PT nacional sinaliza liberação para que sigla apoie Iberê independente de Ciro Gomes ser candidato
Bruno BarretoEditor de Política
Ainda na condição de presidente do diretório nacional do PT, Ricardo Berzoini deu uma informação ontem no Twitter que deve trazer uma segurança para o palanque do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que, em outubro, já na condição de governador, disputará a reeleição.
O líder petista anunciou a autorização para que o PT se alie ao PSB no Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco independente da candidatura do deputado federal cearense Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República. "Se depender de mim, vamos apoiar o PSB em PE, RN e CE mesmo que o Ciro seja candidato. Somos parte desses governos e devemos apoiar", declarou.
A declaração de Ricardo Berzoini mexe com o PT no Rio Grande do Norte. O partido ainda não oficializou o apoio à candidatura de Iberê. Para muitos, a atitude é uma forma de resguardar a legenda em caso de a candidatura de Ciro ser confirmada. É que o PT potiguar condiciona o apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff para subir ao palanque de qualquer postulante ao Governo do Estado.
É nessa possibilidade que o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) aposta para ter os petistas apoiando a candidatura dele. Carlos e seus apoiadores até deixaram a segunda vaga para o Senado aberta para um nome do PT.
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) afirmou que as declarações de Berzoini agradam a direção do partido no Rio Grande do Norte. "Ele (Berzoini) está em sintonia com o que pensa o PT do Rio Grande do Norte", frisou.
O parlamentar afirmou que a possível candidatura de Ciro não será empecilho para uma aliança entre PT e PSB no Estado. "Estamos debatendo com o PSB essa questão", acrescentou.
As declarações do presidente do PT nacional também deram a entender que o lançamento da terceira via no plano nacional é tolerada pelo governo do presidente Lula a ponto de permitir que PT e PSB se aliem nos estados. "Bom o programa do PSB. Acabei de assistir na internet. Debate respeitável conduzido pelo Ciro Gomes, defendendo a tese da terceira via. Ainda que eu discorde da tese, ela é uma alternativa no debate político de 2010. Mas prefiro a disputa de projetos", afirmou ao avaliar as inserções na TV do PSB em horário nobre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário