trabalho de resgate da cultura entre as crianças e adolescentes, passando pela implantação de programas em parceria com o governo, como é o caso do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que beneficia cerca de 300 crianças, projetos de conscientização ambiental nas escolas, até o acompanhamento de gestantes pela unidade de saúde", relata o prefeito da cidade, Jocimar Dantas. Segundo ele, as parcerias firmadas com o Governo do Estado e com o Governo Federal também foram fatores fundamentais para o êxito das políticas públicas destinadas a essa parcela da sociedade. "O trabalho de assistência do Meios à creches de educação infantil e o programa do leite, que é importante para a complementação alimentar, são ações que merecem destaque", ressalta. Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Adultos de 30 a 39 anos também vão receber vacina contra a gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou hoje (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias). De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória. “Em novembro, quando fizemos a compra da vacina, houve um aumento de oferta no mercado internacional. Sobrou vacina e pudemos ter acesso a um número de doses maior”, explicou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas”, acrescentou. A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados. A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país.Da Agência Brasil
TRE/RN firma parceria com a PF para coibir crimes eleitorais em 2010


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e a Polícia Federal farão um trabalho preventivo para coibir a prática de crimes no pleito deste ano.
Anteontem, o presidente da Corte, desembargador Expedito Ferreira de Souza, recebeu os delegados federais Sandro Caron e Asdrúbal Araújo, em um contato prévio para obtenção de dados necessários à elaboração do planejamento de ações integradas entre as duas instituições. Da reunião também participou o corregedor regional eleitoral, desembargador Cláudio Santos, e assessores da Presidência. Caron, delegado regional executivo, e Araújo, chefe da Delegacia de Defesa Institucional da PF no Estado, destacaram que todo o efetivo da instituição estará disponível para o trabalho durante as fases anteriores e da campanha propriamente dita. "Pretendemos prestar o melhor apoio possível para a tranquilidade e segurança das eleições", frisou Caron.
Ao final do encontro, o presidente do TRE/RN adiantou a linha de trabalho no quesito segurança. "Vamos combater a prática do caixa dois, com ações preventivas, monitoramento, filmagem, e os meios legais para inibir a prática de crimes eleitorais", adiantou o desembargador Expedito Ferreira de Souza.
Ele salientou, ainda, que o trabalho de cooperação entre o Tribunal e a Polícia Federal tem se intensificado a cada eleição, de forma cada vez mais profissional e produtiva.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


A lei e a prática. Reflita um pouquinho


A lei é um intrumento normativo que define regras a serem cumpridas. As leis são ferramentadas apreciadas e aprovadas nas casas legislativas de um modo geral. Há um ditado que diz que lei se cumpre, não se questiona. De acordo com esta discussão, que tal observarmos o artigo 196 da Cosntituição Federal de 1988, que diz: "Saúde é um direito de todos e um dever do estado" Que tal olharmos para a lei 8.080/90 no seu artigo 7º, inciso IV que diz: "Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie" E aí, o que você acha destes artigos? No papel é bonitinho, né? Na prática, hein? Nosso gestores estão pensando na lei ou no privilégio de seus chegados? Pois é... na realidade, tudo é difícil e o que prevalece são os arrumadinhos, as maracutais e os cidadão desta forma vão perdendo seu direito cosntitucional. Muitas vezes até quem deveria fiscalizar a lei, fazem com que a lei não exista de fato e de direito. Vamos nos unir que o SUS é nosso. Se agente se unir seremos respeitados pelos falsos gestores do SUS.
Postado por VEREADOR LUCICLÁUDIO às
21:10

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Fátima Bezerra passou a ocupar a terceira vice-presidências da direção Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores.




A deputada disse ainda que considera um privilégio integrar a Executiva em um momento tão marcante para o PT, que completa 30 anos apoiando um governo corado de êxitos, como é o governo do presidente Lula, e que tem o desafio de eleger a companheira Dilma Rousseff a primeira mulher presidente do Brasil.
Para o deputado federal Vírgilio Guimarães (PT-MG) (também integrante da nova Executiva) a eleição de Fátima para ocupar uma das vice-presidências do PT é, sem dúvidas, motivo de orgulho para os militantes petistas do RN e prova de fortalecimento do Nordeste dentro do PT. Destacou que o Nordeste é uma prioridade do partido, conforme afirmou em discurso o novo presidente empossado José Eduardo Dutra. Guimarães também lembrou que a presença de Fátima na Executiva Nacional é um reconhecimento ao trabalho dela no Estado, no partido e no Congresso Nacional.
Assumem com Fátima Bezerra os cargos de vice-presidentes, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE), segundo vice, e o deputado estadual Rui Falcão (PT-SP), como primeiro vice-presidente. A Executiva do PT é composta por 21 membros. O novo presidente empossado é José Eduardo Dutra, eleito no último PED do partido e que sucede Ricardo Berzoine. Nascido no Rio de Janeiro, Dutra tem Sergipe como berço da sua vida profissional e política.
Postado por Pôla Pinto às
18:48:00 0 comentários

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Parece Pouco o FPM de Viçosa

Mais pra uma Cidade de 1 mil e 750 habitantes é muita coisa
pois quase não temos zona rural o gasto com combustivel é pouco, a prefeitura só tem mais Ambulância
acho que é porque são mais facil de comsegui com o ministério da saúde pois aqui não tem carros comprado pela prefeitura em quase 13 anos de mandato tem uma caminhoneta D20 que ainda foi uma troca de uma que o ex prefeito deixou, o carro da educação é quem serve pra fazer de vez em quanto viagens com o povo quando não é ele é um da saúde, juntam uma carrada de doentes pra viagarem como se fosse uma lotação mais imfelizmente ainda colocam no blog da prefeitura
que a saúde de viçosa é uma das melhores do rn
só o fpm de 2009

Janeiro
317.585,54
Fevereiro
296.071,70
Março
236.684,84
Abril
282.533,65
Maio
335.635,42
Junho
289.585,35
Julho
222.197,66
Agosto
258.489,12
Setembro
228.818,65
Outubro
263.217,34
Novembro
328.564,29
Dezembro
543.441,37

A cassação de Kassab e o inferno astral de Serra




Não tenho informações factuais para opinar se foi ou não justa a cassação do prefeito Gilberto Kassab, anunciada há pouco pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Resende Silveira, por doações consideradas ilegais de recursos durante a campanha eleitoral de 2008.
Não posso dizer se me parece justa ou injusta.
Posso, porém, falar dos aspectos políticos que ela contém.
O primeiro é que essa é uma decisão que, além de ficar imediatamente em supenso, por força de recurso, será provavelmente revogada no Tribunal Regional Eleitoral. E compreendo, pois é preciso que a prova seja muito evidente e incontestável para que um Tribunal revogue a descisão do voto popular que lhe concedeu o mandato.
Simpatia ou antipatia política não deve ter nadaa ver com decisões deste tipo.
Mas, infelizmente, acabam tendo.
Dois adversários de José Sarney – João Capiberibe, no Amapá, onde Sarney se homiziou para ser senador, e Jackson Lago, no Maranhão – tiveram as sentenças locais confirmadas nas instâncias superiores mesmo sem evidências incontestáveis.
Ao contrário, todos sabem que lá no Amapá ou no Maranhão, de que lado está o poder econômico.
E não era do lado dos que foram cassados por um suposto abuso em seu favor.
Mas no caso de Kassab, não será assim.
De qualquer forma, é mais uma brasa ardendo no inferno astral de José Serra. Um inferno meio alagado, mas ainda assim, capaz de derreter uma candidatura.
Brizola Neto

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Prefeito de SP tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral


A Justiça Eleitoral condenou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), à perda do mandato pelo suposto recebimento de doações ilegais na campanha de 2008, informa reportagem de Flávio Ferreira e Fernando Barros de Mello, publicada neste domingo pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). A sentença do juiz Aloísio Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, deve ser publicada no "Diário Oficial" na próxima terça-feira, e a cassação vale oficialmente após esse ato formal. Em nota, a defesa do prefeito diz que as contas "foram analisadas e aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral". Os advogados vão recorrer, o que suspenderá a cassação até o julgamento em segunda instância. No processo, o prefeito é acusado de receber doações ilegais que somam R$ 10 milhões, provenientes de construtoras, do banco Itaú e da AIB (Associação Imobiliária Brasileira). A AIB foi apontada pelo promotor eleitoral Maurício Lopes como entidade de fachada do Secovi (sindicato do setor imobiliário). Sindicatos são proibidos por lei de realizarem tais contribuições. O Secovi afirma não ter vínculo com as doações. No último dia 3, a Folha antecipou que Kassab corria o risco de ser cassado após perícia da Justiça Eleitoral apontar que obteve 33% de doações ilegais na campanha eleitoral de 2008. Leia a matéria completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas. Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Folha Online


Mais fortes são os poderes do povo


O título é o grito de Glauber Rocha, há quase quarenta anos, quase, através de um de seus personagens.
De alguma forma, isso se traduzia na expressão com que Leonel Brizola definia ser o “processo social” a força mais importante da política.
O dia de hoje é dedicado a pensar nisso e a nos prepararmos para entender o embate que, de agora até outubro, vai dividir este país como não ocorreu, talvez, desde as eleições de 89, e ainda assim com menos clareza.
A sagração de Dilma Roussef como candidata a Presidente de República transcende o PT, transcende Lula, transcende a ela própria, ainda mais.
Alguém dirá que não, que ela foi uma escolha pessoal de Lula para o lugar de candidata de seu partido. De acordo, foi ele quem, pessoalmente, a fez ser candidata de seu partido e fez, sobretudo, seu partido aceitá-la, sem ser parte de sua “máquina”.
A candidatura Dilma seria, há quatro ou cinco anos atrás, impensável. Impensável mesmo para o próprio Lula.
A candidatura Dilma, ainda sem ela própria como personagem, começou a nascer quando lula compreendeu que tinha uma escolha a fazer: ou avançava, retomando o fio da história que escrevera por décadas o povo brasileiro ou desaparecia, tragado pelo jogo sujo da política e da manipulação da opinião pública, engolido pelo “mar de lama” – que alguns fatos reais e outros irreais, mas que já pareciam verossímeis – envolviam seu governo.
Os bons modos, o “paz e amor”, a política econômica “comportada” que a dupla Palocci-Meirelles passou a simbolizar, a base política que tinha conseguido montar no Congresso, nada disso bastava mais.
A direita estava pronta para recuperar o poder monopolista que exercia sobre o Brasil. E, com ele, o processo de entrega nesta nação que , com Lula, tinha perdido parte do ímpeto furioso em que vinha desde o Governo Collor, e que se tornara avassalador sob o império de Fernando Henrique.
O processo social, no segundo turno das eleições de 2006, mudou o curso das coisas, quando a lucidez institiva do povo brasileiro murmurou a Lula: é o Estado, Lula, é o Estado. Defenda o Estado, é a única coisa que nós, povo brasileiro, temos por nós!
A imagem da entrega do estado brasileiro derrotou Geraldo Alckmin.
Este momento fez cair muitos preconceitos, que a pretensão de uma elite – que absorveu e tomou a seu serviço boa parte da inteligentsia paulista, de onde veio FHC e, também, boa parte do grupo que marcou o ambiente político do PT, nos anos 80 – construíra na sociedade e, porque não, até mesmo na ideologia petista e na esquerda.
O Lula do segundo mandato, qualquer um percebe hoje, mudou. Muito mais do que de ministros, de políticas imediatas e de programas de governos, de visão de história e do destino do Brasil.
É desta mudança que nasceu a candidatura Dilma. Sobre seus méritos pessoais como gestora, sobre o entendimento político que mantém com Lula, não posso falar com precisão. Mas tenho certeza que, na cabeça do presidente, pesou o entendimento de que as idéias que se corporificaram, durante as seis primeiras décadas no século 20, na formação do trabalhismo brasileiro eram a legítima emanação das lutas sociais do nosso povo.
Dilma, no final dos anos 70, teve esta compreensão e foi tentar reergue-lo no final dos anos 70. Não importam, a esta distância histórica, as questões da política que a fizeram deixar o PDT pelo PT, é uma migalha ante ao que vivemos e só os mesquinhos agarram-se a migalhas.
Por isso, não é sem razão que “o pecado” da defesa do estado – esta arma poderosa de defesa do país e do povo – se procura marcar, como um estigma, no rosto de Dilma.
O Estado, já disse, é a única coisa que nos defende num mundo voraz do capital e do domínio das corporações mundiais.
O Estado é a única instuição capaz de promover a democracia, a igualdade de oportunidades entre todos os homens e mulheres deste país, ricos ou pobres, brancos ou negros.
Por isso, é certeira a advertência de Lula, em seu discurso de hoje: “As pessoas que privatizaram este país estão incomodadas porque queremos fortalecer certos setores da economia brasileira. Vão dizer que a Dilma vai ser estatizante. Se preparem. Mas isso não é ruim não. É bom.”
Sim, é bom. É bom que o povo brasileiro saiba expressamente o ponto central deste embate.
Por isso, não me importa rotular como trabalhismo, como varguismo, muito menos como brizolismo, este movimento em defesa de um estado provedor de democracia – política, econômica, social – do qual a soberania é a condição primeira de existência.
Não, ele pertence ao nosso povo, ele é o fio da história nacional brasileira, da história que o povo fez e faz. Ainda que, como também é frase de Gláuber, seja o poder que a escreva.
Brizola Neto Comentários (113)

sábado, 20 de fevereiro de 2010


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA


Para deputados do PT, a apreensão de recibos de doações eleitorais para o diretório nacional do DEM na casa oficial do governador afastado do DF, José Roberto Arruda (sem partido), comprova a ligação da direção do partido com o mensalão do Distrito Federal.
Conforme revelou a Folha ontem, os recibos encontrados pela Polícia Federal no anexo da residência oficial do governador (que deixou o DEM logo após a deflagração da crise) foram assinados pelo tesoureiro da Executiva Nacional da sigla, Saulo Queiroz. Estavam em um armário usado por Domingos Lamoglia, então chefe de gabinete de Arruda. Lamoglia é suspeito de arrecadar propina, que, segundo a PF, ficava com o governador e também era usada para pagar deputados distritais da base aliada em troca de apoio na Câmara do DF. As doações, num valor de R$ 425 mil, são de empresas que fecharam negócios com o governo da capital na gestão Arruda. A Antares Engenharia, que contribuiu com R$ 150 mil, afirmou à Folha que não pediu nem recebeu qualquer comprovante da doação. A construtora Artec, que doou R$ 275, não quis se manifestar.Para o deputado federal Geraldo Magela (DF), tanto Arruda quanto o governador interino, Paulo Octávio, estão “umbilicalmente ligados ao DEM”. “As impressões digitais estão por todos os lados. É uma vinculação permanente.” O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que, “por mais que o DEM tente se desvincular” da crise do mensalão do DF, “eles já foram extremamente prejudicados”. “Todo o resto que vier, como a apreensão das notas, também vai ter consequências.” Pré-candidato petista ao governo do DF, o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz disse que o caso tem de ser investigado com profundidade. “Essas notas deveriam estar na tesouraria do DEM e nunca na residência oficial do governador. Isso tudo é no mínimo esquisito.”
POLÍTCA NO SISTEMA CAPITALISTA

Ciente da situação atual da política de nosso município, venho através dessas palavras colocar que, nem sempre é fácil lutar pelos direitos humanos e justiças sociais. Há muito tempo que venho fazendo umas análises sobre a forma de se fazer política nesse país, ou em qualquer outro que beba da fonte do capitalismo.
Muita gente pode se perguntar se o sistema capitalista é o culpado por tudo isso. Diria que sim. O Capitalismo é o responsável por todo esse maldito comportamento individualista. E é através dele que somos educados a concorrência, a praticar, o idividualismo, a prepotência e todo e qualquer tipo de mal que prejudique a convivência entre nós, humanos.
O sisitema capitalista, é composto pelos principais pilares que lhe dá sustentação. São eles: a corrupção, e o principal de todos, que gera tudo isso...a ganança humana, que há vários anos está cravado dentro de cada um de nós.

55% de popularidade em São Paulo? Onde?


Olhe esta foto aí em cima. Foi publicada pelo Estadão ilustrando uma matéria onde Serra contesta um estudo onde um economista mostra que, em matéria fiscal, sua gestão em São Paulo não nada muito diferente, em termos de contas públicas, do foi o governo Lula está fazendo em nível federal. Não conheço o estudo, não vou comentar a declaração de Serra de que ele é “fajuto”.
O que me chamou a atenção foi que na foto, exceto das duas pessoas em primeiro plano – o senhor de camisa branca e a mulher que tira foto no celular – ninguém sequer está olhando para o governador, mesmo com o imaginável exército de fotógrafos que o devia cercar, naquele momento.
Andei diversas vezes com meu avô em locais públicos, nos seus momentos de melhor e pior popularidade. Nunca vi isso que vejo na foto, esta indiferença quase total. Muito menos ainda quando havia imprensa e se formava a natural confusão.
Talvez a explicação seja de que a foto foi tirada num restaurante popular – aqueles de R$ 1 – no bairro humilde de Vila Brasilândia, zona norte da capital paulista. Nessa foto menor, de O Globo, também só quem está a meio metro de distância olha para ele. Não culpo as pessoas, repare a expressão de “simpatia” no rosto de Serra, com cara de quem está ali “cumprindo tabela”…
Ele elogiou a comida, mas não terminou o prato. Dizendo que não podia almoçar duas vezes, desistiu do prato pela metade.


Estes 55% de apoio a Serra em São Paulo, pelo rosto das pessoas, não estão por ali.
PT nacional sinaliza liberação para que sigla apoie Iberê independente de Ciro Gomes ser candidato


Bruno BarretoEditor de Política
Ainda na condição de presidente do diretório nacional do PT, Ricardo Berzoini deu uma informação ontem no Twitter que deve trazer uma segurança para o palanque do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que, em outubro, já na condição de governador, disputará a reeleição.


O líder petista anunciou a autorização para que o PT se alie ao PSB no Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco independente da candidatura do deputado federal cearense Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República. "Se depender de mim, vamos apoiar o PSB em PE, RN e CE mesmo que o Ciro seja candidato. Somos parte desses governos e devemos apoiar", declarou.
A declaração de Ricardo Berzoini mexe com o PT no Rio Grande do Norte. O partido ainda não oficializou o apoio à candidatura de Iberê. Para muitos, a atitude é uma forma de resguardar a legenda em caso de a candidatura de Ciro ser confirmada. É que o PT potiguar condiciona o apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff para subir ao palanque de qualquer postulante ao Governo do Estado.


É nessa possibilidade que o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) aposta para ter os petistas apoiando a candidatura dele. Carlos e seus apoiadores até deixaram a segunda vaga para o Senado aberta para um nome do PT.

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) afirmou que as declarações de Berzoini agradam a direção do partido no Rio Grande do Norte. "Ele (Berzoini) está em sintonia com o que pensa o PT do Rio Grande do Norte", frisou.

O parlamentar afirmou que a possível candidatura de Ciro não será empecilho para uma aliança entre PT e PSB no Estado. "Estamos debatendo com o PSB essa questão", acrescentou.
As declarações do presidente do PT nacional também deram a entender que o lançamento da terceira via no plano nacional é tolerada pelo governo do presidente Lula a ponto de permitir que PT e PSB se aliem nos estados. "Bom o programa do PSB. Acabei de assistir na internet. Debate respeitável conduzido pelo Ciro Gomes, defendendo a tese da terceira via. Ainda que eu discorde da tese, ela é uma alternativa no debate político de 2010. Mas prefiro a disputa de projetos", afirmou ao avaliar as inserções na TV do PSB em horário nobre.
Congresso do PT aprova prioridade total para campanha de Dilma em 2010BRASÍLIA - A grande plenária do 4º Congresso Nacional do PT
aprovou nesta sexta-feira os dois primeiros documentos da executiva - o texto da estratégia eleitoral para a campanha de 2010 e o das diretrizes do programa de governo da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - praticamente sem mudanças. Alguns grupos tentaram diminuir o poder do Diretório Nacional na definição de alianças estaduais, mas não conseguiram. Foi mantida no texto original a centralização da condução nas alianças nos estados, com prioridade total para a candidatura de Dilma. Isso significa prejuízo de projetos regionais do PT, pois o diretório nacional continua com o poder para definir quem sai ou não candidatos nos estados. A estratégia foi vista como "nefasta" por tendências minoritárias, mas venceu a opinião de que a prioridade do PT é a eleição da ministra, independente de projetos estaduais. PT terá que se reposicionar diante do lulismo, diz André Singer Foi a tendência socialista de esquerda que apresentou uma proposta para tentar tirar a autonomia do Diretório Nacional. Houve grande debate e a emenda foi derrotada. Assim, o Diretório Nacional continua com o poder para definir quem sai ou não candidatos nos estados. - Toda vez que as alianças são impostas nacionalmente os resultados são desastrosos - criticou Renato Simões.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


Rosalba e Iberê perdem com lançamento da chapa de terceira via

Fato novo na sucessão
O fato novo ocorrido durante o carnaval foi o anúncio do deputado estadual Álvaro Dias (PDT), em caráter irrevogável, de que será candidato a vice-governador na chapa encabeça pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).Fato novo porque revela em definitivo que o projeto da candidatura própria do PDT não é brincadeira e porque acrescenta ao processo sucessório uma terceira candidatura forte.Quem ganha e quem perdeOs leitores da coluna já escreveram e-mails pedindo uma análise de quem ganha e quem perde com a candidatura de Carlos Eduardo Alves. Não restam dúvidas de que a senadora Rosalba Ciarlini perde muito com este anúncio.A candidatura de Carlos Eduardo Alves mina Rosalba na grande Natal e mina no Seridó, considerando que Álvaro Dias é uma grande liderança naquela região.Divide a base aliadaA candidatura também atrapalha os planos de Iberê Ferreira. Serão dois candidatos alinhados com o Governo Lula, dividindo a base. O Partido dos Trabalhadores aqui no Estado se divide também. O PT de Fátima Bezerra simpatiza com o projeto de Carlos Eduardo.Além disso, a candidatura do PDT põe na cabeça do eleitor o questionamento sobre quem irá para o segundo turno com Rosalba, ou seja, questiona a capacidade de Iberê decolar.
Romeu Dantas

Postado por VEREADOR LUCICLÁUDIO às 13:11
Marcadores: , ,
Advogado de Rosalba está surpreso com empate no STF
Paulo de Tarso Fernandes afirma que nem os votos favoráveis ao recebimento da denúncia contra a senadora indicaram dolo por parte da então prefeita.


O julgamento do inquérito pelo Supremo Tribunal Federal que analisa denúncia contra Rosalba Ciarlini (DEM), suspenso na quinta-feira (18), está surpreendendo a defesa da parlamentar potiguar. Para o advogado Paulo de Tarso Fernandes, nenhum dos quatro ministros que votaram pelo recebimento da denúncia indicou que houve benefício a Rosalba pela suposta irregularidade em construção de estacionamento para supermercado durante a gestão da então prefeita de Mossoró.Na denúncia do Ministério Público Federal, é pedida a condenação de Rosalba devido ao gasto de R$ 3.832,50 por parte do município para a pavimentação do estacionamento do supermercado Mercantil Rebouças. A área asfaltada no ano 2000 foi de 1.150 metros quadrados e a contrapartida da empresa ao município seria a geração de 120 empregos para moradores da cidade, o que realmente ocorreu. No julgamento, que teve início em agosto de 2009, o ministro Carlos Ayres Brito, relator do processo, julgou o pedido improcedente por não observar qualquer conduta penal relevante a justificar a instauração da ação penal contra a senadora. No julgamento da quinta-feira, o ministro Dias Toffoli argumentou que o valor da obra, considerado ínfimo, já foi ressarcido aos cofres públicos com a geração dos empregos e impostos recolhidos. Entretanto, quatro ministros divergiram sobre esta questão.O ministro Joaquim Barbosa, que foi seguido pelos ministros Cézar Peluso, Marco Aurélio e Carmen Lúcia, argumentou que o fato narrado caracteriza o crime e, mesmo com a intenção de se promover o desenvolvimento da cidade, a atitude de Rosalba beneficiou diretamente apenas uma pessoa, que foi o proprietário do supermercado.“Não há como negar o fato de que as obrigações assumidas pela municipalidade beneficiariam uma única pessoa em detrimento de todas as demais que, eventualmente, tivessem interesse em estabelecer-se na localidade, com os mesmos incentivos”, afirmou Joaquim Barbosa. Para o advogado Paulo de Tarso Fernandes, a postura dos quatros ministros que votaram contra Rosalba foi equivocada e que atitude de Rosalba, no entendimento da própria Corte, não foi caracterizada como um ato com o objetivo de beneficiar a própria senadora.“A atitude me surpreendeu. Como se viu nos votos, trata-se de uma questão que não há qualquer alusão ao benefício da senadora com a atitude. Nem os votos pelo recebimento da denúncia indicaram qualquer tipo de dolo ou intenção de benefício pessoal. O dolo é compatível com a boa fé”, explicou o advogado.No entendimento do advogado, seria um exagero do STF condenar Rosalba por uma atitude como a que foi tomada em 2000, haja vista também a gravidade da pena que é imposta aos que caracterizam o tipo penal previsto no inciso II do artigo 1º do Decreto-Lei 201/67, que é a prisão de 2 a 12 anos, além da suspensão dos direitos políticos.“Penso como a ministra Ellen Gracie, que questionou se alguém em sã consciência teria ânimo para condenar um administrador público à uma pena tão grave por causa daquele ato. É algo inimaginável que alguém vá ser condenado porque, com o melhor animo de servir ao público, gastou R$ 3.832,50”, declarou.A sessão que ocorreu na quinta-feira (18) foi suspensa pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, devido ao empate na votação (4 a 4), já que três ministros (Celso de Melo, Ricardo Lewandowski e Eros Grau) estava ausentes. A expectativa é que na próxima quarta-feira (24) os dois últimos estejam presentes e a sessão seja retomada sem a presença de Celso de Melo, que está licenciado.



Arruda é transferido para sala de 16m², sem banheiro, janela e ar condicionado


O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), foi transferido para outra sala em outro setor da Polícia Federal (PF). Do local anterior de 40 m², que ficava no Instituto Nacional de Criminalística, ele passou para um cubículo de 16 m² no Comando de Operações Táticas. No novo local há apenas um beliche e um basculante (mini janela). A sala anterior contava com banheiro, ar condicionado e janelas amplas. O preso precisará ser escoltado sempre que for ao sanitário. A PF alegou que a medida foi tomada visando maior privacidade para Arruda. Mas um dos advogados do governador afastado, Thiago Bouza, reclamou sobre a transferência. Ele declarou que a decisão foi aprovada sem o conhecimento da defesa e lamentou o fato, pois ele "ainda é o governador do DF e mereceria um local mais amplo". Da redação do Correiobraziliense.com.br

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010





A governadora Wilma de Faria é a aniversariante do dia. Ela comemora a data em casa, com a famíliia. E dando os últimos toques à mensagem anual do governo, a última que fará em suas gestões, amanhã à tarde, na Assembléia Legislativa, abrindo o período legislativo de 2010. A emnsagem de Wilma terá o tom de despedida, e dará o tom da administração do vice Iberê Ferreira de Souza, que assumirá no dia 3 de abril, quando Wilma se desincompatibilizará para disputar uma vaga no Senado Federal.
Fotos: Marlio Forte

A LÍNGUA, A MALDITA LÍNGUA - FUXICO, CONVERSINHAS E FALAR MAL*



O que é capaz de acabar com um relacionamento de longa data? Qual a maior e pior arma já usada pela humanidade? Seria a bomba atômica? A bomba de hélio? A bomba de nêutrons? Os rifles? A metralhadora?Não, a pior arma já usada pelo homem já nasce conosco, não foi inventada, faz parte da evolução humana e é, pasmem, a língua. É, a língua esse órgão anatômico (Magno dicionário brasileiro da língua portuguesa) é a arma mais poderosa que você tem, basta utilizá-la conforme suas intenções.Vítimas dela, impérios desmoronaram, personalidades morreram, casamentos acabaram, amigos brigaram, vizinhos vivem em “pé de guerra”, irmãos brigam e não raro são eles mesmos os causadores de comentários maliciosos e oportunista.Claro que não são somente irmãos, afinal falar mal, fuxicar, “se incomodar”, não tem sexo, profissão, idade, raça, credo. Em todo lugar existe os “repórter do inferno” ocupados com a vida alheia. Logo, é possível classificar os linguarudos de plantão; eles não descansam, não dormem, nem piscam sequer:O fuxiqueiro(a): passa o dia e a noite atrás de notícias quentinhas, vai de casa em casa, sabe a quem perguntar e como perguntar os detalhes da vida alheia de forma sucinta e maldosa para usá-lo em ocasião própria. O fuxiqueiro é inteligente, oportunista e ao mesmo tempo vaidoso. Quando questionado sobre suas atitudes sai-se sempre assim demonstrando chateação: “eu não, eu estava na minha casa, foram lá e me contaram e eu disse que a vida dos outros não me interessa é por isso que eu não saio de casa”. Essa oração é característica dos fuxiqueiros, talvez depois deste texto mudem para outra, afinal eles conseguem ser criativos e ver o que ninguém é capaz de confirmar, principalmente seu desafeto traindo a esposa.Os fuxiqueiros tem seus tic, alguns mastigam a própria língua pois, normalmente o órgão é grande demais para ficar quieto na boca. Outros costumam piscar para a sua “vítima”outros ainda quando questionados de sua atitude desviam o olhar e o fixam em coisa alguma, é o olhar vago, típico de mal elemento. Outros ainda movem a boca e lábios freneticamente como a querer se incomodar só mais um pouquinho com a vítima.A característica mais conhecida entre os fuxiqueiros é a famosa “língua de fogo” é aquele que se incomoda com tudo e com todos.Eles, os fofoqueiros, também tem seu palavreado distinto bem como seus sotaques regionais ou locais, entre os jargões mais usados no momento da fofoca está “fulano me disse que...”, “sabe o que tão falando do beltrano...?” nunca assumem a sua própria condição de incomodados irremediáveis.Buscam sempre um motivo, pode ser um bem besta mesmo, para lhe visitar, conversar com você e, é claro, não perder a oportunidade de comentar o que não lhe convém.Mas isso não ocorre somente com o vizinhos, em qualquer lugar tem sempre alguem incomodado com você, seja pelo que tens, não tens, o venhas a ter, seja pelo seu jeito de viver, andar, falar, comer, olhar (espiar), vestir-se, afinal motivos sempre encontram para promover aquele alegre e despretensioso comentário malevolente dos outros. Nas empresas, nas repartições, nas escolas e até nas igrejas, que deveriam ser respeitadas, estes vermes estão inseridos e haja paciência para suportá-los.Porém, como disse, os incomodados agem sempre na oportunidade que escapam ao controle individual, às vezes uma palavrinha mal pronunciada é o inicio de um grande ba-fa-fá, de intrigas sem limites. E quando esse repórter do capeta é inimigo seu, mesmo que você não saiba, e ele nunca lho tenha dito, como fica? Um inferno.É meu amigo, se relacione bem com os língua de fogo mas cuidado, eles estão fuçando a sua vida e esperando somente um descuido seu, cuidado! Mas quando puder deixe-os em maus lençóis, não perca a oportunidade.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Psicologia do Êxito!


Acredito que “Vencer na vida”, sob o ponto de vista do pensador moderno não significa somente ter êxito no âmbito profissional ou acumular dinheiro e bens. É muito mais que isso. Ou muito menos; dependendo do ponto de vista de cada um. Todo homem provido de sabedoria sabe que o maior êxito que se pode TER nessa vida está nas coisas mais simples. Alegria, amor, felicidade, paz interior, serenidade, saúde, são coisas que não têm preço e consistem nas maiores benesses ao nosso alcance; gratuitamente. Obviamente; uma cômoda situação financeira ajuda. E muito! Mas não é tudo, nem o melhor de todos os êxitos que se pode obter. O dinheiro serve apenas para nos oferecer um suporte para a realização de nossos propósitos e metas, não devendo jamais ser colocado em primeiro plano.Olhe para a natureza, por exemplo. Nela está a maior demonstração da opulência. Os recursos naturais quando ainda intocados pelo homem são sempre em excesso para atender as demandas do ecossistema ali existente. a natureza é exuberante, extravagante e dadivosa e expressa a infinita riqueza divina em todo o seu esplendor. Vislumbre a grandeza do cosmos e sua infinidade de planetas e estrelas. O universo em que vivemos é uma demonstração nítida da incomensurável riqueza Universal.Há infinita exuberância em sua obra no cosmos. Então; podemos concluir que a riqueza material pode e deve ser desejada. Mas nunca em detrimento das riquezas interiores que são maiores e não se corroem com o tempo. O que é mais importante pra você: sua vida ou os bens que você possui? Pense muito bem para responder tais questionamentos a si mesmo. Deseje obter aquilo que o satisfaz, mas nunca deixe que os seus bens o possua. Você com suas emoções e sentimentos mais nobres é que devem estar no comando. Sempre! A psicologia do verdadeiro vencedor consiste na manutenção de atitudes positivas diante da vida. O segredo do êxito consiste em estar alinhado aos fatores positivos da vida. Obviamente, nem sempre é fácil se manter otimista diante dos acontecimentos que presenciamos, mas isso é estritamente necessário para se entrar em sintonia com as com a energia dinâmica que gera êxito mediante os combates que devemos travar no dia-a-dia. Às as vezes se torna cada vez mais difícil manter a consciência de opulência mediante um mundo tão desigual. Mas apesar de tudo isso não desanime, não se entregue. Levante os olhos e os pensamentos para o mais alto nível do do seu ser e plante em sua alma diariamente pensamentos de que a abundância é uma energia que flui diretamente da Fonte Criadora até você. E o Universo corresponderá à natureza de sua crença. Paulatinamente você verá que tudo vai começar a mudar para melhor. Tudo se tornará mais bonito aos seus olhos. Expresse a sua alegria e a sua gratidão ao Universo e sonhe com o que deseja, na certeza de que os sonhos que brotam de sua alma interagem com os sonhos do grande idealizador de todas as coisas, se forem bons e justos. Agindo assim, você alcançará as melhores vibrações que atrairão mais alegria, paz, saúde, harmonia e prosperidade para sua vida. Habitue-se a pensar e, por conseguinte, acreditar que há uma Essência Cósmica Criadora por trás de todas as circunstâncias e eventos. E que você é parte dessa Essência que não conhece a derrota ou o fracasso. Acredite que Isso é tudo o que há e que você é parte desse Todo. Assim; ao entrar em sintonia com essa Fonte de todas as coisas, você será capaz de crescer e vencer. Sempre! Acredite! Você pode e deve vencer todos os obstáculos que aparecem no seu percurso se estiver em alinhamento com a Fonte que não conhece derrota. Essa Fonte Infinita o criou para crescer sempre, aprendendo através da superação dos desafios que a vida te apresenta. Não fuja dos teus problemas. Encare os obstáculos de frente e de cabeça erguida. Tenha-os como aliados ao seu crescimento interno e externo. Dessa forma; você estará implantando em seu subconsciente a psicologia do êxito, utilizada por todos os grandes vencedores. Se você quer ter verdadeiro êxito siga os ensinamentos dos grandes mestres espirituais. Ou seja: dê a devida importância às coisas do mundo e concentre mais energia nas coisas espirituais, fonte original de tudo o que acontece em sua vida. Como? Siga o seu caminho com os pés no chão e a cabeça nas alturas. Busque no alto (instâncias elevadas do seu ser) a sintonia com as forças cósmicas criadoras, depois volte à terra trazendo a energia sublime da Fonte Perene. Isso é uma experiência quase mística, mas não precisa estar relacionada a uma religião ou credo. Se você tem uma religião ótimo. Se não tem ótimo. A Fonte não faz acepção a pessoas ou dogmas. Apenas atende prontamente quando solicitada da maneira apropriada. Da maneira apropriada!
Tenho tentado agir ultimamente, comigo ás coisas estão voltando ao lugar certo!

Os municípios produtores de petróleo e gás natural no Rio Grande do Norte.

Esses municípios totaliza 16: no Vale do Açu: (Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Assu, Porto do Mangue, Carnaubais, Pendências, Serra do Mel. Médio Oeste: Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosado, Upanema e Mossoró. Pólo Costa Branca: Areia Branca, Guamaré e Macau). Não temos nenhuma prestação de conta que mostre onde o dinheiro está sendo aplicado, Seria ótimo que pelo menos um Município desses ousassem chamassem a sociedade e o legislativo para debater o destino do dinheiro publico, já quando diminui qualquer quantia o canto é lamentoso (a coisa está feia, não sei o que fazer, não deu nem para pagar o meu salário) estronda vinte e quatro horas sem parar. E isso é com todos, inclusive os marinheiro de primeira viajem, já aprenderam a lição, nada de Democracia é a tradicional contabilidade, nada de transparência. Não têm uma iniciativa de inovação, financiar Empreendimento de Economia Solidaria – EES (os jovens, as mulheres enfim a população em geral). Qual é o motivo desses prefeitos operarem a incompetência como coisa natural? È aquela idéia quantos mais burros melhores de dominá-los? É pagando divida de Campanha? É fazendo investimentos ocultos?. Uma coisa é certa nao vamos ter esses recursos eternamente. É necessário um planejamento estratégico, onde o município crie condições para se desenvolver e melhorar a qualidade de vida da população. Hoje quem repassa estes recursos é a ANP (Agencia Nacional de Petróleo) recursos este para serem utilizados em gastos na infraestrutura, as quais nós não sabemos por que os os diversos atores não chão chamados para definir o destino do nosso dinheiro. Tenho certeza se os recursos fossem bem aplicados os IDHs eram de primeiro mundo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

IMPORTANTES FRASES
fevereiro 14th, 2010 Author:
avozdoporto

“Pode-se enganan a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo…”
Justiça libera realização de Carnaval em Martins


Após muito impasse, o carnaval foi liberado no município de Martins, localizado a 362km de Natal. A decisão de liberar a festa na cidade foi do juiz André Melo Gomes Pereira, da comarca de Alexandria na noite do sábado (13). Na manhã do sábado o empresário Francisco Martins, organizador de evento com trio elétrico que estava marcado para este domingo e para a terça-feira, reafirmou que seus advogados entrariam com o pedido.André Melo estava de plantão na região Oeste neste sábabdo em sua decisão afirmou que não iria impedir quaisquer eventos carnavalescos. O juiz tomou a decisão após o Ministério Público entrar com uma ação civil pública. O procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, deu entrada em ação cautelar na tarde de sexta-feira alegando que a lei fere as constituições do Estado e Federal, no que diz respeito, principalmente à liberdade.O juiz tambéma fixou multa diária para o caso de a prefeita do município de Martins, Maria José, autora da lei que proibia o carnaval na cidade, descumprir a decisão judicial. A multa pessoal para a prefeita é no valor de R$ 15 mil por dia. O Município também será multado em R$ 50 mil por dia.

domingo, 14 de fevereiro de 2010


Feliz aniversário Alice


Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

O ex-delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, considerou a prisão do governador afastado, José Roberto Arruda (sem partido), um “importante precedente” na Justiça brasileira, que contribui para revitalizar a ideia de que a lei vale para todos. “É uma vitória da Justiça e das instituições. Demonstrou responsabilidade daquela corte e contribui para recuperar a imagem desgastada da Justiça brasileira”, firmou.
Sobre seus planos de candidatar-se a algum cargo eletivo, o ex-delegado afirmou que está “à disposição do partido”, o PCdoB. Segundo ele, uma hipótese seria a candidatura ao Senado Federal. “O partido está avaliando as forças políticas”, afirmou. Ele disse ainda que tem conversado sobre o assunto com o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alkimin e também com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, virtual candidato ao governo do Estado pelo PSB.
Protógenes desfilou esta manhã na escola de samba paulistana Vai-Vai, a convite do presidente da escola, Edmar Thobias. “O enredo tem tudo a ver comigo, pois sou uma das pessoas do País que combateu a corrupção no futebol”, afirmou o ex-delegado que nunca tinha participado, nem assistido a um desfile de carnaval. (Lucinda Pinto)

PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.

Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010




FÁTIMA COMENTA SOBRE RUY PEREIRA

"Perdemos um grande homem. Estamos todos muito abalados. O PT e eu lamentamos muito. Ele estava entusiasmado com as conquistas, inclusive, com a participação em nosso mandato na busca por recursos para o Rio Grande do Norte."
Postado por VEREADOR LUCICLÁUDIO às
12:01
Marcadores: ,

Brasília: Cristovam vai ao PT; PSDB fica com Roriz

· Em carta, Cristovam (PDT) reafirma aliança com PT no DF
· Já o PSDB está quase de malas prontas para apoiar Joaquim Roriz

O senador Cristovam Buarque, confirmou hoje (10.fev.2010) em carta enviada ao diretório do PT-DF, sua disposição em se aliar ao partido na disputa para o governo do Distrito Federal.
A carta (
aqui), enviada por conta da posse do novo diretório no partido no Distrito Federal, confirma a declaração do senador, que em 10.fev.2010 disse que “se o [Joaquim] Roriz se lançar [a disputa para governo], a aliança [com o PT] é praticamente obrigatória”.

No texto, Cristovam reforça a intenção: “Gostaria de estar com vocês para reafirmar minha convicção e disposição para lutar pela construção de uma unidade, acima das siglas, que atenda as expectativas do povo do Distrito Federal neste ano de 2010”.

A sinalização praticamente confirma a aliança entre PT e PDT em Brasília, que deve lançar Agnelo Quieroz para o governo e Cristovam Buarque para o Senado. Os diretórios reproduzem, assim, a aliança nacional firmada entre PT e PDT, garantindo palanque para Dilma Rousseff em Brasília.

Um problema: Cristovam se indispôs com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva há alguns anos. O senador abandonou o PT e foi muito crítico do governo Lula durante o escândalo do mensalão. Se dependesse de Lula, o PT não apoiará a reeleição de Cristovam para o Senado.

Do lado de Joaquim Roriz, as movimentações também começam a se materializar em possíveis acordos. De acordo com informação divulgada hoje, (10.fev.2010) pela jornalista Paola Lima (
aqui), o ex-governador Joaquim Roriz se articula em uma possível aliança com o PSDB. Na terça-feira (09.fev.2010), em reunião com presidente nacional tucano, Sérgio Guerra, Roriz teria oferecido palanque para o presidenciável José Serra no Distrito Federal. Segundo a reportagem, a aliança está quase certa.

Joaquim Roriz está primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto (
aqui) para governador no Distrito Federal e hoje venceria no primeiro turno. A diferença entre ele e o segundo colocado, Agnelo Quiroz, é de 32 pontos percentuais.

Arruda preso em Brasília: uma decisão histórica




É histórica a decisão do Superior Tribunal de Justiça de mandar prender preventivamente o governador de Brasília, José Roberto Arruda (ex-PSDB, ex-DEM e agora sem partido).

É a primeira vez que um governador tem a prisão decretada em decorrência de um escândalo de corrupção após a redemocratização do país, em 1985. Outros haviam sido presos antes, mas na atual fase democrática Arruda é o primeiro acusado de corrupção e preso preventivamente.

Ou seja, 1 dos 27 governadores brasileiros passou a noite na cadeia, de ontem (11.fev) para hoje (12.fev.2010). Arruda está sendo acusado de obstruir o trabalho da Justiça, pois teria tentado subornar uma das testemunhas do caso conhecido como o “mensalão do Democratas”.

A prisão preventiva do governador tem efeito profilático. Não haverá, por óbvio, uma higienização completa e imediata da política. Mas trata-se de um sinal para todos os políticos: a Justiça está propensa a não tolerar mais certos tipos de comportamento.

É possível que Arruda consiga sair da cadeia daqui a alguns dias. Também é possível que seu processo se arraste por um tempo até o julgamento final.

O importante, entretanto, foi a prisão de ontem. A inevitabilidade da punição inibe a prática do crime. Ninguém furta uma barra de chocolate no supermercado se tiver certeza de que pode ser apanhado e punido. Maus políticos envolvem-se em corrupção porque nunca vão para a cadeia.

Ou seja, mesmo que mais adiante Arruda possa aguardar julgamento em liberdade (até porque não condenado em definitivo), a importância é relativa. Ele já foi preso. Passou pelo constrangimento de dormir na cadeia.

Esse fato é um divisor de águas. Terá efeito radical sobre todos os outros governadores, prefeitos e políticos brasileiros em geral. A partir de agora, todos sabem que, dependendo do abuso, podem parar dentro da cela de uma delegacia.

A Justiça deu ontem uma lição aos políticos: qualquer um pode ir para a prisão na democracia brasileira.

E esse é um fato muito positivo. Deve ser comemorado.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da Africa do Sul


O último presidente do apartheid na África do Sul, Frederik de Klerk, celebra nesta terça-feira o 20º aniversário do discurso histórico no Parlamento em que anunciou a libertação dos prisioneiros políticos, entre eles Nelson Mandela, e a legalização dos partidos negros.
“Este discurso foi um marco na história da África do Sul. Para os sul-africanos brancos, ele marcou a vontade de acabar com séculos de humilhação e dissensões e abandonar a posição dominante que ocupavam há 300 anos”, declarou Dave Steward, diretor da Fundação FW (Frederik Willem) de Klerk.
“Para os sul-africanos negros, os acontecimentos de fevereiro de 1990, o discurso de FW e a libertação de Mandela anunciaram uma nova era de dignidade, de igualdade e de direitos políticos”, prosseguiu.
Para marcar este aniversário, a Fundação organizou nesta terça-feira na Cidade do Cabo (sudoeste) uma conferência intitulada: “20 anos após o dia 2 de fevereiro de 1990: olhar para trás, olhar para a frente”. Várias personalidades, entre elas o próprio De Klerk, deviam discursar.
O último presidente branco da África do Sul pronunciou o famoso discurso no dia 2 de fevereiro de 1990, cinco meses depois de sua eleição, num momento em que a tensão nos guetos estava no auge e a economia sofria as consequências das sanções internacionais.
“Foi um gesto corajoso, para evitar que o país mergulhe no caos”, analisou Paul Graham, diretor do Instituto para a Democracia na África Austral.
Nove dias depois do discurso, Nelson Mandela, o herói da luta contra o apartheid, saiu de prisão, depois de passar 27 anos atrás das grades.
A libertação de Mandela surpreendeu muitos sul-africanos. “Sempre tive a certeza de que Mandela seria libertado algum dia, mas não achei que estaria vivo para ver isso”, declarou à AFP o ex-arcebispo da Cidade do Cabo e militante contra o regime segregacionista Desmond Tutu.
As negociações entre Mandela e De Klerk, iniciadas quando o primeiro ainda estava preso, deviam levar o país, então à beira da guerra civil, para a democracia.
“Nelson Mandela foi um dos primeiros a se dar conta da necessidade de uma solução pacífica e negociada”, disse De Klerk, 73 anos, à AFP.
“Ele trouxe uma contribuição indispensável às negociações e à promoção da reconciliação nacional de nossa nova sociedade”, acrescentou o ex-militante do Partido Nacional, responsável pela criação do quadro legal do apartheid.
Em 1993, os dois homens receberam o Prêmio Nobel da Paz. Um ano depois, Mandela foi eleito à presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro chefe de Estado negro do país.
Dezesseis anos depois de suas primeiras eleições multirraciais, a África do Sul conquistou a democracia, mas enfrenta altos níveis de desemprego e criminalidade e uma desigualdade crescente entre ricos e pobres.
O duplo aniversário “nos dá a chance de refletir sobre se tiramos proveito das oportunidades que nos foram oferecidas”, sentenciou Graham.
Posted in
Porto do Mangue No Comments
NORDESTINO SIM, NORDESTINADO NÃO!

Nunca diga nordestino
Que Deus lhe deu um destino
Causador do padecer.
Nunca diga que é o pecado
Que lhe deixa fracassado
Sem condições de viver.
Não guarde no pensamento
Que estamos no sofrimento
É pagando o que devemos.
A Providência Divina
Não nos deu a triste sina
De sofrer o que sofremos.
Deus o autor da criação
Nos dotou com a razão
Bem livres de preconceitos.
Mas os ingratos da terra
Com opressão e com guerra
Negam os nossos direitos.
Não é Deus quem nos castiga
Nem é a seca que obriga
Sofrermos dura sentença.
Não somos nordestinados
Nós somos injustiçados
Tratados com indiferença.
Sofremos em nossa vida
Uma batalha renhida
Do irmão contra o irmão.
Nós somos injustiçados
Nordestinos explorados
Mas, nordestinados não.
Há muita gente que chora
Vagando de estrada afora
Sem terra, sem lar, sem pão.
Crianças esfarrapadas
Famintas, escaveiradas
Morrendo de inanição.
Sofre o neto, o filho e o pai
Para onde o pobre vai
Sempre encontra o mesmo mal.
Esta miséria campeia
Desde a cidade à aldeia
Do Sertão à capital.
Aqueles pobres mendigos
Vão à procura de abrigos
Cheios de necessidade.
Nesta miséria tamanha
Se acabam na terra estranha
Sofrendo fome e saudade.
Mas não é o Pai Celeste
Que faz sair do Nordeste
Legiões de retirantes.
Os grandes martírios seus
Não é permissão de Deus
É culpa dos governantes.
Já sabemos muito bem
De onde nasce e de onde vem
A raiz do grande mal.
Vem da situação crítica
Desigualdade política
Econômica e social.
Somente a fraternidade
Nos traz a felicidade
Precisamos dar as mãos.
Para que vaidade e orgulho
Guerra, questão e barulho
Dos irmãos contra os irmãos.
Jesus Cristo, o Salvador
Pregou a paz e o amor
Na santa doutrina sua.
O direito do banqueiro
É o direito do trapeiro
Que apanha os trapos na rua.
Uma vez que o conformismo
Faz crescer o egoísmo
E a injustiça aumentar.
Em favor do bem comum
É dever de cada um
Pelos direitos lutar.
Por isso vamos lutar
Nós vamos reivindicar
O direito e a liberdade.
Procurando em cada irmão
Justiça, paz e união
Amor e fraternidade.
Somente o amor é capaz
E dentro de um país faz
Um só povo bem unido.
Um povo que gozará
Porque assim já não há
Opressor nem oprimido.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Governo Federal anunciou o reajuste de 7,86% no piso salarial dos professores para 2010.


Com isso, o mínimo que antes era de 950 reais referente à jornada de 40 horas semanais, passará a ser de R$ 1.024,67 pela mesma carga horária.O valor, no entanto, ainda é inferior em relação ao que os professores da rede municipal de Mossoró recebem. Como a jornada de trabalho do município é de 30 horas, o valor reajustado para a jornada local é de 768 reais. Porém, os professores da rede municipal em início de carreira e por 30 horas de trabalho recebem R$ 845,25. Uma diferença de R$ 77,25 no final do mês.Segundo a gerente de Educação do Município, professora Ieda Chaves, Mossoró já adiantou o valor do piso em um ano. "O piso salarial dos professores em Mossoró há um ano que é superior ao estipulado pelo Governo Federal", estima ela.O valor do reajuste segue como parâmetro a variação anual do mínimo por aluno do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que tem os recursos provenientes das contribuições dos municípios, Estados e do Distrito Federal. A Gerência de Educação do Município ressalta que o valor do piso permanecerá o mesmo, haja vista que já é superior ao proposto pelo Ministério da Educação.O secretário da Administração e Recursos Humanos, Manoel Bizerra, complementa que toda a folha de pagamento do município é paga com recursos próprios. Ele informa que em 2010 houve uma queda na arrecadação. Já segundo a titular da Educação, Ieda Chaves, esse fator seguido por uma diminuição no número de matrículas são os fatores que farão Mossoró permanecer com o valor pago atualmente.Mais de 1.030 professores estão em sala de aula. No entanto, a folha de pagamento para os 1.386 profissionais da educação custa ao município o montante de R$ 2.760.060.Levando em consideração as vantagens e garantias previstas pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria, a média salarial dos profissionais em educação de Mossoró é de R$ 1.632.Mesmo assim, os valores ainda não agradam a categoria. Embora o Mec já tenha batido o martelo sobre o valor do reajuste, a classe sindical ainda continua na luta pelo piso de R$ 1.312,85. De acordo com Marilda Sousa, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERPUM), o percentual de 7,86% é aplicado em cima da diferença do custo aluno de 2008 e 2009. "A lei do piso estabelece que seja usado o valor do Fundeb e não foi isso que o Mec fez. O próprio Governo reconhece que o valor é passível de discussão", reforça a sindicalista.Gerência de Educação e representantes do Sindicado devem se reunir ainda nesta semana para discutir o reajuste salarial da categoria. De acordo com Ieda Chaves, o encontro deve acontecer logo depois de um parecer da equipe econômica da prefeitura.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


Município concorre mais uma vez ao prêmio em 2010


RIACHO DA CRUZ - Contemplado por dois anos seguidos como município Gestor Eficiente da Merenda Escolar, o prefeito deste município deverá concorrer mais uma vez este ano, conforme informou o gestor público, Marcus Aurélio. "Nós estamos na expectativa de que as inscrições sejam iniciadas, que é para mais uma vez inserirmos nosso município como concorrente a um prêmio de tanta magnitude. Nos anos de 2008 e 2009 fomos premiados e ficamos entre os primeiros lugares no meio de milhares de outras prefeituras. Isso é gratificante e demonstra que nosso trabalho em prol da educação é de resultado e pode servir de modelo para outras administrações", disse o prefeito. O prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é uma iniciativa da Organização Não-Governamental Ação Fome Zero, que premia municípios em destaque na gestão criativa e é responsável pelos recursos do Pnae. Além do reconhecimento, o prêmio divulga essas ações positivas na administração, produção e fornecimento de alimentação para escolas públicas. De acordo com o regulamento, as prefeituras premiadas recebem um troféu durante uma cerimônia, que conta com a presença de ministros de Estado e outras autoridades e que tem ampla divulgação na imprensa. O prêmio proporciona a cobertura de mídia nacional, estadual e regional, o que agrega valor à administração pública. Essas prefeituras passam a ser referências regionais em relação à gestão do Pnae. Suas práticas se transformam em modelos e são disseminadas pela Ação Fome Zero como exemplos de boa administração com merenda escolar por meio do site da instituição, de publicações e em cursos e encontros, entre outros. Além disso, as prefeituras recebem um certificado de premiação.Ainda de conformidade com as normas, não existe prêmio em dinheiro. O prêmio é a valorização do trabalho da Prefeitura por meio da cerimônia de premiação, que tem ampla divulgação e conta com a presença de autoridades e ministros de Estado.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Agentes de saúde receberão piso nacional

Depois de anos de luta, foi promulgada pelo Congresso Nacional na quinta-feira, 4, a proposta de emenda constitucional (PEC) 391/2009, que trata da definição de um piso salarial para os agentes comunitários de saúde (ACS) e para os agentes de combate às endemias (ACE). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) calculou o impacto do novo piso - R$ 930,00 - nos cofres municipais: R$ 858,5 milhões por ano para o pagamento do salário de 238 mil agentes.Além desse montante, por exemplo, mais R$ 95,1 milhões por ano serão necessários para o pagamento de férias e 13° salário. Com encargos sociais, os Municípios também gastarão mais R$ 214 milhões por ano. "Não somos contrários ao piso, mas o Município não pode arcar com esse montante sozinho; o valor precisa ser revisto", alerta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.Para ele, "é uma irresponsabilidade criar novos encargos para os Municípios sem indicar a fonte". Além disso, completa, a PEC preocupa os prefeitos porque a administração municipal é responsável pela contratação de 99% dos quase 240 mil agentes comunitários de saúde e de 96% dos agentes de endemias.Como a manutenção do profissional envolve gastos como remuneração, gratificações, férias, 13° salário, alimentação, transporte, contribuição previdenciária e outros encargos e direitos trabalhistas, os recursos repassados pela União serão insuficientes e os Municípios, mais uma vez, serão penalizados."A PEC foi aprovada sem ouvir os representantes dos Municípios e do Ministério da Saúde, os responsáveis pelas contratações e pelo financiamento", destaca Ziulkoski.De acordo com ele, uma das alternativas para, no mínimo, minimizar os problemas enfrentados pelos Municípios em saúde seria a regulamentação do financiamento do setor no Brasil. A exigência de mais esses gastos para as Prefeituras prova a necessidade urgente da aprovação do PLP 306/2008, que aguarda votação na Câmara dos Deputados. Para a senadora potiguar Rosalba Ciarlini, essa foi uma grande conquista, mas a luta tem de continuar. A parlamentar lembrou que falta a aprovação de lei federal para regulamentar o piso. Na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Rosalba foi relatora e deu parecer favorável ao projeto de autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), que fixa o piso salarial em R$ 930,00. A senadora destacou, ainda, que os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias atuam diretamente nas populações mais carentes, ressaltando a necessidade de se evitar a competição entre profissionais nas diferentes regiões do país, com a isonomia de salários. "Essa PEC abre caminho para o projeto que aprovamos em decisão terminativa na CAS", reforça Rosalba Ciarlini, que também celebrou a promulgação da emenda constitucional que inclui a alimentação nos direitos sociais estabelecidos pela Constituição. Na opinião da senadora, as duas emendas são de relevante alcance social.Rosalba foi convidada pelo presidente do Congresso, José Sarney, a compor a mesa ao lado do presidente da Câmara, Michel Temmer, e de outros senadores e deputados federais na sessão desta quinta-feira.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pró-Infância chegará em Riacho da Cruz ainda no primeiro trimestre deste ano


RIACHO DA CRUZ - A administração pública local, através de uma parceria com o Ministério da Educação, deverá implantar ainda neste primeiro semestre o Projeto Pró-infância, que se constitui na construção de uma creche. "Nós haveremos de atender nesse primeiro momento umas 250 crianças", disse o prefeito Marcus Aurélio.O projeto beneficia os municípios definidos como prioritários no Manual de Assistência Financeira do FNDE e deve observar parâmetros básicos de infraestrutura para as instituições de educação infantil, e das mesmas concordarem em adotar projetos do poder Executivo. Em contato com a reportagem, o prefeito Marcus Aurélio disse que a parceria do projeto Proinfância é chegada em boa hora e mais um investimento de grande importância na educação de crianças. O Governo de Riacho da Cruz, através da Secretaria de Educação e Cultura, nos últimos dois anos foi ganhador, juntamente com outros poucos municípios brasileiros, do Prêmio Gestor Eficiente em Merenda Escolar.
PRO-INFÂNCIA - O Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância) foi criado pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal. Tem por objetivo prestar assistência financeira suplementar a projetos de construção, ampliação, reforma, pequenos reparos e equipamentos para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. Visa, ainda, promover a correção progressiva das disparidades de acesso e de garantia do padrão mínimo de qualidade de ensino, melhorar a infraestrutura da rede física escolar de educação infantil e reestruturar e aparelhar a rede física escolar desse nível de ensino para ajustá-la às condições ideais de ensino e aprendizagem.
COMO É USADO - Os recursos são transferidos na quantidade de parcelas e nos prazos indicados no cronograma de desembolso do plano de trabalho.OS OBJETIVOS - Prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.