quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Iberê Ferreira de Souza defende campanha limpa na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte


O desenvolvimento do Rio Grande do Norte foi tema da entrevista concedida na noite de terça-feira (2) pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) ao programa Tribuna Independente, transmitido pela Rede Vida. Durante a entrevista, o vice-governador deixou claro que sua campanha para o Governo do Estado em 2010 será "honesta, sem ataques pessoais e de discussão de propostas para o RN".

Sobre a estratégia de campanha, Iberê afirmou que buscará a defesa do atual modelo administrativo no Rio Grande do Norte. "Vou fazer uma campanha sem ataques pessoais, mostrando o que tem sido feito no Rio Grande do Norte e o que o Estado ainda pode ganhar, assim como fiz ao longo dos meus 40 anos de vida pública", garantiu.

Iberê destacou as potencialidades do RN e já indicou as prioridades da administração que será iniciada em abril de 2010, com a desincompatibilização da governadora Wilma de Faria: segurança e saúde. Em meio a perguntas sobre economia e turismo, Iberê também abriu espaço para reafirmar a parceria com o presidente Lula, salientando que "a prioridade é a aliança com o PT. A participação no programa foi exibida ao vivo de Brasília. Em mais uma oportunidade, o vice-governador confirmou o interesse em seguir com a aliança entre PT e PSB. "Somos parceiros do presidente Lula desde a primeira eleição. O Governo Federal tem sido muito importante no desenvolvimento do RN, na melhoria dos índices de desenvolvimento social. É por isso que eu e a governadora Wilma de Faria lutamos para que o PSB apoie a ministra Dilma Rousseff. A minha preferência é a aliança com o PT.


As prioridades do vice-governador na ocasião de sua posse como governador em abril também foram tema da entrevista. "Tenho absoluta consciência de que o período é curto. Por isso vamos continuar o que temos de bom no governo Wilma, que é bem avaliado e vou dar foco nas áreas da segurança, saúde e educação."
Para Iberê, o combate ao tráfico e às drogas será uma das armas na área da segurança, que terá prioridade no Governo Iberê. "Natal é uma das capitais mais tranquilas do país, mas nós também temos problemas na segurança, principalmente pelo fator 'drogas'. Hoje de cada dez infrações penais, 8,5 tem participação das drogas. Mas estamos atentos e a governadora tem dado prioridade, contratando pessoal e equipando a polícia. Queremos contar também com a sociedade, através do esporte e da cultura, para ganhar essa guerra contra a criminalidade", acrescentou.


Para o vice-governador, turismo é boa alternativa para economia
Ao falar sobre a área econômica, Iberê disse que o turismo será uma das prioridades. "Fomos privilegiados por Deus com a beleza da nossa terra, mas contamos também com infraestrutura. Teremos já em 2010 o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, com capacidade para receber cinco milhões de passageiros por ano e mais 10 mil leitos para o turismo serão somados aos 26 mil já existentes até a Copa 2014", ressaltou.
O vice-governador citou o Complexo Turístico de Santa Cruz, que tem como principal elemento a imagem de Santa Rita, a maior estátua religiosa da América Latina. "Essa obra vai mudar a fisionomia da região do Trairi porque vai estimular o turismo religioso. É uma prova de que estamos nos preparando para esse tipo de turismo assim como para o de eventos e aventura, vertentes que têm crescido bastante no nosso Estado", frisou.
Apesar da crise econômica que atingiu todo o mundo em 2009, de acordo com Iberê, o Estado teve muitos dados positivos. "O Rio Grande do Norte tem crescido em diversos segmentos. O comércio este ano cresceu e temos recebido investimentos internacionais. Na área de energia, ficará autossuficiente e tem comprovado seu potencial na produção de energia eólica. Temos o sal, a fruticultura, camarão. É necessário o investimento na infraestrutura", acrescentou.

Nenhum comentário: